A Internet não acabará com os Tiranos, mas os deixará com cara de idiotas

Em um debate na penúltima Campus Party um jornalista um tanto ingênuo começou um discurso sobre como a Internet trará a Liberdade para os Oprimidos, Comida aos Famintos, exterminará toda a Tirania, mostrará que o Bem Vence o Mal, Espanta o Temporal, etc.

Retruquei com a pergunta retórica “como você me explica a China?”

Internet significa acesso a informação, mas só isso não basta. Se Informação fosse Poder as bibliotecárias dominariam o mundo, e a única bibliotecária mais ou menos poderosa que conheço é a Bárbara Gordon.

O Governo Chinês detém o poder político e o poder de facto, o que eles perderam com a Internet foi o poder de reescrever a realidade. O que já é mais do que gostariam de ter perdido, se bem que eu acho que não se tocaram, ainda.

É possível manter um governo totalitário com a Internet, não dá mais é pra chamar seu Povo de idiota.

Embora a Internet chinesa seja bem censurada, controlar o que se vê online é como arrebanhar gatos. Não dá. O vídeo da Cicarelli foi muito mais visto DEPOIS de proibido do que antes. Sites bloqueados significam clones imediatos espalhados pelo mundo.

A quantidade de fontes de informação online é MUITO grande, ela chega até o indivíduo. Antigamente se alguém quisesse censurar algo bastava mandar soldados para meia-dúzia de emissoras de TV, rádios e redações de jornais .

Hoje em dia TODO usuário de Internet com algo mais moderno que um Startac é um gerador de informação em potencial. Censurar essa quantidade de gente, sem aleijar a estrutura de comunicação do pais é inviável.

Em 1989 a cena acima percorreu o mundo, graças à CNN. A China Comunista ainda não estava acostumada com modernidades como transmissões via-satélite ao vivo. Depois disso toda equipe de TV estrangeira é acompanhada por um censor local, que corta na hora se algo for inconveniente.

O que não contaram é que a juventude chinesa já conta com celulares, laptops, etc.

Assim quando um dos prédios da TV Estatal Chinesa pegou fogo, às 21h de 9/2/09 (hora de Pequim) a ordem foi “censura!”

A televisão não parou a transmissão das festividades de ano-novo, simplesmente não reportaram o fogo. Só que todo mundo com um celular com câmera começou a postar nos Fóruns e blogs.

Logo alguém percebeu e posts em Fóruns falando do incêndio começaram a sumir.  Emails do Governo alertavam aos moderadores para não publicar mais nada sobre o incêndio, nem fotos, vídeos nem relatos, e direcionar somente para o link oficial da Agência de Notícias Estatal.

Pelo vídeo acima e as fotos que ilustram a matéria dá pra perceber que não funcionou muito bem.
Ponto para os Internautas chineses. Já os burocratas do Governo ficaram com a cara de sempre.

Fonte: Chinasmack


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • China?

    Que China?

    <abbr>Sergio Clemente – último post do blog… Desenvolvedor web com foco na mobilidade ?</abbr>

  • Eu tenho minhas dúvidas quanto a esse assunto. Certamente a rede ainda continuará deixando os governos em geral (não só os tiranos) com cara de idiotas por um bom tempo, mas em algum momento eles vão entender como se joga esse jogo, e com o poder de processamento crescendo, talvez num futuro próximo se torne viável e muito mais fácil censurar todo esse exército de fontes de informação do que enviar o exército para as antigas emissoras de mídia.

    • O divertido é que parece que alguns simplesmente não querem aprender a jogar. Vide o brasileiro.

      Mas outros, como o americano, às vezes dão uma bola dentro nesse sentido de manipular a internet (o que não sei se é uma bola dentro ou uma bola fora, haha). Há um tempo vi um flowchart do Exército (ou da USAF, não me lembro) sobre como responder em casos de posts, threads, comentários, etc. criticando a fundação. E o melhor, era muito bem feito. Não sei como tem funcionado na prática, mas que foi uma prova de que alguém lá sabe como fazer as coisas.

    • Bruno

      Ai teriamos uma verdadeira revolta!
      Censurar a internet, chinesa ou de qualquer outro país não daria nem um pouco certo.

      Poderia fugir completamente ao controle do governo.

