O causo viral da blogueira salgadinha

Por causa de uma tal corrida ficou inviável conseguir hospedagem em qualquer hotel decente em São Paulo, então fiquei impossibilitado de comparecer ao BottanFantasyCamp, a festa a fantasia da Mirian Bottan. É uma pena. Não vou dizer com que fantasia eu iria, mas é uma que o Sheldon usou, e não é a do Efeito Doppler. Fica pra próxima.

O quê isso tem a ver com marketing viral? Como diria Dexter, vamos por partes.

Alguns dias atrás várias agências e formadores de opinião receberam do nada um sacão de Doritos de 5Kg. Foi festa geral. Uma penca de posts espontâneos, gente comentando, o Twitter pipocando (ou melhor, doritando).

doritos_todos

Missão cumprida, certo? Só que não contavam com a criatividade do pessoal envolvido. Com a festa da Mirian chegando, a necessidade de uma fantasia criativa aumentando, a Dani Koetz teve a melhor sacada (trocadiho não-intencional, juro) de todas: Reciclar o viral do Doritos em uma fantasia.

danidoritos

Ela confirmou que a embalagem foi reciclada, e que foi complicado remover os resíduos de Doritos da parte de dentro. Bem, isso está fora da minha jurisdição, então não vou me alongar nessas elocubrações. Basta dizer que achei genial o aproveitamento do viral.

A Doritos é uma das marcas mais sortudas que conheço. Não é a primeira vez que se dá bem assim. Aliás, para falar a verdade a Dani nem é o primeiro bicho de perna comprida a dar de bandeja esse tipo de viral para eles. Vejam esta que achei no Sim, Viral: Uma gaivota que invade uma lojinha para roubar… Doritos. Virou notícia, foi Youtubado, viralizou.

 

A gaivota de chama Sam, só come aquele sabor específico de Doritos, e virou celebridade local. Os donos do mercadinho resolveram manter a porta fechada para espantar Sam, mas os clientes habituais “adotaram” a gaivota, e pagam pelos Doritos que ela come. Há diversas propostas para adotar a Dani também, mas ela ainda não respondeu aos emails.

Qual a diferença de um marketing tradicional? Digamos que nos velhos tempos envolveria “patrocínio” e camisetas com a logo de algum produto. Se tanto. Talvez um banner na parede. As iniciativas modernas, seja intencionais como enviar o pacote, seja acidentais como a gaivota, trazem um retorno bem mais significativo que simples vendas: Tornam a marca simpática. Isso gera um diferencial emocional que supera qualquer racionalização no momento da compra. Esse marketing 2.0 é imbatível.

O único problema é mão-de-obra, porque orçar camiseta e mandar fazer banner todo mundo faz. Ter a sacação de bolar uma fantasia com a embalagem do produto, não é pra qualquer um. Ou é, depois que foi feito. As melhores idéias sempre sofrem do “eu poderia ter pensado nisso”. Só que se você quer que seu cliente usufrua dessas idéias antes, é bom meter a mão no bolso. O Profissional de Criação 2.0 está se tornando mais requisitado, é mais raro e por isso mesmo ficará mais caro.

DISCLAIMER: Este não é um post pago, muito menos em salgadinhos. Eu não gosto de Doritos, prefiro Cheetos.

OK, na verdade eu prefiro Mandiopã mas aí todo mundo vai me chamar de velho.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Ótima sacada. Olha, doritos são uma delícia. E sem comentários para as "doritas"…

  • Putz, se eu já fico enjoado pra terminar um pacote pequeno de Doritos, imagina um de 5 quilos…

  • Eu prefiro Fandangos.

    Trabalho como Redator em Belo Horizonte, e muita gente aqui diz que não há mercado para o 2.0 em bh. Dizem que mineiro tem a cabeça fechada e que não há como isso acontecer e mais um monte de desculpas…quando a verdade é que não existe realmente profissional que saiba mecher com isso.

    Falam muito da cabeça do cliente e tudo mais, quando na verdade os mais cabeças-duras são as próprias agências mineiras.

