Loja do Secundum no Contraditorium – um experimento

lojinhacontraditorium1

Em janeiro escrevi um texto falando para blogueiros tomarem cuidado com seus ovos. Nada de colocá-los na mesma cesta. AdSense é bom e fácil mas quando 100% de sua renda vem de lá, se algo acontecer você entrará em desespero. Diversificar é sempre bom. Quer dizer, nem sempre. Minha experiência com o Buscapé passou a ser um lixo, depois que eles mudaram as regras e pararam de pagar pelos links em NOSSOS sites indexados pelo Google.

Minha experiência com o Submarino/BooBox tem sido muito boa também, mas faltava testar o Mercado Livre. Eles vêm me assediando faz tempo, mas como não sou usuário do site, ficava com um pé atrás, até perceber que não sou usuário da Luciana Vendramini e falo dela o tempo todo. Bolas, não é como se eles fossem um “Enlarge your p3n1s” da vida, um zilhão de pessoas compra e vende. EU não usar não quer dizer que seja ruim.

Aí entra o 2o problema: A preguiça. O AdSense é só colocar e esquecer. Será que existe algo mágico assim para o Mercado Livre?

Maior Site de Leilões do Brasil, o Mercado Livre paga comissão por vendas E por Cadastro. O cadastro aliás é uma excelente fonte de renda, entre R$10,00 e R$20,00 por operação.

Eis que surge o Jobson, com uma proposta indecente: Quanto você cobra para fazer um post contando sua experiência com a ferramenta que faz exatamente o que você precisa e uma pá de gente usa?

“Duzentos meses de Buscapé, meses bons”

Ele topou e me apresentou à sua SuperLoja, um script enxuto que puxa dados do Mercado Livre, monta uma tabela de produtos e exibe, de forma simples e direta, como neste exemplo aqui. A loja tem várias opções, então você tanto pode fazer uma chamada genérica: http://loja.contraditorium.com como pode fazer uma chamada para produtos específicos: http://loja.carloscardoso.com/notebooks. Pra mim parece bem fácil. Topei (senão não estaria escrevendo isto aqui, d’oh!) explicando que faria um test drive de um mês.

1 – Requisitos

1.1 Você precisa de uma conta no Mercado Livre e um cadastro no Mercado Sócios, o Programa de Afiliados. Se você não tem cadastro no Mercado Livre, faça o seu através deste link.

Após isso, no rodapé você encontra o link para o Programa de Afiliados, cadastre-se lá também.

1.2 Você precisa de um servidor capaz de rodar scripts PHP e configurar subdomínios, isto é, URLs como http://loja.carloscardoso.com. Se não tem certeza se seu servidor permite esse tipo de recurso, pergunte a seu suporte. Se ele não for mesmo disponibilizado para você, fale com o Jobson, ele cria uma loja no Secundum só para seu site. visite este post e descubra como conseguir uma loja sem ter domínio próprio.

2 Instalação

Depois de subir mais de 10MB para o OpenAds, descobri que estou de saco cheio de mexer com infra, então quando vi um script de 100 linhas e um sistema inteiro composto de dois arquivos, nem acreditei. A instalação se resume a subir os arquivo .htaccess e _sec_index.php para a raiz do subdomínio criado (no caso, o loja), renomear o _sec_index.php para index.php, chamar o endereço manualmente para ver se funciona, e pronto.

3 – Divulgação

Como o Google não fa- tá, o Google faz mágica sim mas só pra ele. Temos que indicar manualmente que o site existe. Como fazer isso? Linkando. Se você reparar na sidebar já coloquei links para a Lojinha do Cardoso e Lojinha do Contraditorium. O Jobson deu a dica de colocar o link nos feeds, para quando pintar ladrão de conteúdo, levarem o link junto.

4 – Customização

Dizem que a loja no layout padrão é feia. Na página do projeto, inclusive, há um tópico oficial chamado “Técnicas para desenfeiar a loja“. Felizmente é possível customizar o script, o que resulta em páginas com visual bem apresentável, como a do Anderssauro, que ainda enfiou AdSense no pacote ou esta no Trankera:

lojinhatrankera1

5 – Avaliação e Conclusão

A instalação do pacote é MUITO simples. A utilização de um subdomínio garante que seu pagerank não será contaminado caso o Google resolva um dia encrencar, e como o trabalho publicitário pode ser feito através de links simples, isso pode levar a uma redução significativa na quantidade de banners do site. Mas o principal é que com a indexação a maioria dos visitantes virá dos buscadores, caindo direto na Loja. Saímos do modelo da mídia impressa, de publicidade mesclada com a mídia para o modelo da TV, com publicidade em espaços separados. Funcionará melhor? Não sei.

