Chamando de brocha não vou te dar o meu amor…

Compartilhe este artigo!

Querer que spammers filhos de uma puta tenham inteligência e conhecimento de rudimentos de marketing é querer demais, mas que apresentem vestígios de pensamento inteligente é o mínimo, e nem isso eles conseguem.

Uma das regras básicas do Mercado, respeitada por todo mundo menos o Nazista da Sopa, diz que você não deve ofender seu consumidor em potencial. Você não vende remédio para deixar de ser gordo, vende remédio para emagrecer. Você não vende remédio pra quem tem pinto pequeno, vende remédio pra quem quer AUMENTAR o pinto. Percebeu a sutil porém importante diferença psicológica?

Então, eu fico pensando… qual será a taxa de retorno que o spam abaixo deve gerar?

From: “elza@mensagemnova.bio.br” <elza@mensagemnova.bio.br>
Date: April 18, 2008 12:17:00 AM GMT-03:00
To: cardoso
Subject: Chega de ejaculação precoce cardoso

Olá, cardoso

Acabe com a impotência sem remédios!

Aumente seu pênis de 2 a 5 cm naturalmente

Nada de bombas, extensores ou cirurgias

Chega de ejaculação precoce!

Programa Potência Sexual.

Tamanho é importante sim.
Acesse já: [URL removida]

Então vejamos: A mensagem é personalizada. Não usam o efeito “mensagem genérica”, que facilitaria o “paciente” a decidir. “Não é pra mim, mas vai que funciona… Pra piorar, não tratam de UMA disfunção sexual, mas praticamente todas. O sujeito, já com baixa auto-estima, que costuma gastar dinheiro com essas picaretagens, não tolera muito abuso, e convenhamos, nosso amigo spammer aí de cima exagerou.

Fosse meu caso, já estaria procurando uma cabine de suicídio, ao invés de gastar meu dinheirinho na “solução herbal” ou seja lá qual o lixo que estão vendendo.

Propaganda é uma arte, e o gosto muda de lugar para lugar. A propaganda comparativa, a sacanagem com o concorrente é muito popular nos EUA por exemplo, mas no Brasil é um grande “NÃO!”. Nossa cultura latina nos faz simpatizar com o mais fraco, e o tiro sairia pela culatra. Muitas pesquisas também mostram que comparações com concorrentes, exceto no estilo “concorrente A, concorrente B” de comercial de sabão em pó, são ruins.

“Leia o Contraditorium, é melhor que o Inagaki” seria uma campanha suicida no Brasil. “Deixe de ser burro, leia o Contraditorium” também.

A tática é falar bem do SEU produto, sem desmerecer o concorrente. Curiosamente, uma estratégia que funciona bem aqui é assumir uma postura “humilde”. “Leia o Contraditorium, é quase tão bom quanto o Inagaki” atrairia um monte de comentários simpáticos, sem contar o pessoal dizendo “que é isso, você é melhor”.

Nota Pessoal sobre quem é melhor: Depende do post.

O SPAM, embora uma praga, também pode ser útil. No caso para entender uma regrinha básica da propaganda. E se o spammer não entende essa regra, mais divertido ainda.



Compartilhe este artigo!