Quando a Internet deixou de ser divertida

Compartilhe este artigo!

Houve um momento, na Aurora dos Tempos (por volta de 1998) que os fóruns e listas de discussão eram pontos de encontro de fãs, onde você podia gostar de algo, conhecer gente com idéias semelhantes e participar de uma comunidade. Um ou dois anos depois as listas viraram helpdesk de folgados incapazes de usar o Google. Os sites eram feitos por fãs para expressar seu amor por séries, pessoas, filmes, livros. Alguns cresceram muito, apesar de não terem fóruns ou mesmo comentários.

Visitávamos esses sites (não havia RSS) religiosamente. Víamos críticas deliciosamente parciais, era como se alguém me chamasse para resenhar uma peça da Luciana Vendramini. Eram fãs falando para fãs.

Essa fase durou pouco. Assim que as ferramentas sociais surgiram fomos invadidos por gafanhotos digitais (tm Moardib, MeioBit) em enxames, cujo único prazer é atacar quem fale um “a” contra aquilo que consideram importante, mesmo que seja o Robbie Williams ou Harry Potter, ou Linux. Já vi muita gente em crise querendo parar de blogar só por causa de comentários irados. Eu já perdi a conta das ameaças de morte, maldições e xingamentos que recebi.

Essa turba enfurecida não escolhe tema. Lembram deste post do Autozine falando dos carros mais feios já produzidos? É citado o Gurgel X-15, feio como a necessidade, mas mesmo assim apareceu um para atacar o blogueiro:

Tiago on 9 julho, 2008 at 12:05

Brasileiro é um merda mesmo, não ama o que faz.
Se axa os carros da Gurgel feio, porque você não faz um melhor.
Dono de um GURGEL X-15

Durante a Microsoft TechEd2008 ouvimos de uma jornalista de um GRANDE portal o que todo mundo já sabe: Boicotam o Linux. Sabem o motivo? O mesmo que levou o Leo do MeioBit a não escrever sobre Linux e o Jânio a declarar Guerra aos Zelotes.

“Essa gente só aparece aqui para brigar, entram xingando, exigem mil coisas e não aceitam nenhuma crítica”

A impressão que temos é de uma comunidade extremamente significativa. Em um post que fiz com o vídeo do LEMP falando mal do Satux Linux tivemos (até agora) 457 comentários. Muitos deles de freetards irados xingando, ameaçando, boicotando. Em outros fóruns e no próprio YouTube, os comentários vão pelo mesmo caminho. Fiz a besteira de deixar habilitados, mas já removi todos e bloqueei. Tem gente mandando anotar o nome dos envolvidos para botar em lista negra caso um currículo apareça na empresa…

A parte engraçada: Sabem qual o percentual de usuários Linux do MeioBit? Sabem quantos fazem todo o escândalo acima?

OITO PORCENTO.

Isso mesmo. Uma minoria barulhenta.

OITO PORCENTO no MeioBit, que é um blog de tecnologia, imaginem o percentual de usuários Linux de um grande portal popular. Aliás, não imaginem. A Net Applications tem um relatório com o uso geral de sistemas operacionais online. O Linux tem a impressionante marca de…

0,88%

Isso mesmo. O que nos leva a concluir que MENOS DE 1% DOS USUÁRIOS FORÇOU UM GRANDE PORTAL A RESTRINGIR SUA LINHA EDITORIAL.

Ainda acredita nos ideais de Democracia Online?

Imagine então que isso não é exclusividade dos freetards do Linux. Experimente dizer que acha o Finder do Macintosh um lixo. Ou que você Acha a Paula Toller bem melhor que a Cláudia Leite.

O Efeito Disso

Os blogs acabam evitando tocar nos temas polêmicos, só para descobrir que tudo é polêmico. Os posts se tornam pasteurizados, diet, sem-sal, verdadeira comida de hospital recomendada por nutricionistas, isenta de qualquer sabor. Alguns ainda sobrevivem mantendo as falsas polêmicas, com posts falando mal da Microsoft, dos políticos (sempre genérico, sem nome ou partido).

O mais assustador entretanto não é que os blogs param de falar mal do que não gostam, é que param de falar bem do que gostam. As Hordas invadem os posts mesmo quando estes falam bem de algo, pois não basta você não criticar o que gosto, não pode elogiar o que não gosto.

Eu não quero uma blogosfera com patrulhas. Não quero gente escrevendo exigindo que eu apague posts apenas porque ele não gostou. Não quero ter que ficar pensando 5 vezes uma frase, imaginando quem irá se ofender com ela. A magia dos blogs está em sua liberdade, mas quando nós blogueiros vivemos a autocensura, de que adianta essa liberdade? Quando uma minoria barulhenta decide o que a maioria silenciosa vai consumir temos tudo menos liberdade.

Não era pra ser assim. Não é essa blogosfera que eu quero fazer parte, eu achava sinceramente que tínhamos evoluído, mas a mesma mentalidade que promove boicote em portas de cinema, protestando contra filmes que a pessoa não pretende ver impera no mundo online. Todo mundo quer decidir o que o outro pode ver, consumir, assistir, gostar.

Blogueiros, leitores, compatriotas! Saiam de seus bunkers. Eu quero ler sobre seus gostos, suas experiências. Não quer seus posts escritos com medo. Esqueçam o patrulhamento. Moderem os comentários, apaguem sem dó se preciso for, mas sejam verdadeiros. Seu texto, você é seu maior bem.

Vamos retomar a Internet para os que a amam de verdade, e não amam detestar tudo que há nela.



Compartilhe este artigo!