    • Mauricio

      Ainda bem que não existe profissional que saiba ”mecher” com isso porque quando eles aprenderem a meXer, vai ser muito bom para a língua portuguesa.

      Desculpe a brincadeira Pedro Américo, mas como você é Redator não dava pra deixar passar.

      • Gabriela

        Mauricio.

        Sua resposta foi de uma arrogância incrível.

        Porque os DITOS publicitário são assim? ficam analisando os detalhes, mas não cuidam o conteúdo. Se é por isso, no seu texto fantástico estão faltando diversas vírgulas, como pode isso? para uma pessoa que a pouco estava criticando e sabe tanto da língua portuguesa.

        Escrevi DITOS: porque to cansada de ver publicitários formados pela faculdade da vida ou formados em um curso de Corel.

        • Mauricio

          Desculpe Gabriela, não fui eu que comecei com a arrogância, colocando meu cargo em letra maiúscula, se uma pessoa se diz redator, acho que deveria escrever muitíssimo bem, mas convenhamos um erro básico desses pra um redator? O que você faria se milhares de impressos fossem feitos com erros gramaticais deste padrão?

          Se você esta cansada de publicitários medíocres, lute contra isso. Eu nunca fui desse meio, minhas incursões em publicidade se dignaram a prestação de serviço de animação, o que não faço mais e um dos motivos é justamente a falta de respeito destes DITOS publicitários, que acham estarem sempre certos e que receberam tudo de mão beijada, com o resto das pessoas que trabalha à volta deles, sem dar valor a ninguém. Cansei de varar noite em “refação”, porque não está bom, sem explicação razoável e que realmente aquela primeira versão era melhor.

  • Muito, muito boa. A "sacada", sim… Isso merecia ser pago.

    Entretanto, eu ainda prefiro "Pingo D'Ouro", sei por que não. E 5kg é salgadinho demais pra uma pessoa só, ainda bem que deram pra agências.

  • Gostei da Gaivota.

    Mas essa forma de fazer marketing é que é o futuro.

  • Nada ganha do Mandiopã :)

    • Esse eu curto hein… como o sacão todo de uma vez só! :D

  • E daí se te chamassem de velho? Eu sempre gostei de mandiopã, acho uma pena não encontrá-lo mais. Gosto mais ainda do ditado 'não se preocupe demais, não esquente a cabeça; senão a caspa vira mandiopã'.

  • Adorei a gaivota Sam!

  • Anônimo

    post pago. seja mais honesto.

    • Provavelmente vc tem aí consigo a cópia do cheque emitido em favor do autor do blog, né?

    • PWNED!

      (retribuindo Cardosão :-P )

      • como diz o ditado..

        SEMPREEE tem um idiota =)

  • Não quero saber nem de Dani, nem de Doritos.
    Eu quero mesmo saber onde eu acho Mandiopã!!!
    Eu adoroooooooooooooooooooo!
    ( e nem sou velha, tá?)!

    Huahuahuahuahuahahahu!

    Beijos

    • Oi Cinthya,tudo bem?Você mora onde?Aqui em São Paulo você encontra MANDIOPÃ no mercado municipal da Cantareira,e vendem por peso,ou seja solto.Você compra o quanto quer.
      Também adorooooo Mandiopã.E não sou velha.Tenho SÓ 50tinha.HAhaha

    • Oi Cinthya,tudo bem?Você mora onde?Aqui em criciúma não tem mandiopã,mas fiquei interessado nesse teu "e nem sou velha".Tem mais de 18?Sei lá,derepente eu aprendo a fazer o mandiopã…

  • Gutenberg

    Falando em salgadinhos, onde eu compro um sabor Dani Koetz?
    Dou minha alma e mais 2 litros de sangue, registrados em cartório.

  • O fato é que Doritos é gostoso. E não é porque a Dani tá dentro do saco.

  • Alberto

    Existe uma diferença entre "coisas engraçadinhas" e marketing eficiente. A propaganda do refrigerante, por exemplo, com o "tio" assediando a menina, uma tida como "bem bolada", você sabe que não auxiliou em nada as vendas do tal refrigerante?

  • Bruno

    duas coisas gostosas numa embalagem só.

