É Bronze Brasil!

quadro de medalhas - 18/08/2008

quadro de medalhas - 18/08/2008

Este é mais um daqueles momentos que fico me roendo de inveja. Eu gostaria MUITO de ter pensado no  blog Bronze Brasil 2008. Visite, recomendo, mas ligue antes seu detector de sarcasmo.

O texto é um primor da mais fina ironia, todo baseado no slogan “No bronze a gente é ouro”. É delicioso ver o ufanismo da mídia tratado com o sarcasmo que merece.

Algumas pérolas:

Pequenos erros seriam bons para assegurar o bronze, mas Hypolito despencou após um salto e acabou em sexto. Depois da prova, Diego pediu desculpas aos brasileiros que torceram por ele.

Desculpas aceitas, mas me reservo o direito de nunca mais acordar cedo para ver provas de ginástica. Prefiro ficar na cama sonhando com bronzes que nossos atletas não conseguem conquistar.

Chegou a hora, finalmente, de ver se valeu a pena toda essa dose cavalar de ginástica olímpica a qual fomos submetidos nos últimos anos. Só estou pedindo dois bronzes, pessoal. É um pagamento justo por todas as provas e reportagens que fomos obrigados a ver.

Quatro olimpíadas e nenhum bronze: este é o cartel de Edinanci Silva, que até horas atrás era nossa esperança de medalha na categoria até 78 kg do judô. A atleta começou mostrando sua experiência, perdendo logo de saída e se poupando para a disputa da repescagem.

A medalha de ouro do Cielo, nadador que mora, estuda e treina nos EUA, e por acaso nasceu no Brasil conseguiu a proeza de nos tirar da 39a posição no ranking. Agora o escrete canarinho está em… 35o lugar.

Enquanto o Quadro de Medalhas do Phelps chegou a OITO medalhas de ouro. OITO. Acumulando sete recordes mundiais e um olímpico, a Globo, transmitindo a prova que o Phelps não participou, dando chance pro Cielo ganhar sua medalinha, chegou às raias do ridículo.

“Cielo ganhou o OSCAR das Olimpíadas”. JURO, eles falaram isso, com essas palavras.

A diferença principal é que investimento em atletas aqui é esmola. Em outros países é… investimento. O Phelps vai ganhar US$1 milhão da Speedo, por causa de suas OITO medalhes de ouro. Já o Cielo, foi mandado pros EUA com dinheiro do pai, aí o patrocinador, a capitalista malvada e gananciosa empresa chamada CORREIOS cortou o patrocínio por ele ter deixado o país.

É um atleta de nível TOP, que merecia estar lá, ao contrário do pessoal que não se classifica nem para as 18as de Final de Cuspe a Distância.

De resto, não deve ser tão caro assim treinar atletas. A Jamaica ganhou em uma corrida feminina as TRÊS primeiras posições. Porra, Brasil, CORRER. Que dinheiro precisa pra treinar um sujeito pra CORRER? Nem isso a gente faz?

Ah, mas não dá, pra isso tem que treinar MUITO, e dá uma leseira… melhor relaxar como as meninas do futebol, que ao invés de ficar enfurnada na concentração treinando, estudando as adversárias, praticando jogadas e memorizando estratégias, foram bater perna em Xangai, como mostraram no Fantástico.

Depois falo que foram pra lá fazer turismo e reclamam. Meninos, EU VI.

Só vamos sair dessa quando pararmos de chamar uma medalha de ouro de OSCAR das Olimpíadas, e pararmos de bater perna durante a competição mais importante de nossas carreiras. Mas profissionalismo no Brasil nunca foi bem-visto mesmo…

Leia Também:

  • É isso mesmo! Tb comentei no meu blog sobre esse descalabro, essa falta de patrocinio e qdo chegam as olimpiadas todo mundo é Brasil. Um vexame!

  • Muito bem, muito bem, deixa eu reservar meu espaço aqui na arquibancada pra chegada dos comentadores ufanistas. Sobretudo aqueles que não entenderem que os textos em azul são citações.

    E convenhamos, eu tenho que concordar: com a ênfase que dão pro esporte nesse país, é de se admirar um desempenho desses. E a Globo não ajuda, o Galvão muito menos… Vamos ver se pelo menos no futiba a gente descola uma medalha de ouro que preste.