  • Olha, eu realmente não sei até que ponto seria possível fazer essa censura, mesmo na China, Estados Unidos ou qualquer outro país.
    Mesmo que você bloqueie uma fonte de informação, em instantes, pessoas que já viram, vão redistribuir as imagens e por ai vai.

    Por mais poder que o governo chinês tenha sobre a china, eles não poderão fazer nada se por exemplo eu pegar esse vídeo e hospedar em um servidor Brasileiro ou distribuir por vários servidores do mundo.

    Só não entendi o porque censurar a cena do prédio em chamas. Foi algum atentado ou coisa do tipo? Se não, é apenas perda de tempo, o governo chines devia se preocupar mais com a população, pois se lá já era ruim, imagine na crise.

  • Viva a "chinalização" do "Brézil"!
    Abaixo Discovery Channel e suas mortes de animais!
    Vamos ver mortes na novela dos vampiros evangélicos!
    Viva as mortes banhadas à Brahama na novela global!
    Viva o "Bigui Brody" e suas perebundas e perebudos!
    Vida a "Siricarelli"!

    Quem sabe um dia cheguemos lá!

    :-P

    • avontz

      você é imbecil?

  • Pergunta Cardoso: é nesse jornal "chainguelaingue" que aparecem as reporteres peladas? Há não! É naquela outra (ex)ditadura! A Rúsia! Além disso essa chinesinha tá meio ruinzinha pra mostrar a "chinglinga" dela.

    • RG

      Olha, gente! Uma salsinha!!

      • Sami

        Salsinha não. Burro mesmo.

        Acho que de tanto ficar jogando o cérebro dele atrofiou.

  • Já disse uma vez e volto a dizer: Esses chineses são uns retardados.

    • Rafa

      Bom… nesse ponto não são muito diferentes de nós, em muitos aspectos são até beeemmm melhores… Nós temos a democracia, colocamos na rede o que quisermos e no final… estamos na merda… continuamos a ser um paisínho de quinta…

    • Nós não podemos dizer muita coisa; já que, não faz muito tempo, nossas notícias também sofriam com a censura. Não acho que eles são retardados. Só acho que entre publicar uma notícia e perder meu saco, eu fico com o meu saco.

  • Bigode

    "O Governo Chinês detém o poder político e o poder de facto, o que eles perderam com a Internet foi o poder de reescrever a realidade."

    O poder político é, essencialmente, o poder de reescrever a realidade. De afirmar com veracidade que dois mais dois são cinco, de que pi é 3, de que você está sendo observado quando não está, de que coisas desnecessárias são necessárias, e, nos casos mais bizarros, de que um escravo com o poder de escolher o nome das suas algemas é livre.

    • Ou de que escravos não são nem gente e nem precisam ser livres e de que você não está sendo observado quando está…
      Será que afirmariam que pi=5? (Amigo meu já fez isso pra conta dar certo, em prova, uma vez… Hahaha)

      • E deu certo?

        War Is Peace.
        Ignorance Is Strength.
        Freedom Is Slavery.

        • Bugide

          "A totalitarian society which succeeded in perpetuating itself would probably set up a schizophrenic system of thought, in which the laws of common sense held good in everyday life and in certain exact sciences, but could be disregarded by the politician, the historian, and the sociologist."

  • bismak

    Na década de 1970 havia na imprensa brasileira, alguns elogios ao governo chinês pelo fato de ele aproveitar a mão de obra existente, em vez de fazer o uso de máquinas. Seja na agricultura, seja na construção civil, etc.

    Era a época da forte industrialização do Brasil e haviam muitas críticas ao governo brasileiro por optar a industrialização do país, em vez de fazer o uso da imensa mão-de-obra barata brasileira.

    Esta polêmica durou muitos anos. A industrialização causava desemprego e miséria, segundo alguns, porque roubava empregos, muitos empregos.

    Durante o governo de Mao-Tse-Tung foi criado uma previsão de apenas construirem uma fábrica de tratores agrícola para depois do ano 2000, pelo que recordo.

    Acredito que apesar da censura, deva acontecer lá o que aqui aconteceu, quando da (falsa) ditadura militar brasileira que tinha o apoio da burguesia emergente, ofuscando os militares.