  • Pingback: Receita de Doritos Genérico()

  • Puxa vida!!!Se eu soubesse antes que você não veio por falta de hospedagem,teria oferecido minha casa,falaria com meu esposo, e você poderia ter ficado aqui.Moro no Jabaquara,um lugar de fácil acesso para todo lugar.Mas fica registrado.Quando precisar…"Tamus aí".

  • Pingback: Blog do Cardoso » Blog Archive » Blogs on Dance, dia 22/11 no Rio, com DJ Cardoso e Amig()

  • Pingback: Blogs on Dance, dia 22/11 no Rio, com DJ Cardoso e Amigos()

  • Cardoso,
    Achei isso aqui e fiz em casa uma vez: http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/lanc
    Ficou bem mais ou menos, confesso, mas talvez em mãos mais hábeis funcione.
    Beijos,
    Ser de pouca luz.

  • Anderson

    Doritos sabor Dani Koetz é muito melhor que, por exemplo, "Bythos". Agora, Dani Koetz com Mandiopã… Uau.

    • Doritos ou não, sabor Dani Koetz é MUITO melhor.

  • Eis o que acontece quando uma marca ouve seu público e quando seus publicitários não ficam presos a regras tradicionalistas. Show de bola!

  • preferia sem a embalagem =p

  • Pingback: Café, Insônia e Nenhuma Criatividade » Blog Archive » Doritos Sabor Dani Koetz.()

  • Pingback: Esse Marketing 2.0! | Alvo Conhecimento()

  • Haja criatividade. Adoro soluções baratas e inovadoras para fantasias de festa. Chuveiro, Toddynho e Provador Feminino são ótimas opções, criativas, baratas e, no mínimo, hilárias.

  • Essa é para quem não viu ainda… ;)

  • Aloha Chefe!
    Seu mandiopã era com Crush ou Grapete?
    Numa barraca da Geneal?
    Mas eu sinto falta é da jujuba, aquela da embalagem do Leão da Kibon. Ou do Delicado da embalagemdo Palhaço, ou ainda do amendoin daquela embalagem do Black Power!
    Bons tempos. Mas naquela época o Obama não seria presidente, no máximo ele seria verde-escuro…
    Aloha!
    p.s. Vamos ver se não viro spam… de novo… :(

  • Parabéns pelo blog e pela matéria na época!

    Alex

  • Bom,mas pelo menos a gaivota não vem acompanhada de um gordinho chato né?!Hehehehe! Brincadeira…

  • "Seu mandiopã era com Crush ou Grapete?"

    O dele eu não sei, mas o meu era com Pepsi ou Gini. Aqui no interior de SP tbm não tem mandiopã, mas tem um treco que eles acham que é, muito ruim.

    Falando em interior, esse video da gaivota passou no jornal da TV local (afiliada da globo) 2x e depois foi mostrado num desses programas de "vida rural", muito embora o bicho seja do litoral, vai entender.

  • Eita! Um pacotão desses eu vou engordar que só. E depois? Só na faca: http://www.leriado.net/dieta/lipo-e-plastica-acab

  • Pingback: Blogbeach 2009 – O post (POST GIGANTE!) « Blog do Vinny()

  • C

    Poxa amei isso

    ser

  • Elaine

    Adorei a fantasia de doritos como posso conseguir uma???? Afinal não é qualquer lugar que vende um doritos de 5k me ajuda, tenho uma festa a fantasia pra ir dia 14/8

    Obrigada

    Elaine

    • karla

      Adorei a fantasia de doritos como posso conseguir uma????

  • karla

    ola eu adorei a fantasia..vai ter uma festa a fantasia aqui em minha cidade gostaria de saber aonde eu axo o pano para comprar.Gostaria por favor que me respondesse.Desde ja obrigado

  • marianna

    cm consigo uma fantasia dessas?!

  • Lalinha

    Oiiiiiii adorei essa fantasia de doritos das meninas e gostaria de fazer uma igual para a minha festa da nona…( festa a fantasia da faculdade) .vc conhece elas ou tem o contato para que eu possa ver como ela fez? obrigada!!