Dissecando o Hype do Banner do Senado

Estudar os fenômenos da Internet é quase tão divertido quanto fazer parte deles, ainda mais com a certeza de sempre aprendermos algo de novo.

Desta vez por exemplo eu estava preparado. Quando do hype das Fotos da Gol tive que mudar correndo de plano de hospedagem e mesmo assim o servidor não aguentou. A famigerada tela de Excesso de CPU do Bluehost assombrava minhas noites.

Agora quando decidi fazer o post tomei duas providências:

1 – Verifiquei a disponibilidade de recursos de meu servidor com mais potência, o do MediaTemple (na verdade já estava nele faz tempo)

2 – Removi meu plugin de cache standard, o WP-Cache e instalei o WP-Super Cache, um plugin preparado para enfrentar mesmo o Efeito Digg. Funcionou, o site ficou lento mas não saiu do ar.

 

Quanto aos números de acesso, vamos ver como foi a semana do hype:

hype4

hype5

Domingos costumam ser dias fracos, e como o artigo foi ao ar quase 16h, a visitação não sofreu grande alteração. Já na segunda-feira foram mais de 3.000 usuários únicos extras, por causa dos links. Isso resultou em 35,45% do tráfego vindo de outros sites (fora sites de busca). Em comparação no mês de Julho a média de tráfego vindo via links cai para 12,30%.

Vamos isolar, usando o Google Analytics somente a página com a denúncia dos banners do senado:

 

hype2

No período de 13 a 16 (por volta das 6 da manhã) de Julho de 2008 a página foi visualizada 9084 vezes, por 7982 pessoas. Com 198 comentários / links significa que a página provocou reação em 2,78% dos leitores. Pode parecer pouco mais levando-se em conta a Regra do 1%, 2,78 é um número expressivo. (nota: os números variam um pouco, não vou refazer conta, estou com preguiça)

E quanto à origem desses visitantes?

 

  hype3 

Imagem capturada um pouco depois da anterior

Dos 9218 pageviews da matéria 1728 vieram de links diretos, pro email de terceiros (não-gmail), etc. Vamos ignorá-los.

O primeiro lugar é da Rosana Hermann, com absurdos 1493 visitantes referenciados para cá. Em segundo vem o Fenômeno, o único site realmente capaz de derrubar servidores na Internet Brasileira, o UEBA. O poder de mobilização dele é imenso, ainda mais por não ter um formato de blog e publicar muitos links, o que dispersa o público. Em terceiro o blog do Malvados. Aliás, palmas para o Dahmer, que teve a grandeza de colocar de lado sua implicância com “blogs de aluguel” e publicar o link, ao contrário de um jornalista que de vez em quando se traveste de blogueiro e respondeu a um email com a denúncia com “Indo atrás da velha imprensa para se divulgar, Cardoso? =)”.

Em 4o lugar o blog do Marcelo Tas, que parece que está fazendo sucesso com um tal de CQC. Eu não conheço, e “um tal” não é pejorativo, é no sentido de “não chegou até a mim”. Já aconteceu antes. Passei anos antes de ver o Pânico, depois virei fã do Christian Pior e evangelizo sempre que posso. Dada a quantidade de gente que fala (bem) do CQC, melhor não esperar tanto tempo e dar logo uma olhada. Onde passa? Qual o link? Onde acho?

Derrubando Mitos

Não estou falando do dória mandar pouco mais gente que o Orkut, mas do Ueba. É consenso entre quem trabalha com Internet que o tráfego do Ueba não é qualificado. O público de sites como o Digg, Fark e similares consome muito rápido, olha, vai embora, não clica em banners (nem do Senado). Correto?

ERRADO!

Vamos ver o tempo de visitação médio entre as fontes mais relevantes de visitas:

hype6

Para um público dispersivo e volátil, uma permanência de CINCO MINUTOS na página é mais que satisfatório. Rivalizou com os 5:33 da Rosana Hermann, que, é consenso, tem um público qualificado. Mesmo o Malvados, que tem um público acostumado a conteúdo que se resolve em 3 quadros aparece com respeitáveis 4:39. Ninguém fez feio.

Dica SEO, afinal eu falo de blogs

Aporrinhar a Rosana atrás de links não é uma boa sugestão, então peço veementemente que você não faça isso. O Dahmer também não. Ele tem humor ácido e sabe desenhar, você não vai gostar de vê-lo irritado. O melhor aqui é o Ueba. Bolas, ele VIVE de links enviados pelos leitores.

Use mais o UEBA. Visite o site, veja os links mais visitados e monte um perfil do que o leitor dele gosta, e tente adequar seu conteúdo. Sabendo usar somente o Ueba já viabiliza economicamente um blog.