    Os chineses ainda devem demorar um certo tempo, para lutarem contra a censura, pois eles estão ainda crescendo muito, e não vão sentir a falta de algo que nunca tiveram.

    Ass: Wikiretardado.

  • É Cardoso, fica difícil barrar todo mundo. Ainda mais que é quase impossível achar cada postador de notícias. E os clones pelo resto do mundo? A China nem tem como barrar!

    Será que podemos comemorar pelo menos um pouco?

    Abraços.

  • Não entendo muito de China (chineses são esquisitos, que fiquem pra lá e eu pra cá), mas afinal o que tem a ver um incêndio em um prédio, mesmo sendo de uma TV Estatal, para merecer tanta censura por parte do governo chinês? Será a mesma neura dos nossos Censores (lembram? que saudade daquelas aberrações), que viam comunistas e conspiradores contra a ordem política e social até embaixo da cama de seus próprios filhos? Graças a Deus, atualmente, esconder informações é impossível, graças à rede.

    <abbr>garfi – último post do blog… MACONHA PODE CAUSAR CÂNCER DE TESTÍCULO</abbr>

  • Henrique

    Hao Ba!

    ZhongGuo yao protect ta men ren!
    ou seja, eles só querem proteger seu povo da perversão Capitalista que asola este mundo pré-civilizado…

    fica ae o flame…

  • No brasil ( em minúsculo mesmo ) a internet nos deixa com cara de idiotas, pose de idiotas e nos comportamos como idiotas. Onde estão portadores de celular com câmera de video para filmar o momento em que petistas dão dinheiro para a Carta Capital e para a Caros Amigos num restaurante em São Conrado ? Detalhe: restaurante lotado.

    Além de saber que essas revistas horrorosas são altamente deficitárias e só existem por causa do dinheiro de estatais. ( A Petrobrás chega a pôr 3 vezes mais dinheiro nessas revistas do que na VEJA por exemplo )

    De que adianta a liberdade e livre acesso a informação, se o tapuia tupiniquim não consegue distinguir um bandido sem prestobarba de um presidente da república ? Você pode esfregar na cara do brasileiro o que há de pior nesse país, ele não ligará, desde que haja alguns trocados para a pinga no boteco da esquina e 2 reais para ele ver pornografia na LANRAUZE do bairro

    Patrocinado pelo Bolsa-Família é lógico !

    A China é aqui…

  • Zictor

    Cardoso,

    Não tô entendendo qual a tua nesse post, mas acho que tu tá comento mosca. Eu moro em Beijing, e não sei de nenhuma grande censura em relação ao incêndio. Ontem não foi o Dia de Ano novo, esse foi faz duas semanas. Ontem foi o festival das lanternas. O vídeo que você postou foi de Hong Kong, e está em Cantonês, ou seja, a maioria dos chineses (mais de 90%) não entende o que a repórter fala. E os caracteres são diferentes também.

    Sobre censura na China, posso dizer que está cada vez menor, menor hoje do que há alguns anos. E o funcionamento dela é muito mais complexo e eficiente do que simplesmente bloquear.

    Além disso, não posso ver o motivo de censurar o incêndio. Se você quiser, posso dar uma sondada por aqui, mas acho que não rolou isso tudo, porque os fóruns que eu freqüento falam normalmente do assunto (tudo bem que são em inglês, e eu estou com preguiça de ler chinês.

    • Também fiquei bolado, mas com a parte do ano novo, porque no Garena tinha até a contagem regressiva das horas que faltavam e os doteiros de plantão comemoraram no chat =]
      Mas voltando à questão. A censura na China ainda existe e é grande. Achamos que está cada vez menor porque as ações estão além da censura, o que em certos casos dificulta sua real compreensão.

      • Cantonês, chinês, meuovonês!

        Quem entende essa porra? Acho que só o cara aí que mora lá mesmo…

        Tanto faz se tem censura forte ou fraca.

        Se é ano novo ou não.

        Quem quer saber o que rola na China?

        Desde que o Naikes, iClones, MP11's e outros produtos continuem custando uma mixanga…

    • Que tal verificar as FONTES do artigo?

      • Zictor

        Verifiquei, e continuo achando que você escreveu sem saber o que escrevia. Não conhece a relação do povo chinês com o governo, e não sabe como a censura funciona. Fez suposições baseadas em preconceitos.