    • Aloha Bruno?
      Que preste? Qual medalha de ouro nós temos no futebol olímpico??
      No masculino conseguimos um BRONZE com Romário. E Bebeto.
      No feminino, Prata.
      Se o volei está falhando, com o Bernardinho no comando, a ginástica deu suas pisadas na linha, ou na casca de banana, ou na bola, sei lá, agora acho que medalha de ouro vai ser surpresa mesmo. Se não for apenas sonho…
      Aloha!

      • Aloha Bruno!
        O item principal foi que os (tetra)campeões mundiais não ganharam ouro.
        E segundo o site do COB foi bronze ee 96(Atlanta) sim:
        "No futebol, a equipe masculina também conquistou o bronze, com jogadores como Dida, Aldair, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo (Fenômeno) e Sávio."
        Imagino que "ateltna" seja Atlanta (erros de digitação acontecem, esquenta não, sem problema).
        Mas em Atenas foi prata no feminino.
        Em Sidney, nada.
        Atlanta bronze no Masculino.
        Em Barcelona, Prata:
        "O time masculino do futebol, esporte disputado pela segunda vez com jogadores profissionais em Jogos Olímpicos, ficou com a prata pela segunda edição consecutiva (os soviéticos venceram a partida por 2 a 1, na prorrogação). A equipe contava com futuros tetracampeões do mundo, em 1994: Taffarel, Mazinho, Jorginho, Bebeto e Romário."
        Los Angeles, Moscou, Montreal, e tudo antes disso, sem os profissionais… nada.
        Se for pra pesquisar pesquisa direito!
        Ou seja, o Feminino tem tudo pra superar o masculino em Olimpíadas.
        (E nós já temos uma derrota em casa em copas do mundo…)
        Aloha!
        p.s. Não precisa querer ofender não, sou tão espectador quanto você…

    • edileusa pena

      Oi, Bruno:

      Só se for com as meninas porque a equipe masculina o esporte principal é ganhar rios de dinheiro, desfilar com carrões e mulheres e não jogar nada. A sua esperança pelo menos no masculino acabou agorinha. Mas legal, continuando apostando no futiba… mas aconselho que só para o feminino. um abraço

  • Zeh Bocoh

    É mas, tamos quase alcançando a Mongólia!!!
    Dá-lhe BRONZIL!!!!!!!

  • Praticamente canonizaram o Cielo. Eu acho que as gurias do futebol estão muito confiantes de ganhar essas olimpíadas, afinal de contas, somos o país do futebol, e perder também nesse disputa seria vergonhoso demais.

    • Aloha Henrique!
      Vergonhoso demais?
      Achei que fosse tradicional a gente perder no futebol olímpico…
      Aloha!

  • Nós tivemos uma coisa que simplesmente antes das olimpíadas fez com que o ufanismo fosse a níveis absurdos: a porcaria do panamericano no rio.
    Aquela porcaria fez muita gente acreditar que o brasil (minuscula mesmo, não merece maiuscula) tinha uma equipe forte.
    qunatas vezes não ouviamos no thiago pereira e suas N medalhas de ouro, nossa nova "promessa" para as olimpiadas, ou quantas ouvimos sobre a jade barbosa? eu gosto de ver ginástica feminina, mas uso o mudo pq não aguento ouvir os "narradores" e "comentaristas" na televisão falando em como chegamos perto de uma medalha, ou que nunca tinhamos ido tão longe, ou com uma delegação tão numerosa.
    mas caramba, a jamaica com menos gente tá fazendo mais bonito (pelo menos por enquanto, mas não creio que o brasil(ilil) vá passar).
    ganhar no panamericano é ridiculo, afinal nem os EUA levam seus times das olipiadas para a competição, sem contar que a grande maioria das potencias olimpicas estão nos outros continentes.
    não estava sabendo desse rolo dos correios com o cielo, e mais uma vez se provou que qdo um atleta nesse país gnaha é por único merito dele, e também acho muito justo ele ir treinar nos EUA onde ele pode ser treinado para ser um campeão de medalhas de ouro, não campeão de medalhas de bronze ou latão.

    • Concordo com tudo o que você disse, o paiz é uma vergonha e a companha nas olimpíadas está igualmente vergonhosa no entanto, tenho que fazer uma correção.

      Fale mal do Brasil, não do brasil.

      Brasil é nome de paíz, independente de qual, e de acordo com as regras do português, tem que ser escrito com letra maiúscula.

