O Viral mais idiota de todos os tempos

Compartilhe este artigo!

homemradioativo Eu não vou pagar uma de Galvão Bueno dizendo "EU SABIA!" (mas eu sabia), mas agora que Inês é Morta, revelaram a origem daqueles vídeos idiotas de celulares estourando pipoca. Sim, é um viral, da Cardosystems (com nofollow), que, aliás, seria um excelente nome para uma empresa de minha propriedade.

Eles vendem fones Bluetooth, e o gancho da campanha é que estourar pipocas com celulares só acontece em filme, mas com nossos fones Bluetooth você reduz a potência do sinal em até 99%.

Primeiro, é mentira. É uma daquelas afirmações vagas como as tais 7 horas de bateria do MacBook Air e o clássico "um novo conceito em…".

Segundo, vamos ver se eu entendi: Os imbecis vendem fones Bluetooth, uma tecnologia que usa radiação eletromagnética para se comunicar com celulares. A BASE do negócio deles são… celulares. Então eles criam uma campanha que atinge toda a população sem base científica (99% do total da Humanidade) e cria uma imagem de horror ondem CELULARES seriam malignos, causariam doenças, aquecimento global, a volta do Tiririca?

A única coisa que essa besteira fez foi espalhar PÂNICO entre os desavisados.

Vejam os comentários nos vários vídeos do YouTube e no Yahoo! Answers:

 

  • Ô meu deus, claro que é verdade, nunca ouviram falar em radiação eletromagnética?
  • PipoCARACA! E o cerebro da gente, ta’ frito?
  • pipoca estoura com a radiação do celular, video comprova q celular de fato faz mal a saude! inacreditavel!!!..
  • pipoca eu não vi ainda, mas já vi cosinhar um ovo em 65 minutos! A radiação emitida por essas máquinas é muito perigosa!
  • a gente não deve ficar grudada no celular, nunca se sabe.

O segredo aqui, espalhado pelos NeoLuditas é a palavra "Radiação". Imaginamos imediatamente câncer, pele descolando dos ossos, zumbis deformados… nunca se dão ao trabalho de explicar que TUDO que vemos é radiação eletromagnética. Sim, luz visível também. E o controle remoto da sua tv. E o seu radinho FM. Mas não, quando interessa chamam de "ondas de rádio", e isso não tem conotações malignas.

Hello, pessoal da Cardo Systems, Bluetooth também emite (e recebe) radiação eletromagnética. Vocês estão tentando vender uma fonte de radiação para a gente pendurar na orelha, criando um pânico generalizado envolvendo celulares?

Bem, ao menos o viral serviu para mostrar o quanto a mídia especializada é carente em conhecimento científico. Várias revistas e sites repetiram o "experimento", inclusive o G1, assumindo que não possuem a mais básica base em ciências, do contrário não perderiam seu tempo.

Tenho orgulho de dizer que no MeioBit não fizemos isso. Lá, assim como na casa dos Simpsons, respeitamos as Leis da Termodinâmica.



Compartilhe este artigo!