Existe uma frase em inglês que encaixa bem: “sua quilometragem pode variar”. Alguns programas funcionam melhor em uns sites do que em outros. No Contraditorium vendas diretas dão certo pois meus leitores são todos ricos, já no Morróida, duvido que ele tenha vendido um Passport sequer. O Submarino dá muito mais certo aqui do que no CarlosCardoso.com, por exemplo.

Meus resultados serão bons? Bem, o Jobson dá uma semana, acha um mês tempo demais. Mais do que o artigo que escreverei descrevendo os resultados, você pode acompanhar a própria existência da minha loja. Se ela continuar no ar, é porque está dando certo.

Ah sim, o Jobson pede para avisar que o projeto tem a colaboração do Jânio, do Lucrando na Rede. Isso costuma ser bom sinal.

================================

AVISO: Este é um artigo mais-ou-menos patrocinado. Na verdade é uma resenha patrocinada. Não estou colocando o banner normal pois ele fala sobre TEXTO PUBLICITÁRIO, o que não é o caso.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Já tinha pesquisado sobre esse tipo de monetização, mas a bronca sempre vai ser aquela de "se der em merda para algum cliente eu me queimo".

    Agora me senti tentado à experimentar, já que eu ainda não tenho uma reputação a zelar :-)

    Quando sair o seu review eu decido (você é minha cobaia Cardoso =P )

  • Guten

    Como já comentei sobre isso no CC.com, só vou frisar 2 coisinhas meio OFF:
    1o: é a primeita vez em muito tempo que o Cardoso fala na Luciana Vendramini, achei até que ele já tivesse perdido o interesse nela
    2o: que tal uma atualização no Salsinhas? Acho que faz mais de um mês desde que foi postada alguma coisa lá

  • q comece a encheção de saco das salsinhas:
    /

  • Excelente! Sempre achei os anúncios do Mercado Livre meio feiosos! O BooBox já tinha dado uma melhorada na situação e agora esse script resolveu de vez a questão! Finalmente acho que o Mercado Livre passa a ser uma boa opção.

    Resta ver agora os resultados. Vou acompanhar de perto. Tomara que dê muito certo!

    Boa sorte!

  • Eu não me acerto com esse negócio de loja. Vou ver se agora dá certo.

    Sds…Elaine Paiva

  • Caro Cardoso.

    Sem falar valores, tem como você apresentar a composição da renda do Contraditorium em percentual?

    Sem planilha elaborada, coisa simples, tipo: 50% do faturamento vem do AdSense; 25% vem do Submarino; 15% do Mercado Livre; 10% do BooBox

    Creio que ajudaria muita gente a decidir onde colocar os ovos.

    Grande Abraço

    Julio

  • Tbm fiquei mt tentado a experimentar a loja, mas como disse o Fábio Buchecha, vc será o meu "boi de piranha", rsrsrsrs

  • Já tenho quase 2000 visitas/dia. Assim que chegar em 5 mil eu me cadastro. Enquanto isto, este post fica nos favoritos :P

    Abraços Xerxes.

  • Achei MUITO interessante o esquema da loja! Parabéns!

  • Cardoso, e aí?
    Estou ansioso pra saber como foi sua experiência!
    A semana que o Jobson falou não deu resultados ainda?

    []´s

  • Pingback: Loja do Secundum para quem não tem domínio próprio()

  • Pingback: Blogueiros investem em propaganda subliminar | Em Crise()

  • Pingback: Blogueiros investem em propaganda subliminar | Pois Bem()

  • Pingback: Loja do Secundum - Avaliação()

  • Pingback: Monte sua loja virtual e complemente sua renda | Dica | Programas Portáteis()

  • Pingback: Experimentando a loja do Secundum | Blog Crônicas()

  • Pingback: Ganhe dinheiro montando uma Super Loja para seu blog()

  • Pois é desde que vi o reboliço que esse script fez na web, fiquei querendo fazer a minha então fui logo na 000webhost, para criar a minha loja, instalei tudo certinho como li aqui no Cardoso. […]

    Tackback Manual que coisa pobre…

    Ainda bem que só faço quando realmento acho que tem algo a ver. :P

  • Pingback: Loja do Secundum no ValedoSeuLixo - Hist()

  • Deu até vontade de implementar a loja em meu site! Parabéns pelo artigo