      Você digitou Brasil com minúscula e E.U.A. com maiúscula, Um é ruim, mas ainda seu paíz, o outro é o maior poluidor do mundo, não dá a mínima para as outras nações e tem um idiota como presidente. (apesar de ser ótimo pra ganhar medalhas de ouro).

      • guto

        er.. paíZ? companha?

        que regras de portugues vc segue, ser ignorante?

        de qual idiota vc se refere?

      • Desculpe, mas paíS é com S.
        minusculas, em nomes próprios, é um recurso gramatical (editorial, ou o que seja) para demonstrar desprezo pelo nome referido.
        Num país onde o presidente tem orgulho de sua baixa instrução, após 6 anos no governo ainda mantém discursos de campanha, e acidentalmente é tão cretino e aculturado quanto o presidente norte-americano, tenha certeza de uma coisa, todos os atletas serão recebidos como heróis nacionais no palácio do planalto. Mesmo os que se viraram sozinhos. Aqueles que não receberam mensal– digo patrocínio ou no mínimo receberam condições adequadas de treinamento.
        Aloha!

        • País com Z é realmente imperdoável. Falha minha.

        • Renato

          Recursos desse tipo são estilísticos, nunca gramaticais.

          • Obrigado, era isso que eu pretendia escrever, mas a palavra me fugiu.
            Você percebe que eu sabia que alguma coisa estava errada com o "… ou o que seja"!
            Valeu e
            Aloha!

  • "melhor relaxar como as meninas do futebol".

    Por mim elas relaxavam o dia inteiro, se for pra, no dia seguinte, dar um chumbo de 4 a 1 na Alemanha, como hoje. Apenas maldade sem justificativa seu comentário.

    Quer dizer que um time de futebol, na concentração – onde ficam restritas a um hotel na maior parte do tempo – não tem direito a sair e "bater perna" nas lojas de Xangai? Se elas saírem uma tarde da concentração quer dizer que, com "100%-de-certeza- absoluta-certificado-pelo-inmetro-by-Cardoso" elas são atletas ruins? Que não são profissionais e não treinam nem ficam "estudando as adversárias, praticando jogadas e memorizando estratégias"? Que tipo de análise é esta afinal de contas? Aparecer no Fantástico é sinônimo de atleta-preguiçoso? Eua chava que era uma Olimpíada, não um campeonato inter-monastérios.

    Geralmente teus comentários são pertinentes e centrados. Infelizmente nesta parte você talvez pecou, por apenas entrar no hype de "Bronze Brasil!one!1" e bater em todo mundo sem um embasamento no mínimo justo (neste ponto).

    Não se trata de ser politicamente correto, nem certinho. Sei que este é um blog, e que, como tal, representa unica e exclusivamente a SUA opinião. Infelizmente, eu sou chato mesmo e tenho que falar. Talvez eu seja crucificado aqui pelos CardosoTards (sim, eles existem) que não sabem lançar um olhar crítico sobre algo que gostam. Ou seja, o produto é muito bom, mas quando apresentam uma falha, simplesmente ignoram-na.

    De fato, há todo um problema de infraestrutura que assola o Brasil há muitos anos, e todos sabem disso. É utópico esperar incentivo no esporte quando temos saúde e educação (básico do básico) ainda deficientes. Nisto sua crítica é perfeita.

    Desculpe por possíveis erros na escrita, mas tenho pressa. O chefe já tá olhando estranho pra meu lado.

    Grande Abraço.

    • Eu não sei quanto a você, mas diante de um evento importante assim eu me preocuparia em treinar, não em fazer turismo e ficar tirando foto com o Pedro Bial. Ou elas já sabem TUDO sobre as adversárias?

      • Ah, o importante é bola na rede. ;)
        E elas deviam saber algo da Alemanha sim, porque perderam pra elas no mundial ano passado.

      • Aurelio

        Creio que não precisamos saber tudo sobre um adversário pra ganhar alguma coisa, creio que você precisa treinar o suficiente, até mesmo antes de um vestibular é importante estar relaxado pra se concentrar com mais facilidade. Não é por que elas estavam tirando foto com o Bial que elas não treinaram nem um minuto e não sabiam absolutamente NADA sobre as adversárias, tanto que elas bateram na Alemanha…

        Você foi infeliz no seu comentário… (minha opinião)

        • Recomendo a leitura de "A Arte da Guerra" de Sun-Tzu. Chinês, por sinal.
          Aloha!

