Quer broxar? Coloque os pés no chão

Compartilhe este artigo!

É isso aí. O engadget está cobrindo a CES em Las Vegas, e este ano não alugaram um quarto de hotel somente para quartel-general. Conseguiram um trailer duplo, com direito a toda a tralha tecnológica necessária para blogarem sobre o evento Pois é, blogarem. Eles são um blog, como eu, você e aquele idiota que tem um blog que fala de meleca (não o Catarro Verde, meleca mesmo. Deve existir. Duvidam?).

Como um blog como o MeioBit não está preparando coisa semelhante para cobrir a Campus Party? Onde está o Helicóptero do Tecnoblog, o robô-mascote com tentáculos do Techbits, o estúdio de entrevistas do Kilobyte, o talk show gravado no evento, do BR-Linux?

Pois é, não temos. O que se tira com blog no Brasil infelizmente não dá para bancar esse tipo de investimento. Uma semana de Campus Party custa mais do que se ganha cobrindo uma semana de Campus Party, e isso vale praticamente para qualquer evento.

2009 vai ser um ano onde vamos apertar realmente o cinto, e muito blog semi-iniciante vai dizer que o Sonho Acabou. Ora, quando um blog que se chama “Make Easy Money with Google and AdSense” publica um post dizendo Making Money With AdSense Is Not So Easy Anymore, é hora de correr para as montanhas.

Ou não.

Eu tenho conversado bastante com o Leo Faoro, com o Ziggy e outros, e vejo esse sentimento geral. Todo mundo está meio borocoxô, ao menos todo mundo que tem noção real das métricas da Internet Brasileira, de quanto um site fatura no real, dos custos envolvidos e dos investimentos necessários para crescer, além do verdadeiro potencial de crescimento em uma Internet onde todo mundo é incluído digitalmente mas 90% são analfabetos funcionais que só buscam Orkuts, MSNs e Kibes.

Mas não é o fim do mundo, mesmo eu começando uma frase com conjunção adversativa, a lá bluebus. Eu não acho que teremos uma quebradeira de blogs, nem associo o estado calamitoso à Crise Mundial, como fez o Leo neste excelente texto, embora concorde plenamente com ele quando diz:

A fase dos moleques que criaram um blog e acharem que irão viver disto
sem se profissionalizar acabou-se, ficou em 2008 (ou antes). Era como o
Velho Oeste, os primeiros que chegaram levaram o ouro, quem chegou
atrás achou somente os restos, e foram (serão) elimindados pelo
mercado. Da mesma forma, os muitos que apostam em SEO e programas de
afiliados também estão com seus dias contados.

É o fim das fórmulas mágicas, os sites continuarão a dar dinheiro mas exigirão trabalho de verdade, não apenas ler um site com “Dicas de SEO para apressados”, jogar um plugin no WordPress e ver o dinheiro entrar. Isso já começou a ruir quando o Google acabou com os hypes, e hoje ter milhares de paraquedistas mais atrapalha do que ajuda.

Eu vejo essa sensação de broxitude que se alastra pela blogosfera como a sensação que temos, em algum lugar no caminho para a maturidade, quando percebemos pela primeira vez que jamais comeremos a Nastassja Kinski. (você achou MESMO que eu iria dizer “Luciana Vendramini”?)

A constatação é real, mas existe uma enorme distância entre não comer a Nastassja Kinski e passar o resto de seus dias jogando Wii Sports com o Morróida.

O que temos que fazer é trabalhar mais, assumir o blog enquanto projeto que demanda estratégia de longo prazo, planejamento, acompanhamento e dedicação, e não fazer como alguns idiotas que ficam 20 dias sem postar e depois reclamam do Boo-Box.

2009 será SIM o ano dos blogs, mas dos blogs profissionais. Quem tiver competência irá se estabelecer, quem vive de hype vai ver sua receita minguar ainda mais, e quem coloca todos os ovos na cesta do AdSense vai se foder, merecidamente.

Será trabalhoso? Com certeza, mas também será o que irá separar os Homens dos Meninos, os Alfa Dogs dos vira-latas. E dessa vez não creio que haja espaço para todo mundo.

Minha posição é que estou começando do zero. Farei algumas muitas mudanças nos blogs, matarei quem não dá retorno (calma, digo os blogs, não os leitores) e traçarei metas e estratégias para os remanescentes.

Já que a blogosfera está se mostrando extremamente Darwinista, farei de Darwin meu modelo a seguir: Meus objetos serão Sobreviver, Evoluir e me Reproduzir (de preferência com a Luciana Vendramini)



Compartilhe este artigo!