Conclusão

O que não me surpreendeu, embora tenha me decepcionado é ver que enquanto um assunto crítico como esse rendeu no mesmo período 1000 Pageviews A MENOS do que o link onde falo do filme pornô da Leila Lopes. Definitivamente o povo Brasileiro funciona na base de Pão e Circo mesmo.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • poxa, toda essa levantanda de bola, mostrando que mesmo a galera aleatória que cai no blog parou pra ler o texto e tal. Tava até me animando… aí vc solta essa no final. Acabou como romantismo…

  • Nando

    Isso significa que o senado federal vai colocar propagandas no próximo filme da Leila Lopes??

    • Eu tentei achar uma resposta mas acabei não conseguindo pensar em nada que não ofendesse a Leila Lopes, que proporcionalmente respeito bem mais que o Senado.

  • Leandro César

    CQC –> Custe o que Custar.

    Na Bandeirantes, toda segunda-feira as 22:00…

  • Sabes, é um belo post.
    Belo mesmo.
    De certa forma, dá várias dicas pro pessoal como usar essas ferramentas estatísticas que a maioria não sabe o que quer dizer!
    xD

    ps.: porra Cardoso. O que tu preferia ver, uma CPI no senado ou 2 horas de putaria(explícita)?

  • Salve Cardoso,

    Vc precisa ver o tamanho do meu sorriso aqui ;)

    []s

    Knuttz

  • CQC também passa no youtube (a própria band coloca uns quadros – senão todos – lá).

    Como "amostra" do programa sugiro procurar por "Teste de Honestidade".

  • Ontem eu já tava meio detonado na hora em que li a postagem, mas o Cardoso deu a maior dica que se pode dar para emplacar link no Uêba:

    "Use mais o UEBA. Visite o site, veja os links mais visitados e monte um perfil do que o leitor dele gosta, e tente adequar seu conteúdo."

    Usar o site, e ver o que é publicado, para o bem ou para o mal, é a melhor maneira de emplacar link. Eu sigo uma linha de publicação e me afasto pouco dela, quem "pega o jeito" consegue emplacar muita coisa ;)

    • Joca

      Sua "linha de publicação".

      Fala bem do firelixo? O sistema aceita o link automaticamente.

      Fala contra o desarmamento, contra o casamento gay ou qualquer outra coisa de direita? O sistema também manda automaticamente pros links aceitos.

      Outros itens: são examinados de acordo com a vontade de 1 (hum) cidadão apenas, você. Diferente do Digg, Fark e outros sites que você imita onde a comunidade é quem manda.

  • Uma vez tive a sorte de parar no Querido leitor. O resultado foi uma semana inteira de visitas vindo de lá, fiquei até com medo. Mas se não fosse o Uêba não sei o que seria de mim, afinal é responsável por quase 100% das minhas visitas. Com certeza é a melhor maneira de emplacar blogs iniciantes. =D

  • A internet brasileira tá bombando mesmo hein? E o Cardoso…? Ainda vai ser lembrado nos e-books de história do Brasil daqui alguns anos…

  • Entre a putaria da Leila Lopes e a putaria do Senado, eu fico com a primeira. Apesar de gostar mais de ler figurinhas e fotos, não dá pra não ler a putaria do segundo!

    Uótarréu?

  • "Definitivamente o povo Brasileiro funciona na base de Pão e Circo mesmo."

    Eu adaptaria para: "Definitivamente o povo Brasileiro funciona na base de Pão e 'Séquisso' mesmo."

  • Aloha Chefe!
    Disputa cruel entre mentirosos negando o que fizeram e uma mentirosa negando o que fez.
    Sacanagem por sacanagem, a da Leila é mais interessante.
    Mas observando os gráficos (desculpe, Chefe, é a forçado hábito) sábados, domingos e… dia (noite) de futebol???
    Isso parece que vale mais uma análise estatística.
    Aloha!

  • Não me lembro como vim para aqui hoje (apesar de ter seu blog no meu TOP bookmarks) e confesso que até parei com minha monografia para ler seus posts sobre o senado durante uma meio hora no mínimo. Quando estava na metade da leitura do post sobre o banner, pensei que isso poderia muito bem chegar ao Jornal Nacional ou outra programa de grande alcance para mostrar mais essa vergonha da política de nosso país. Não é possível que se possa fazer nada a respeito! Terminando… a denúncia foi muito bem elaborada. Tá de parabéns Cardoso!

  • Cara, esse WP-Super Cache é ótimo. Ele tem até um "slogan" que diz ser "Digg Proof".

    Eu estava em um plano de hospedagem normal quando meu site começou a crescer no número de visitas e precisei mudar para um plano semi-dedicado que também não aguentou. Aluguei um VPS e no segundo dia o site começou a ficar muito lento, caindo direto e consumindo muitos recursos. Foi quando eu descobri o plugin que resolveu o meu problema.

    Muito bom e recomendo.