      • edileusa pena

        Cardoso,

        Elas passearam, entrevistaram o Bial e se divertiram muito e sabe o que aconteceu no outro dia. Elas deram um banho nas adversarias. Agora vc já soube o que aconteceu com o futebol masculino que aparentemente estavam super concentrados e não permitiram nem entrevistas, nenhuma olhadinha no treino. Pois é, nos deram mais uma medalha de vergonha e decepção… E alguém pode dizer que perder faz parte da competição. Tudo bem… Mas precisamos rever isso quando se trata de um time pentacampeão do mundo e com jogadores que ganham salários dourados, salário medalha de bronze…. um abraço

  • Um pouco dessa mentalidade é do brasileiro mesmo, brasileiro mendiga muito, vide o cinema nacional, que só consegue fazer filmes com incentivo governamental. Meu primo faz cinema e diz que falta no currículo disciplinas e publicidade, pro cineasta vender o peixe dele. Mas não, ele não precisa vender o peixe, o governo financia o projeto.

    Mas também é um pouco de responsabilidade dos "investidores". Conheço um atleta que ganhou o campeonato do sul do brasil, se não me engano, de jiu-jitsu, apareceu em algumas publicações, e quando foi pedir patrocínio para o banco Itaú, eles disseram que se ele aparecesse mais uma vez na mídia patrocinavam. Assim fica difícil, num país que não tem estrutura, o atleta só recebe patrocínio quando ganha eventos importantes, é óbvio que teremos poucos casos de sucesso. E, quando são, é mais por mérito de "paitrocínio" do que de políticas esportivas.

  • Leandro Martins

    Bwhaha, estava demorando para alguém vir com a velha e boa colocação brasileira de "Uia, o cara ganhou o Oscar disso!!!!!111". Se um brasileiro ganhar algum Nobel, vão dizer que é o Oscar da Ciência. Se um brasileiro ganhar como Melhor Filme Estrangeiro, vão dizer que é o Oscar do Cinema — sem perceber a redundância, é claro.

  • Além de eu descordar de quase tudo (Bronze Brasil é bom mesmo), assim como no artigo anterior, fico me perguntando… Que papo é esse de "competição mais importante de NOSSAS carreiras". Como assim NOSSAS carreiras? Até o artigo passado o saudoso Cardoso estava prestes a virar camarones para não passar vergonha.
    E olha que eu ainda comentei que os camaroneses e armênios de ontem retornariam à Pátria Amada assim que a tão valorizada posição no rank melhorasse (afinal de contas, é o ranking que interessa não é mesmo?). Só não pensei que fosse tão rápido assim…
    *** E teve outro que afirma que a Petrobrás não está nem aí para o esporte, só para óperas a 1 real. Este conhece fatos e ainda incentiva a cultura.

  • Os caras desse site devem sofrer barbaridade vendo os jogos de volei.

    A propósito, uma das semi-finais será Brasil x Brasil. Um vai ser traíra e ganhar no mínimo a prata.

    • Aurelio

      E ainda corremos o risco de ter mais um bronze, uma vez que quem perder vai disputar o 3º lugar… Ah ainda tem os "brasileiros" da Georgia, que se naturalizaram… então se eles passarem pra final seria possivel um pódio todo "brasileiro". Ah, mas aí da pra falar que os caras da Georgia só foram pra lá pq não tem incentivo aqui e que lá eles tinham mais chance e tals…

  • Rapaz, a globo…
    Que putaria é essa que a globo parece que é dona dos atletas também? Vide copa do mundo onde os jogadores entravam ao vivo no jornal nacional. E duas da manhã é hora de atleta dar entrevista?

    • Não verdade são 2 horas da manhã pra gente né… tem um "pequeno" fuso horário aí…

  • Evandro

    Mas o Cardoso é muito desinformado, e o pior é que ele escreve um post inteiro baseado nessa informação. Chamaram a prova de Oscar das Olimpíadas porque os "50 metros livres" é a prova mais rápida da natação. Do mesmo modo que dentre todas as provas de atletismo os 100 metros livres é o mais místico e também poderia ser chamado de Oscar das Olimpíadas.

    E quem vê assim até pensa que as Olimpíadas já se acabaram ou que todas as chances de medalha do Brasil já se acabaram. Talvez seja a hora certa mesmo pra fazer esses posts questionando, até porque se no final terminarmos em uma boa posição não atrairá tantas visitas.

    • Cesar Dias

      Evandro, o que é uma boa posição? O 16o lugar que o Brasil está tanto buscando?

