Decretada a morte da Coletiva de Imprensa

Compartilhe este artigo!

Mike Elgan, dono do www.therawfeed.com e ex-editor da Windows Magazine soltou o verbo em um artigo da InternetNews.com. Botou o dedo na ferida, mostrando como um dos eventos mais queridos da velha imprensa é totalmente obsoleto hoje em dia: A Coletiva de Imprensa.

“O formato da Coletiva de Imprensa é uma lembrança arcaica de uma era já morta em que a única ou melhor forma de agências do governo e empresas divulgarem suas informações para o público era juntar um monte de repórteres em um sala.” – Mike Elgan

Os eventos de lançamento são legais, claro. Eu gosto, os leitores do MeioBit gostam e as empresas gostam, pois a cobertura dos blogs em geral é muito mais completa, detalhada e pessoal que as da grande mídia, mas sendo puramente racional, qual a lógica de mandar (ou juntar) gente de outros Estados, às vezes outros países, para anunciar algo que poderia ser mandado por email ou no máximo pelo correio?

 

2705680662_49c2467a45

Buenos Aires, em uma churrascaria. Não se publica esse tipo de foto, exceto em blogs. Alguns.

 

“Jornalistas amam coletivas de imprensa, pois elas disponibilizam informação exclusiva para os veículos que tinham verba para mandar jornalistas. (…) Também envolvem algo muito querido para jornalistas: Comida grátis, bebidas e até viagens para locais exóticos – tudo pago, claro, pelos organizadores ou pelo veículo para o qual eles trabalham.” – Mike Elgan

Ele meteu o dedo na ferida, é uma coisa Clube da Luta, não se fala da comida e das viagens com tudo pago. É a primeira regra. Lembro do primeiro evento que cobri pelo MeioBit, o Microsoft Remix 2007. Foi a primeira vez que vi um texto sobre um evento de tecnologia falar sobre a comida e os brinquedinhos disponíveis.

Aqui há duas vertentes: Você pode assumir que eu sou um Paladino da Transparência, jogando de forma totalmente aberta, atacando o jabá e denunciando a hipocrisia reinante, ou pode assumir que eu estou escrevendo da forma que meu leitor gosta, e por não ter rabo preso E confiar na inteligência de quem me lê, me comportar de forma expon.. espon… natural.

Eu prefiro a segunda opção.

E também gosto de ganhar brinquedos, pendrives, bloquinhos, canecas (ouviu, INAGAKI?). Isso gera muita polêmica, pois há vários grupos distintos entre os frequentadores de coletivas:

  • Um também gosta e não tem problema com isso
  • Outro gosta mas não pode por imposição do veículo (a Abril, vamos dar o crédito, não deixa levar pra casa nem pendrive. Ahah, se ferrou, Bruno, eu tenho, você não tem… não sei o quê mas eu tenho)
  • Outro gosta mas não quer que saibam que ele ganha presentinhos, e não gosta dos blogs pois nós dizemos que ganhamos
  • Outro finge que não gosta
  • Outro não gosta mesmo, prefere sua parte em dinheiro. E às vezes leva.

“Roubar” uma caneta de uma coletiva é muito mais divertido do que receber pelo correio. Quando as coletivas acabarem perderemos essa grande forma de entretenimento, a famosa rodinha pós-evento “o que você pegou?”

Nota aos chatos literais: Não se “rouba” brinde promocional, é mais ou menos como cinzeiro de motel. Uma vez eu já estava com a coleção cheia, não me preocupei em levar. O garçon veio na hora do conta, viu todos no lugar, correu pra dentro e trouxe dois cinzeiros embrulhados “toma, é uma lembrancinha…”

 

“E finalmente, as Coletivas são uma plataforma para os jornalistas socializarem entre si” – Mike Elgan

Lembra um BlogCamp, não? Quando muitas vezes as apresentações são secundárias, e o melhor é o papo do corredor, conhecer gente que você lê, gosta e não conhecia (como no último, quando conheci o autor do Brontossauros em Meu Jardim).

Os eventos mais longos servem não só para socialização entre jornalistas (algumas vezes com fins reprodutivos) como para socialização entre a mídia, a assessoria de imprensa e as próprias empresas. Essa interação pessoal é MUITO boa. Saber que tem gente de carne e osso do outro lado do email ou do MSN é excelente. Lubrifica as engrenagens da máquina social, quase como o álcool.

Eu acho que a grande diferença é que nos blogs nós exploramos esse lado pessoal, falamos dele com sinceridade e -porque não?- até carinho. Nós gostamos das empresas, umas mais do que outras, um produto mais do que outro, como todo mundo. Por isso todo mundo gostava da coluna da Cora Ronai, no InfoGato&ETC, d’O Globo. Ela OUSAVA ser pessoal, dizia gostei disso, não gostei de tal coisa, tenho implicância com tal empresa…

Muita gente nos critica dizendo que essa postura não é profissional, que não é assim que um profissional sério de jornalismo deve agir. Quer saber? Exato. E esse é o segredo do sucesso dos blogs.

Então viva as Coletivas. Que morram como forma de mostrar novos produtos e renasçam como forma de dar uma cara às empresas. É isso que o Leitor 2.0 quer. Informação técnica? A gente pega do seu site.

* título corrigido, valeu pelo toque, Wallace.



Compartilhe este artigo!