Chamando de brocha não vou te dar o meu amor…

Querer que spammers filhos de uma puta tenham inteligência e conhecimento de rudimentos de marketing é querer demais, mas que apresentem vestígios de pensamento inteligente é o mínimo, e nem isso eles conseguem.

Uma das regras básicas do Mercado, respeitada por todo mundo menos o Nazista da Sopa, diz que você não deve ofender seu consumidor em potencial. Você não vende remédio para deixar de ser gordo, vende remédio para emagrecer. Você não vende remédio pra quem tem pinto pequeno, vende remédio pra quem quer AUMENTAR o pinto. Percebeu a sutil porém importante diferença psicológica?

Então, eu fico pensando… qual será a taxa de retorno que o spam abaixo deve gerar?

From: “elza@mensagemnova.bio.br” <elza@mensagemnova.bio.br>
Date: April 18, 2008 12:17:00 AM GMT-03:00
To: cardoso
Subject: Chega de ejaculação precoce cardoso

Olá, cardoso

Acabe com a impotência sem remédios!

Aumente seu pênis de 2 a 5 cm naturalmente

Nada de bombas, extensores ou cirurgias

Chega de ejaculação precoce!

Programa Potência Sexual.

Tamanho é importante sim.
Acesse já: [URL removida]

Então vejamos: A mensagem é personalizada. Não usam o efeito “mensagem genérica”, que facilitaria o “paciente” a decidir. “Não é pra mim, mas vai que funciona… Pra piorar, não tratam de UMA disfunção sexual, mas praticamente todas. O sujeito, já com baixa auto-estima, que costuma gastar dinheiro com essas picaretagens, não tolera muito abuso, e convenhamos, nosso amigo spammer aí de cima exagerou.

Fosse meu caso, já estaria procurando uma cabine de suicídio, ao invés de gastar meu dinheirinho na “solução herbal” ou seja lá qual o lixo que estão vendendo.

Propaganda é uma arte, e o gosto muda de lugar para lugar. A propaganda comparativa, a sacanagem com o concorrente é muito popular nos EUA por exemplo, mas no Brasil é um grande “NÃO!”. Nossa cultura latina nos faz simpatizar com o mais fraco, e o tiro sairia pela culatra. Muitas pesquisas também mostram que comparações com concorrentes, exceto no estilo “concorrente A, concorrente B” de comercial de sabão em pó, são ruins.

“Leia o Contraditorium, é melhor que o Inagaki” seria uma campanha suicida no Brasil. “Deixe de ser burro, leia o Contraditorium” também.

A tática é falar bem do SEU produto, sem desmerecer o concorrente. Curiosamente, uma estratégia que funciona bem aqui é assumir uma postura “humilde”. “Leia o Contraditorium, é quase tão bom quanto o Inagaki” atrairia um monte de comentários simpáticos, sem contar o pessoal dizendo “que é isso, você é melhor”.

Nota Pessoal sobre quem é melhor: Depende do post.

O SPAM, embora uma praga, também pode ser útil. No caso para entender uma regrinha básica da propaganda. E se o spammer não entende essa regra, mais divertido ainda.

Leia Também:

  • Porra, mas esse spam ae que vc pegou de exemplo até que tá bom… tem pouco erro de português e tá totalmente inteligível. Há casos piores, tipo aqueles que ainda mesclam palavras em inglês e português e simplesmente abdicam de pontuação…

  • Isso me lembrou da época em que postei um artigo em um fórum perguntando "meu site ta mesmo um lixo?". A história foi assim, fazia sites pessoais ja fazia alguns anos mas nunca pensei em ganhar dinheiro com isso, resolvir usar o programa de afiliados do mercado livre pra ganhar algum.. e numa conversa com um cara do fórum, o sujeito me disse que nunca ganharia dinheiro com ele porque eu era um amador e o site tava um "lixo".

    Algum tempo depois descobrir o adsense, mas também não ganhava dinheiro. Então enviei uma mensagem no fórum perguntando se o site tava mesmo um lixo e pedir umas dicas.

    Acho que praticamente todos do fórum visitaram o site e deram dicas preciosas, seguir as dicas, aumentando assim o tráfego e ganhando links. No final transformei este site de vídeos em um blog de vídeos e até hoje é o que mais me da lucros…

    Como você disse Cardoso, vivemos num país cuja cultura faz com que as pessoas simpatizem com os mais fracos, e quanto mais humilde é a postura das pessoa, melhor..

    A propósito fiz um novo blog e estou pensando numa campanha do tipo:

    "leia o http://www.deunablogosfera.com ,é quase tão bom…heheh

  • Pelo menos este spammer usa texto. Ultimamente ando recebendo comentário de um "sujeito" que nem sequer texto coloca: só mais de 30 URLs sem espaço ou parágrafo no meio.

    Esses spammers… tsc tsc tsc

    "Leia 'Bruno Guedes e Toupeiras'! Não é nada tão bom quanto Contraditorium, mas já que você já está aqui, por que não? =D"

  • Porra, parem de ler essa porcaria de blog e entrem já no meu. Será que aqui não consigo fazer um efeito contrário ao efeito contrário que ocorre no Brasil e atrair visitantes pro meu blog?

  • Não Bruno, você não conseguiu.

    É estranho, mas dá pra perceber a diferença, nós aqui do Brasil simpatizamos com um pessoal mais humilde, mais simples, os que são "metidos", são bombardeados pelo seus "concorrentes".

    Como por exemplo, kibe loco (metido), o resto dos blogueiros (concorrentes).

    PS.: Criei um e-mail só pra cadastrar em sites, por causa desses malditos spams

  • Não tem jeito, nunca vai existir um anti-spam 100% efetivo. O q melhoraria mesmo eh ter leis proibindo o envio de spam. Soh que esse tipo de lei seria tão dificil de se fazer funcionar q sinceramente eh melhor ir convivendo com esse tipo de coisa velho.

  • Chega a ser quase do mesmo naípe de: "em caso de dúvidas" que é a maneira errada e "para maiores esclarecimentos" que é a maneira mais educada/correta de se dizer.

  • Aloha Chefe!
    Algumas pessoas (se é que esta sub-espécie pode ser chamada assim) não aprendem e não entendem.
    Resumindo: excesso de novela. Ou "fanqui" (não confundir com funk de verdade, boa música, bons artistas, James Brown, Funkadelic, etc).
    Não compreendem o funcionamento, parece moleque em chopada de faculdade, acha que é só puxar e beijar. Se tem algumas perdidas que aceitam o cara vence. Mas, para um comportamento geral feminino, não é civilizado, e no caso presente, não é "elegante".
    Algumas pessoas NÃO SABEM ESCREVER, não sabem se comunicar. Muito menos fazer propaganda, divulgação ou amigos de verdade.
    O melhor que conseguem é gerar algumas risadas…
    Aloha!

  • Assim ele não vai conseguir um "aumento" nas vendas não é mesmo?

    abraço!

  • Que simpatia é essa pelos humildes no país onde edifícios têm Entrada de Serviço, fazem pouco das origens humildes do Presidente Lula e dos nordestinos em geral?
    Avisem-me rápido onde é isso que volto para o país de onde saí porque era professora e nem um apê decente conseguia manter. Trabalhava 70 horas por semana.

    Excelente seu texto, Cardos. Curti muito o desenho.

  • Zé pequeno, você precisa de uma namorada…

    hauhauha, cara, acompanho você há algum tempo, mas tá muito revoltadinho filho. Quanto a ser o primeiro bloguista.. hauhua aff.

    Abre uma BOA e relaxa.