    • guto

      Creio que a comparação foi de 8 medalhas de ouro do Phelps contra 1 medalha de ouro do Cielo. Deste ponto de vista, quem leva o Oscar?

      Faça um curso de interpretação de texto antes de falar baboseira…

  • cafuin

    Parabéns, Cardoso.

    É isso aí, chega de coitadismo, chega de glamourizar porcaria.

    Outro exemplo que observei da hipocresia da imprensa:

    Na globo.com se referiram ao desempenho do judoca de 180 quilos (não lembro o país) como pífio. Quando é judoca nacional que perde tudo é um "lutador injustiçado".

    Mais descarado ainda é o Brasil mandar gente pra Olimpíadas. Mas nas últimas ao menos uma parte da imprensa criticou isso.

    • cafuin

      ops… eu quis dizer "Mais descarado ainda é o Brasil mandar gente pra Olimpíadas DE INVERNO".

  • Pingback: Samsung cria a campanha Medalha Azul! | Mural da Comunicação()

  • Aloha Chefe!
    Agora entendi porque você está preocupado.
    Você está se confundindo e pensando em profissionalismno!
    Olimpíada é de esporte AMADOR…
    Aloha!

  • edileusa pena

    Num país em que falta educação, honestidade, compromisso e cidadania discutir as Olimpíadas parece até banal, mas é importante, pelo menos estamos usando o esporte para pensar em problemas mais sérios. Muito pertinente os textos do Cardoso e a maioria dos comentários. Fico feliz em saber que a blogosfera proporciona ao menos discutir e quem sabe se em breve não começaremos a discutir e propor soluções.
    Nós brasileiros precisamos entender que o ser humano deve estar sempre ávido por novas descobertas, novos conhecimentos, porque nós fomos criados para tocar as estrelas e não para se chafurdar na lama (expressão nordestina). Para isso, no entanto, é preciso ser sensível e desejar brilhar, o que é muito trabalhoso, mas recompensador. Precisamos pensar grande e assumir o comando e a responsabilidade pelo desenvolvimento do nosso país e nossa principal arma, em um país democrático, ainda é o VOTO. Somente quando a sociedade estiver disposta a dar as mãos e mudar essa realidade é que começaremos a plantar sonhos, trabalho, investimento, talento, criatividade, inteligência, informação e conhecimento e, assim, colheremos frutos maravilhosos de árvores firmes e frondosas. Sou idealista e romântica o suficiente para acreditar que isso é possível, principalmente se começarmos pela base, que é a EDUCAÇÃO!!! Parabéns pelo BLOG!!!!

  • Pingback: Invasão hacker no site do COB e reflexões Olímpicas | Sete Antenas.com()

  • Pingback: Quando uma copa do mundo ainda não é o suficiente | Pois Bem...()

  • Respeito e Glória aos nossos atletas! Eles merecem, mais do que simples ironias.

    É como fazer crítica literária, criticar é mole, difícil é escrever um livro.

    urs.bira
    http://urs.bira.nom.br
    Literatura e Leitura

    • Respeito e glória? Ficando atrás do Zimbabwe?? HUAUHAHUAUHAUHAUHUHA

  • IdiotiCe não era com C?
    Que erro mais idiota…
    Aloha!

  • bruna helene teotoni

    eu sou bruna helena tenho 23 anos que sou brasileira e sou contenta pelo o meu brasil

    vvvvvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiqqqqqqqqqqqqquuuuuuuuuuiiiiiiiiiiii eeeeeeeeee sssssssssuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaa b

    bbbbbbrrrrrrrrraaaaaaaaaaaasssssssssssssiiiiiiiiiiillllllllllllll

    • Bruninha, querida, assumindo que você não consegue escrever direito nem o seu NOME, com 23 anos, você representa muito do que está errado com nosso país.

    • bruna helene teotoni

      senpre brasileira hoje moro na atalia mas meu corasao vai ser e è sempre brasileiro

      eu amo o meu brasil mas tambem amo italia porque è aqui ke vo me casar e faser a min

      ha vida porisso vcs melheresbbrasileiras nunca esquesam do carinho brasileiro brasil vc merese brasilllllllllllllllllllllllllllll

      • Insano®

        Brasileira e hoje mora na Itália…
        Brasileira de onde ?
        hummmmmmmmmmmmmm

  • barbara azeredo barr

    gostaria de saber em quais esportes o brasil

    ganhou medalha de bropnze e quais foram os atletas:::::

    obrigada pela compreenção!!!!!