Se o mundo fosse justo Limdemberg seria ex-namorado do Orkut Büyükkökten

Compartilhe este artigo!

eloa-portao

Eu sou um dos que mais odeia o Orkut, e por muito tempo o detestei pelo simples fato de existir. Isso é injusto e um sentimento que hoje reservo para poucas pessoas, como ________ e o tal de ________ _______. (não tentem contar espaços, foi aleatório. Quem lembra desse recurso de omitir nomes em livros antigos? Mas divago…)

Vejamos, motivos para odiar o Orkut: No caso Eloá, coletei algumas pérolas das dezenas de comunidades criadas homenageando a menina:

“Eu sintO muitO pOr essa garOtaH kii parece ser tãO especial, tãO gentil, tãO gente bOa, ter passadO pOr esse mOmentO tãO inesperavél…”

“uma linda garota que foi vitima de um sequestro e que atualmente corre risco de morte ….Infelizmente ela ja esta com morte cerebral”

“Nós perdemos um anjo porque a Eloa morreu de morte celebral ” “pra vcs q acomponharão o sequestro da eloa e viram a morte”

“a Moça que Falaceu” / “que teve a vida enterrompida” / “Corajosa, em nenhum momento demonstrou medo” “fpelo ciúme duentildo ex namorado”

“por + q isso tenha acontecido longe do Rio de Janeiro fiquei muito triste com isso”

“Infeslimente Eloá veio a falercer saiba mais nos topicos obrigado Pela Compreenção =[“

“DECPÇÃO NÃO MATA ENSINA HÁ VIVER”

“Há 15 anos atrás nasceu uma menina , diferente das outras.. com um brilho especial e que não viria a vida em vão”

“Para todos aqueles q acompanharam o sequestro todo,ela fazia parte da sua família já”

“GALERA,VAMOS NOS UMIR E FAZER NOSSA SOLIDARIEDADE COM ESSA GAROTA,QUE NÓS TODOS DO BRASIL AMAMOS”

“Esтαмσs αqui pαяα pяєsтαя sσlєdαяiєdαdє αs fαмiliαs dєssαs duαs gαяσтαs…”

“Infelizmente a Eloá morreu,conto com a Oração de todos pra salvarmos ela disso Por favor,rezem muito por ela Deus é muito importante´pra recuperação dela”

Agora… a culpa é do Orkut mesmo?

Matar o Orkut Büyükkökten eu entendo, ainda mais depois desta foto:

orkut

Já matar o serviço, a rede Orkut seria hipocrisia. Eu sei que o Orkut é a caixa de gordura da Internet Brasileira, recolhendo o material que sequer é admitido no esgoto. Eu sei que a ínfima fé na Humanidade que ainda tinha foi embora quando descobri blogs como o PGA, eu sei que a nossa vida seria melhor se não tivéssemos que ver coisas como isso aqui. (não clique!)

Só que banir, tirar do ar o Orkut seria varrer a sujeira para debaixo do tapete. É colocar muros altos na Linha Vermelha para os convidados do Panamericano nâo verem as favelas, é dar Aprovação Automática assim nenhum aluno é repetente.

O Orkut como está é nada mais que um reflexo do mundo. Das nossas lindas torres de marfim com ar-condicionado achamos que o mundo é lindo. Combinamos exposições no Twitter, blogamos de galerias de arte, discutimos no café da Cultura, e nos achamos povo. Vou contar um segredo: Você não é povo. Tem tempo para ler blog? Acessa email mais de duas vezes por semana? Você não é povo. Você é o topo da pirâmide e a exceção.

A realidade é a enorme massa de blogs miguxos e usuários do Orkut, é o pessoal que compra Positivo em 482x nas Casas Bahia (tm Morróida) e está usando a Internet de forma muito mais sincera e legítima do que a gente, que posa de inovador, criador de tendências, intelectual da Nova Mídia.

O sujeito compra o computador “com Internet dentro” e transporta para o Orkut sua realidade, não cria uma imagem falsa de si mesmo. Exceto quando se Painta (Photoshopar, versão pobre) na frente de Astras para tirar onda com as mina. Ele vai escrever aquelas barbaridades lá de cima? Vai. Vai cair em todos os scams “seu CPF foi cancelado pelo SPC”? Vai.

Agora a parte ruim (é): Essa gente não vai evoluir.

Existia uma esperança no começo da Internet que com a retomada da palavra escrita teríamos uma Segunda Renascença, pessoas escrevendo muito, lendo mais ainda, aumentando sua bagagem cultural. Uma espécie de Paraíso Machadiano. Claro, o Miguxês foi o último prego na tampa do caixão dessa ilusão. Se você escreve errado e ninguém corrige, se você prefere escrever errado e só lê textos de gente que escreve igualmente errado, é CLARO que não vai melhorar com o tempo. Se fosse assim todos seríamos autodidatas em tudo, e os crentes seriam exímios em retórica, argumentação e redação, já que participam de constantes sessões de leitura e discussão.

Não adianta você ler muito. Precisa aprender interpretação de texto, figuras de linguagem, aumentar seu vocabulário, pensamento lógico, etc, etc. Isso se consegue lendo muito E lendo coisas boas. Um dos motivos do sucesso do Código DaVinci é que “parece um filme”. A estrutura do livro foi roubada de outra mídia. Uma que mesmo os mais iletrados estão acostumados.

Então, o Orkut tem jeito? Tem, troca o povo. Acabem com a cultura do esperto, vamos abolir ditados idiotas como “quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”, vamos valorizar quem é bom no que faz em qualquer situação. Um pedreiro inteligente É muito mais requisitado que um pedreiro burro. Vamos criar uma geração que não encare escola como um mal necessário. Mostremos que dá para levar uma vida melhor mesmo sem saber chutar uma bola.

Vamos fazer com que os professores voltem a ter gosto pelo ensino, criemos turmas especiais para alunos realmente especiais, vamos formar os líderes de amanhã.

A saída para resolver o problema da Internet é muito simples. EDUCAÇÃO. Vamos investir pesado. Escolas, treinamento profissionalizante, estímulo (e recompensa), bolsas baseadas em MÉRITO e não na cor da pele. Em 50 anos no máximo teremos uma Internet extremamente agradável e o Orkut será uma beleza. Aí entro mais de uma vez por mês naquele troço.

 

Imagem de abertura sensacional enviada via Twitter pelo Diego.



Compartilhe este artigo!