É Ouro, Brajiro!

Depois de tanto levar ferro bronze nas Olimpíadas, é hora de lavar a alma, pois há gente que defende a camisa canarinho indo brigar com o leão em sua toca. Em uma surpresa que me deixou de queixo caído descobri que o Brasil simplesmente ganhou o Campeonato Mundial de Cosplay, NO JAPÃO.

Cosplay é aquela arte de fazer fantasias baseadas em personagens de anime, que é maravilhoso se você é uma japinha e uma abominação aos olhos de deus se você for um gordo vestido de Sailor Moon (não procure, vai achar).

Só que cosplay é passatempo de 99% dos otakus, nerds japoneses fanáticos por mangá. Ganhar um campeonato desses, no país mais fanático de cosplay do planeta é um feito.

Gabriel “Hyoga de Toalha” Niemietz (Jango) e Jéssica “Pandy” Campos (Jo)

Gabriel “Hyoga de Toalha” Niemietz (Jango) e Jéssica “Pandy” Campos (Jo)

A surpresa não pára aí. O Brasil é BICAMPEÃO. Levamos em 2007 também. Não vi gente chorando, não vi gente dizendo que está pegando experiência, que é tudo difícil, bla bla bla. Ao contrário da Síndrome de Vira-Latas vista nas Olimpíadas, aqui eu vejo a Síndrome de Ayrton Senna.

Parabéns aos vencedores, é bom ver gente que gosta de ganhar, de vez em quando.

Para detalhes completos, vejam este post do Ambrosia, excelente blog que pode dar muito trabalho pro Judão e Jovem Nerd. E mil agradecimentos pela dica ao Marcelo Lha, residente do Japão e honorável leitor do blog,

Leia Também:

  • smx

    Po , que gata!

  • Quem ganhou em 2007 foi a França (Damian Ratte and Isabelle Jeudy) e não o Brasil.

    Esse ano foi meio marmelada, a equipe da China tava bem melhor, mas o brasil ganhou por causa da comemoracao do 100 anos da imigracao japão brasil…

    Apesar do calor fui la dar uma conferida.
    Tinha ate umas mulatas sambando…

  • Pois é, dois Anime Festival por ano estão aparentemente servindo pra alguma coisa. =D

  • Poderia ser uma modalidade olímpica, pelo menos não ficaríamos entre os 'últimos'

  • Hahahahaha, putz, que comédia.

  • Que susto estar lendo meus feeds e encontrar este artigo no Contraditorium :D

  • Caro Cardoso,

    Tem um erro no título. Brasil em japonês se pronuncia "Burajiru" pois não há a fonética "bra" em japa!

    Abração

  • Evandro

    O engraçado é que complexo de vira-lata é justamente se por um nível abaixo do resto do mundo. Ficar dizendo que "O brasileiro é isso…", "O brasileiro é aquilo…" exatamente como uma pancada de posts aqui.

    E o pior é que esse tipo de pessoa sempre fala do "brasileiro" como se fosse algo que não tem nada a ver com ele.

    • Tem um outro lado, é o de se achar SUPERIOR. "nós temos os melhores atletas, só falta incentivo". "nossos músicos são ótimos, só são engolidos pela máquina americana pop".

      Será possível que TUDO de melhor no mundo é feito no Brasil? Estatisticamente é complicado.

      Tem coisa que a gente faz bem, outras faz ruim e outras faz merda. Como todo mundo.

      • Evandro

        Mas quem disse que eles são os melhores do mundo?

        Só estou mostrando que pra alguns tipos de pessoas os mesmos resultados pra um brasileiro e pra um estrangeiro são tratados diferentes.

        Se a Jamaica ganha todas suas medalhas no 100 metros rasos, está tudo bem, e até é citado como bom exemplo. Porém se o Brasil ganhasse todas suas medalhas no futebol, aí esse pessoal começava a falar que o Brasil fica só nessa de futebolzinho.
        E olha que o Brasil tem tradição em Futebol(M e F), Vôlei de Quadra e Praia(M e F), Vela, Hipismo e alguma tradição em outro esportes, além de ter muitas chances de terminar na frente da Jamaica assim como nas Olimpíadas passadas.

        • E terminar na frente de Jamaica é motivo de comemoração desde quando? Estamos atrás do Cazaquistão e do Azerbajão cara! E olha que ainda nem existe provas como "Extermínio em Massa", "Lançamento de Mísseis"…

          • Evandro

            Mas quem disse que é motivo de comemoração? Tem imensas chances de ficar na frente desses países que sempre fazem questão de citar, tanto que em 2004 ficamos em 16º, só não disse que vai ficar na frente com certeza porque não sei o futuro.

            Estou dizendo que tem esses que acham que tudo no Brasil é ruim sempre olham o mesmo desempenho se é brasileiro ou de outra nacionalidade de modos diferentes. O que para essas pessoas em outros países vira exemplo, se fosse aqui no Brasil viraria motivo de criticas.

            O irônico é que depois ainda vem dizendo que brasileiros tem "Síndrome de Vira-Latas", sendo que para eles sempre o que vem dos outros países que é melhor.

            Fazem questão de criticar tudo sempre que tem a oportunidade, mesmo que seja nesse intervalo em que os esportes que o Brasil tem tradição ainda não chegaram nas fases finais. Se o Brasil melhorar na classificação aí eles simplesmente fingem que nunca falaram nada…

          • Evandro

            Que fique claro que eu respondi educadamente sua pergunta, mas apagaram.

            Deve ser por isso que a maioria dos comentários aqui são a favor.

  • peraí…
    dentro daquele robô tem um ser humano??????

  • E prêmio para comentarista pedante, será que existe?

    PS: Cardoso, não sei como você tem paciência. Se fosse eu já teria mandado o infeliz para a PQP. Por acaso ele está colocando e-mail verdadeiro em todos os comentários?

  • Pingback: O que é Cosplay? - Mundo Tecno()

  • Pingback: Cosplay que presta | 100nexos()

  • Amanda

    Sei que este post é old pra caramba, mas só pra comentar: o Brasil é bicampeao, mas não 2 anos consecutivos, ganhamos no ano em que entramos no campeonato(2006) e em 2008 no centenario de imigração japonesa ;D