A quem interessar possa: 025.214.668-91

O número do título é muito bom se você for fazer um crediário. Provavelmente o banco dará um American Express Black, no mínimo. Motivo? É o CPF do Boni.

Isso mesmo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o mega-hyper-homem de televisão, inspiração para o JF da TV Colosso e pai do Boninho, responsável pelo Big Brother Brasil e pensando bem, nunca o perdoarei por isso.

Como consegui tal documento? Bem, há duas possibilidades:

1 – Eu sou um Hacker Malvado, invadi o banco de dados do RH da Rede Globo e ao invés de pegar o telefone da Luciana Vendramini, fucei até achar o CPF de um dos caras mais poderosos da história das telecomunicações no Brasil, atitude extremamente inteligente e que vai me garantir um brilhante futuro…

2 – Eu recebi uma newsletter da ANATEL com despachos de rotina, e lá havia uma autorização de uso de uma frequência de rádio para o Boni… algo assim:

02521466891 – JOSE BONIFACIO DE OLIVEIRA SOBRINHO  /  Ato nº 15/2009-ANATEL

Prorrogar a autorização de uso da(s) radiofreqüência(s), a seguir relacionada(s), à(ao) JOSE BONIFACIO DE OLIVEIRA SOBRINHO, CPF nº 025.214.668-91, sem exclusividade, até 16 de Julho de 2017, associada à autorização para execução de Serviço Limitado Privado, submodalidade Serviço de Rede Privado.

Como eu posso ser muitas coisas mas BURRO eu não sou, e não tenho (ainda) o telefone da Luciana Vendramini, a hipótese Número 1 pode ser descartada.

Pois é. Neste link aqui você acha o despacho inteiro, inclusive com a informação de que o uso da tal frequência até 2017 custará R$100,00.

O que é feito na faixa de frequência que o Boni renovou a licença? Segundo este site:

156 MHZ a 157 MHZ = Banda de serviços marítimos. Ccomunicaç~es de navios, lanchas, barcos, Iate-Clubes com as previsões do tempo, tábua das marés, comunicação com os barcos dos associados etc., serviços portuários, e o canal 16 – 156,8 MHZ de emergência internacional marítima.

Isso quer dizer que…

1 – Boni está investindo em algo relacionado a barcos, ou tem um e precisa licenciar o rádio. Sei lá.

2 – A ANATEL não tem a menor preocupação em divulgar CPFs e nomes de quem quer que seja, e embora o CPF não seja tecnicamente informação secreta, não é confortável ter o seu flutuando por aí.

3 – Qualquer um pode ir no site da Receita Federal e descobrir se o Boni está devendo.

Só sei que EU não gostei e como protesto jamais licenciarei uma Rede de Televisão de minha propriedade junto à ANATEL.

Privacidade pelo visto não é uma das prioridades do Governo Federal…

Leia Também:

  • Rudá Almeida

    Descobri esse blog não deve nem ter dois dias, e tive a impressão, pelo pouco que li, que era um blog sério, embora cheio de ironia e não lá muito convencional. O que me fez gostar mais ainda.

    Mas que surpresa não tive ao ver de repente na tela do Google Reader a promessa do CPF do Boni. E não é mentira! Quem quiser, pode ir no site da Receita, fazer uma consulta no CPF, que mostra o nome completo do possuidor do documento e sua situação cadastral.

    Embora seja, no mínimo, inusitado receber pelo correio informações desse tipo, divulgar as mesmas num blog lido por (n) leitores e aberto à população já se torna outros 500. O supracitado Bonifácio não divulga o CPF do autor do blog usando a sua ferramenta de mídia, e (sem levar em conta a questão da disparidade na abrangência de público), não há reciprocidade em manter o sigilo de informações sensíveis.

    Quer dizer, se por um erro de terceiros meu CPF fosse parar na mão de quartos que resolvessem publicar o mesmo por aí, eu ia mandar esses quartos pros quintos dos infernos. E, se fosse o todo-poderoso mangnata de "apenas" a maior rede de TV da américa latina, quem sabe fosse (mandar alguém) fazer isso de forma literal?

    Sei lá, de paranóico morreu o gato.

    Ou algo assim.

    • Não é um "erro", é o procedimento da ANATEL, e vale para um monte de outros contribuintes.

      • Cardoso, n eh pq a ANATEL 'errou' que vc tem q fazer o mesmo ne?

  • Pior que saber que a Anatel não dá a mínima para a privacidade dos cidadãos brasileiros é saber que eles realmente não dão a menor pelota pra fazer o serviço de verdade deles: fiscalizar as empresas e fazê-las trabalhar a nosso favor (e não de seus próprios bolsos). Espero, sinceramente, que o seu post surta efeito pró-consumer.
    Porque os caras que ficaram sem telefone e conexão hoje no Rio Grande do Sul realmente devem achar tudo uma ENORME palhaçada.

    <abbr>Lucia Freitas – último post do blog… Ano Novo, Ortografia Nova: conheça as novas regras</abbr>

  • gente, na Noruega, basta saber o nome da pessoa e vc sabe quanto ele ganha, quanto tem de fortuna e etc etc etc

    <abbr>cilene – último post do blog… Palestinos fazem baderna na Noruega</abbr>

    • Pelo visto privcidade não é prioridade de NENHUM governo.

  • Realmente, aqui é igualzinho à Noruega. Dá para comparar perfeitamente.

    Não sei, mas tenho um palpite de que não há um estelionatário à espreita
    em cada esquina de Oslo. Talvez eu esteja enganado.

  • De fato muito preocupante a situação.

    A divulgação do CNPJ de empresas já é praxe na ANATEL.

