Imagine se o Iraque não existisse

Compartilhe este artigo!

Stephen Colbert é um comediante que apresenta o Colbert Report, um programa de Fake News no Comedy Central. Embora seja restrito a uma audiência de TV a Cabo, por volta de 1 milhão de espectadores, esse milhão é extremamente relevante, Colbert já levou todo mundo no programa, de Rainhas a Presidentes. BIll Clinton é figurinha carimbada lá.

Na última semana o programa está sendo transmitido do Iraque; o programa foi convidado para participar de eventos da USO, organização que entre outras atividades promove entretenimento para os soldados. Colbert apareceu diante das tropas com um terno feito em tecido camuflado e segurando um taco de golfe, referência ao lendário Bob Hope, ator que fez shows para as tropas nas linhas de frente em todas as guerras, da 2a Guerra Mundial até a 1a Guerra do Golfo, quando já tinha 87 anos.

No primeiro episódio Colbert entrevista o General Ray Odierno, o Comandante Máximo das tropas da coalisão no Iraque. Como parte do quadro, o General diz que se Colbert quer ser um dos soldados, precisa cortar o cabelo. Ele recusa, diz que só com ordens superiores. Nessa hora aparece em um telão ninguém menos do que Barack Obama.

O Presidente dos EUA diz que está acompanhando a discussão. Colbert pergunta: “O senhor estava ouvindo? Seus satélites são tão bons assim?” para o quê Obama responde: “Não, minhas orelha são grandes assim”. Em seguida ele manda o General cortar o cabelo do apresentador. Veja:

The Colbert Report Mon – Thurs 11:30pm / 10:30c
Stephen Gets His Hair Cut
www.colbertnation.com

Colbert Report Full Episodes Political Humor Stephen Colbert in Iraq

Você deve ter pensado que Colbert tem um puta prestígio, para conseguir que o Presidente dos EUA participe de uma brincadeira. Não. Ele é conceituado, mas o motivo essencial para Obama ter participado é prestigiar as tropas.

Uma das lições mais duras aprendidas no Vietnã foi o resultado de tratar mal suas tropas, o dano que isso causa a sociedade como um todo. Toda a sociedade, exceto os mais radicais aprendeu que independente da validade das guerras, os soldados estão na Linha de Frente dando seu sangue, e merecem todo o respeito e admiração por isso.

Agora imagine que não há Colbert, não há Obama prestigiando as tropas, imagine que ninguém nem sabe que os EUA tem tropas no Iraque. Imagine esses veteranos voltando pra um país que nem sabia que eles haviam partido.

Isso está acontecendo AQUI, meus caros. Este revoltante relato no Diário de Um PM fala sobre soldados brasileiros com síndrome de stresss pós-traumático, após integrarem as tropas brasileiras no Haiti.

Sim, Virgínia, existem tropas brasileiras no Haiti. Fazem parte das tropas de paz da ONU (na verdade o Brasil é o principal membro e comandante da operação) e estão lá desde 2004. O Haiti é uma favela cercada de água por todos os lados, que conseguiu resistir a toda e qualquer tentativa de civilização. Nem ditadores sanguinários conseguiram colocar ordem naquilo.

Infelizmente grandes poderes regionais exigem grandes responsabilidades regionais, e o Haiti está dentro da esfera de influência brasileira. Isso resulta em relatos assim:

Conversando com alguns deles [os veteranos[], depois de mais calmos, ouvi relatos horríveis sobre o dia-a-dia entre o MEDO DE TER QUE MATAR e a CERTEZA DA MORTE, nas favelas haitianas.

Segundo eles, os corpos das pessoas mortas nos combates ficam expostos por semanas a fio, sem que ninguém os recolhessem, pois justamente as pessoas que tentam dar cabo do trabalho funesto são os alvos preferidos dos franco-atiradores, além de enfermeiros e paramédicos.

Você sabia que ainda havia tropas brasileiras lá? Ou sequer que haviam sido enviadas? Pois é. Eu nem diria que a mídia está boicotando. Ela está é cagando e andando. Uma busca no Google por “Tropas Brasileiras no Haiti” traz na primeira página:

  • Uma notícia da Agência Brasil, de 2007
  • Uma notícia da Folha de S. Paulo, de 2005

Fora isso nenhum veículo de mídia relevante. Os outros links são só “denúncias” de gente como o PSTU e aquele site nojento, o comitê de mídia independente, que é composto basicamente de fracassados que odeiam o mundo. O que esses comunistas FDP não entendem é que imperialista é o cacete. O Haiti não tem petróleo. O Haiti não tem porra nenhuma. A principal atividade econômica do país é tirar leite de formiga.

O Brasil está lá como Capacetes Azuis, tropas da ONU tentando estabilizar um país que não tem governo viável em nenhum nível hierárquico. Chamar essas tropas de invasores imperialistas é cuspir na cara tanto desses soldados quanto da população que sobrevive graças aos donativos distribuídos e serviços de saúdo providos pelos médicos militares.

Informações, há. O site do Exército traz uma página detalhada sobre a Missão de Paz, com informações atualizadas.

Infelizmente parece não ser do interesse de ninguém divulgar sequer que essas tropas existem. Então voltarão ao Brasil, sem apoio, sem suporte, traumatizados e prontos para explodir. Aí quando matarem alguém, a mídia irá denunciar os “Rambos” brasileiros, com toda a intensidade e veemência de quem não viu Rambo I, ou se viu não entendeu.



Compartilhe este artigo!