        O povo chinês não se importa tanto com o governo como se gostaria de imaginar e acha que essa insistência em "democracia" dos ocidentais são aspirações imperialistas.

        Claro que sabem que o governo censura, mas não se importam enquanto tiverem melhoria de vida e desenvolvimento econômico. Claro, com o crise e as complicações, ninguém sabe do futuro.

        Mas dizer que o governo ficou parecendo idiota foi um post sensacionalista e raso. Seria como se eu dissesse que você parece um idiota quando erra. Óbvio que você não parece um idiota, especialmente porque sua base de leitores nem se importa com a China, como evidenciado pelos comentários. Da mesma forma, os chineses não se incomodam com o governo controlando a informação no caso do incêndio. (Mas se incomodaram com as escolas que ruiram no terremoto e com o leite…)

        • Rafa

          Um exemplo de democracia que não anda muito bem das pernas e deu certo é a Cingapura, cujo mesmo partido controla o governo desde… sempre.

  • Rafa

    Texto beeeemmmm estereotipizado… no mais, creio que a maior imagem que a internet passa não é a de "tiranos com cara de idiotas" e sim a de um governo que apesar de seus defeitos, faz um país com uma classe média crescente, com uma indústria crescente, com um sistema de justiça que funciona (é só comparar o que acontece com quem adultera leite la e quem adultera leite aqui…), que reconhece uma crise e não fica fingindo que esta só acontece com o vizinho e acima de tudo, que sabe enfrenta-la.

  • Ainda estou tentando entender por que diabos esse acontecimento seria censurado na mídia :-/ Estranho

    • Fabio

      pro resto do mundo nao apontar o dedo pra eles e diser: "hahaha, não sabem brincar com fogo sem se queimar"

      • Ou para não mostrar que a infra-estrutura de 99,99% das construções chinesas são horríveis… Eles mostram o que convém, o mesmo que a União Soviética fazia.

  • Pingback: O poder da Internet at www.egermano.com()

  • Você está certo. Informação sem ação prática não é nada. Quer maior exemplo do que nós mesmos?

    A cada segundo surgem informações na Internet e na imprensa de escândalos e maracutaias de toda espécie. As pessoas se horrorizam por trinta segundo e, ao virar a esquina, votam exatamente nos mesmos "bonecos" que foram denunciados e cometem os mesmos erros.

    Informação sem ação é uma ferramenta onde falta a força para promover as mudanças.

  • Nem precisava ir à China. Aqui pertinho temos a Venezuela, a Bolívia, Cuba….Lula….

  • A Internet, apesar de acessível para a população, requer conchecimento e técnicas de marketing eficientes para poder proporcionar inclusão dos usuários em posicionamentos satisfatórios.

  • "The Streisand effect is a phenomenon on the Internet where an attempt to censor or remove a piece of information backfires, causing the information to be widely publicized."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Streisand_effect

    <abbr>Galeno – último post do blog… OneLag: @geekpobre acrescenta 2*raizdecem em cada lado da igualdade. Depois pega a raiz positiva de um lado e a negativa do outro.</abbr>

  • Aliás, como é o nome do "efeito" de qdo alguém tenta encerrar uma discussão apelando pro nazismo? Vc mesmo usou isso ao responder um comentário aqui uma vez…

    <abbr>Galeno – último post do blog… OneLag: @geekpobre acrescenta 2*raizdecem em cada lado da igualdade. Depois pega a raiz positiva de um lado e a negativa do outro.</abbr>

  • Meu, eu ja conhecia o prédio da primeira foto, mas olhando agora, ele me pareceu assustadoramente com os robôs do Tron!! http://webhome.idirect.com/~tomyee/tron_files/tro

  • Marcelo

    Aliás, o video foi removido…que coisa né?

  • porno porno Orgation for news Economie Co-oparation and Development has joined French and EU offcaals in calling for a move tow?rds jointl?-guaranteed eurobonds at a time it seem as perilous for the global want o porno. In addition, the right travel plus medical insurance plan can often eradicate those fearas that come with journeying abroaad. http://www.superbilet.com/ A medical crisisa can soon become a to quiackly slam, http://www.superbilet.com – porno

  • internet é um grande meio, independente das pessoas que usam!