    Mas o CPF de uma pessoa (e, nesse caso, não importa se é o Presidente da República ou de um vendedor de verduras da feira de domingo), como o Cardoso disse, não é secreto, mas com ele pode-se muita coisa, inclusive captar crédito em financeiras que não se preocupam muito em verificar a autenticidade das informações.

    <abbr>Ricardo Fraga – último post do blog… Prefeitura de Juiz de Fora Vende Folha de Pagamento ao Banco do Brasil por R$ 23 milhões</abbr>

  • Boa Cardoso, vou cancelar o Licenciamento da Tv Monthiel.

    Abraços,

    <abbr>Monthiel – último post do blog… Pesquisa de uma pergunta só</abbr>

  • Epa! Cuidado com a inversão de valores!

    Todo serviço público (aliás, toda atividade de entes públicos, se trate de serviço ou não) gira em torno no princípio da PUBLICIDADE. Faz parte do próprio conceito de Estado de Direito.

    Assim, todo ato deve ser TRANSPARENTE e isso inclui, também, a não-ocultação de COM QUEM o Estado está lidando.

    CPF NÃO é informação sigilosa, como tu mesmo asseverou.

    O ATO (despacho) da Anatel, por definição, tem que ser publicado.

    Qual seria a razão para omitir os dados do boni? Ao que vejo, nenhuma.

    E isso vale pra todo mundo.

    Como exemplo, sugiro uma visita ao site http://www.comprasnet.gov.br/ . Além de ver com quem o governo anda negociando, terás dados bem precisos sobre cada uma das empresas.

    Att

    Igor

    <abbr>Igor – último post do blog… Cobrança de multa das Embaixadas – mais uma para inglês ver (e talvez nem estes)</abbr>

  • Epa! Cuidado com a inversão de valores!

    Todo serviço público (aliás, toda atividade de entes públicos, se trate de serviço ou não) gira em torno no princípio da PUBLICIDADE. Faz parte do próprio conceito de Estado de Direito.

    Assim, todo ato deve ser TRANSPARENTE e isso inclui, também, a não-ocultação de COM QUEM o Estado está lidando.

    CPF NÃO é informação sigilosa, como tu mesmo asseverou.

    O ATO (despacho) da Anatel, por definição, tem que ser publicado.

    Qual seria a razão para omitir os dados do boni? Ao que vejo, nenhuma.

    E isso vale pra todo mundo.

    Como exemplo, sugiro uma visita ao site http://www.comprasnet.gov.br/ . Além de ver com quem o governo anda negociando, terás dados bem precisos sobre cada uma das empresas.

    Att

    Igor

    • Tudo bem com relação ao princípio da publicidade, mas precisa divulgar o CPF?

      E já que você não acha tão ruim assim, me dá o seu CPF. Vou fazer miséria com ele.

  • "Privacidade pelo visto não é uma das prioridades do Governo Federal…."
    Como não, Cardoso? Vai pedir os gastos dos cartões corporativos procê ver…

    Você tá fazendo mal juízo do governo, é claro. :-P

    <abbr>rafael bernard araujo – último post do blog… Eu odeio a Caixa Econômica Federal</abbr>

  • Privacidade pra quê?

    Vamos divulgar os CPFs, se até o Boni tem o seu divulgado né…

    <abbr>Murilo Romulo – último post do blog… Subscribe to Comments</abbr>

  • Caio

    Valeu Cardoso, já coloquei o brute force pra rodar aqui no boni@globo.com so vai procurar por esses numeros e letras do nome dele.

  • Boa Cardoso!

    Depois dizem que os cibercrimes são isto, que a Internet é o capeta em forma de bits, e quem precisa de crackers com a Anatel ai para distribuir CPFs para quem quiser ver.

    <abbr>João Carlos Caribé – último post do blog… Educação, ainda precisamos do velho modelo?</abbr>

  • Pingback: Para que crackers se temos o Governo? « Xô Censura !()

  • tinha lido isto no meu google reader, como o site ta fora do ar, vai o cache do google http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=ht

    <abbr>Sergio – último post do blog… AVON – Promoção COLORTREND: A Estrela é Você!</abbr>

  • Pingback: PMMT atende ao apelo do Blog pela segurança de seus policiais | BLOG DA SEGURANÇA PÚBLICA()

  • Pior que no Brasil é ridiculamente fácil obter dados completos de qualquer pessoa. Eu trabalhei com um português criado nos EUA que achava isso um absurdo. Segundo ele nos EUA e em Portugal esse tipo de informação é bem mais sigilosa. Aqui é patético, tem loja que você é cadastrado para poder comprar!

  • Não vi nada de anormal nisso… O Estado tem de anunciar concessões, incluindo para quem elas são feitas. A maneira unívoca de referenciar uma pessoa é seu CPF. Não tem muito para onde fugir e, embora CPF jogado não seja a melhor coisa do mundo, também não mata ninguém… O máximo que pode acontecer é descobrirem que o Boni está na malha fina, afinal.

    • E pra isso precisa divulgar o número de um documento?

  • vagner

    vcs sao idiotas mesmo…. o nome do boninho é jose bonifacio brasil de oliveira e naum o q vcs estao se referindo ao cpf citado kkkkkkkkkkkkk

    • Ler o texto para quê, não é mesmo?

      O CPF citado é do Boni, o pai, não do Boninho, o filho.

      Leia o texto da próxima vez, animal.

  • bodyslim I provide the thoughts above as basic inspiration however clearly there are questions like the one you bring up where the most important thing will probably be know if finest practices have of these wonderful threads bodyslim. In addition, the right travel plus medical insurance plan can often eradicate those fears that come with journeying abroad. A medical crisis can soon become very expensive and thats certain to quickly slam, http://bodyslim.tumblr.com – bodyslim