“Twitter é email de pobre”

Compartilhe este artigo!

A declaração incrivelmente não veio de Steve Ballmer, CEO da Microsoft e especializado em enfiar o pé na boca, como quando disse que Software Livre era coisa de comunista (mas é).

O autor foi outro CEO, Eric Schmidt, que comanda uma empresa que até pouco tempo era sinônimo de inovação e rebeldia, a Google.

Em uma conferência de Tecnologia do Stanley Morgan, Eric declarou:

“Falando como um cientista da computação, eu vejo [o Twitter e microblogging em geral] como uma espécie de sistema de email de pobre. Em outras palavras, eles tem aspectos de um sistema de email mas não oferecem os serviços completos.

A questão sobre empresas como o Twitter para mim é: Fundamentalmente eles evoluirão como um fenômeno de notinhas ou eles fundamentalmente evoluirão para fornecer armazenamento, gerenciamento, identidade e todos os outros serviços que emails tradicionais oferecem? Ou os serviços de email irão aumentar suas funcionalidades e assumir algumas das características [do twitter]?

Eu acho inovação ótimo. No caso do Google, nós temos um instant messenger muito bem-sucedido, e é o que a maioria das pessoas termina usando.

O sucesso do Twitter é maravilhoso, e eu acho que mostra que existem muitos, muitos meios de alcançar e comunicar, especialmente se você está disposto a fazer isso publicamente”

Eu acho que é era de trocarem de CEO. Quando o sujeito não consegue entender a diferença entre Twitter e email, quando tenta usar táticas rasteiras de diminuir a importância da concorrência, e ainda empurrar um produto que ninguém quer, temos problemas.

O problema fundamental do Twitter não é achar a sua utilidade. Eu me debati por muito tempo tentanto encontrá-la, até que entendi que algo não precisa ser útil para ser divertido. O fundamental do Twitter é que hoje ele não tem renda.

O Twitter é como uma prostituta ninfomaníaca em uma cidade onde ninguém tem dinheiro.

Todo mundo usa, todo mundo gosta, mas mesmo que ela passasse a cobrar, ninguém teria como pagar.

Já a utilização, depende. O Twitter pode ser usado para reportar ao vivo acidentes aéreos, para pedir ajuda na floresta, para fazer pesquisa de mídia instantânea, pra organizar saidas pra night (balada, em português carioca) e até para organizar ataques terroristas.

Nada disso tem a ver com email. A única forma de usar o Twitter como email, Mr Schmidt, é abusando do Carbon Copy, coisa que não se faz, como todo cientista de computação sabe.

Curioso é que segundo o Michel Lent, o Google quer comprar o Twitter.

Comprar um sistema de email de pobre, Eric? Isso não faz sentido. Só faria sentido se essas suas declarações fossem fruto da mais pura e sincera inveja, do Twitter ser um sucesso global, sendo usado inclusive pelos deputados e senadores nos EUA:


Aliás, eu acho que nem é inveja. É despeito, pois apesar de todo o nome do Google, e do dinheiro investido comprando a companhia, nenhum Twitteiro (nem o resto do mundo) dá bola pro Jaiku.

Fonte: Silicon Alley Insider



Compartilhe este artigo!