Deslumbrado sim, com muito orgulho

Compartilhe este artigo!

De todas as criticas que já vi sendo feitas aos blogs é a de que blogueiros são deslumbrados, se acham o máximo quando são paparicados por anunciantes e empresas.

Vou contar um segredo: Nos deslumbramos sim.

Nós nos deslumbramos quando somos chamados para eventos. Achamos o máximo a mordomia, abocanhamos os mimos com uma vontade que deixa os jornalistas tradicionais apavorados, afinal eles têm uma imagem pública a zelar, jabá só por baixo dos panos.

Isso já me incomodou, mas pensando bem, eu sou só um ser humano. Blogs e Soylent são feitos de gente. Não temos um veículo para se interpor entre nós e os jornalistas/anunciantes/marketeiros. Não dá para separar o blog do blogueiro. É fácil você dizer que não aceita nenhum convite que envolva pagamento de passagens ou estadia. Ou você não vai ou vai e o jornal paga. Assim, até eu.

A diferença é que nos blogs (bons) jogamos limpo. Fica a cargo do leitor julgar se nossa opinião está influenciada ou não pela mordomia.

A melhor saída é não se levar a sério. Aceite a mordomia mas não acredite que você ou seu blog são especiais e maravilhosos. Coloque os pés no chão, curta o deslumbramento consciente.

paris-hilton

Quando você trabalha no mercado formal, é só mais um número. Ninguém vai chegar para um analista de sistemas ou um designer e dizer “vamos lançar um produto em Las Vegas, quer ir cobrir? A gente paga tudo”.

Eu estou acostumado com empresas que enchem o garrafão de água na torneira, pra economizar, empresas que chamam você de “recurso”, na sua cara.

Acredito que a maioria dos blogueiros também tenha essa experiência.

Portanto quando a Microsoft chama, a LG chama, a Nokia chama, quando gastam uma boa grana investindo em nossas pessoas, por causa de nosso trabalho, é claro que ficaremos deslumbrados.

Isso desperta a ira de alguns jornalistas que percebem os blogueiros como invasores, nesses eventos, mas no fundo eu acho que o que deixa eles com mais raiva é a percepção de que sem seus veículos eles jamais seriam chamados, e nós fomos convidados pelo nome.



Compartilhe este artigo!