Descamisado sim, deschicletado não!

Durante algum tempo a LG fez uma promoção pra promover a Top Mount, uma daquelas geladeiras cheias de sacanagem. Envolvia tuiteiros escolhidos a dedo, mini-gincanas e os prêmios eram mínimos. Coisa como… porção de empadinhas.

O diferencial: Eram entregues em casa, no mesmo dia, em geral naquele final de tarde quando a fome começa a bater. Pediam muito pouco em troca, era uma brincadeira divertida e todos ficaram felizes.

Outro dia comecei a ver um zum-zum-zum, uma promoção da Trident atrás de um sujeito com razoável capacidade criativa e espírito aventureiro, deveria sair pelo mundo de sunga vermelha, visitando 7 países atrás de aventuras radicais. Junto com ele uma turminha do barulho, na maior adrenalina.

Para minha surpresa, chega aqui em casa um tubo. Como veio da Espalhe, pensei logo na Vingança do Manson. Procurei por tique-taques, levei pro aeroporto pra passar no Raio-X, nada. Decidi abrir e sim, era A Vigança do Manson:

Ele mandou uma sunga, com convite para participar da promoção, deveria mandar vídeo usando o tal traje sumário, dizendo porquê ser escolhido como sunga boy e viajar pelo mundo. A viagem está sendo acompanhada via Twitter.

Problema: Eu conheço pessoalmente o Manson e o Gustavo. Eles sabem MUITO BEM que atividades atléticas não são o meu forte, e que a ÚLTIMA coisa que a Trident quer sou eu de sunga.

Problema 2: O Manson também sabe muito bem que eu adoro uma sacaneada bem-feita, e mandar a sunga pra mim foi na mosca. Eu TERIA que publicar com uma resposta a altura. No mínimo seria um vídeo usando a tal sunga.

Aqui entra a vantagem do blog, a gente pode parar tudo e arquitetar uma “vingança”, não temos o compromisso dos veículos mais engessados. Ao mandar o kit o Manson sabia disso. Também sabia que eu não iria ficar de mimimi “está me ofendendo”, etc.

Portanto, caro Manson, fica assim: Agradeço o convite mas vou ter que abrir mão da promoção, eu já tenho uma Cueca do Rambo, e ela não combina com a Sunga do 7 Splashs.

Aí alguém pergunta: Poxa, você fez um post divulgando a promoção da Trident por causa de uma sunga que não cabe e um pote de chicletes?

Não, fiz por causa de uma boa idéia.

O VALOR dos brindes não é necessariamente o fator principal que vai induzir um blog a divulgar o produto. A maior parte está na abordagem.

Anteontem recebi um telefonema de uma agência fazendo campanha para um cliente GRANDE. Grande eu digo com valor de mercado de 111 BILHÕES de dólares. A conversa foi mais ou menos assim:

“Oi, gostamos muito do seu blog e do seu twitter, bla bla bla. Estamos divulgando nossa nova campanha e queremos oferecer um presente para seus leitores. Você faria posts no blog e no twitter sobre a campanha, e o 10o leitor que retuitasse a mensagem ganharia uma camiseta.”

“OK, e o que eu levo nisso?”

“Ah, você pode ganhar uma camiseta também”

“Tá, mas estou falando de compensação financeira”

“Como assim”

“Grana, bufunfa, capim, show me the money”

“Ah, nós não estamos trabalhando com remuneração neste momento, mas isso seria uma forma de divulgar o seu Twitter”

“Thanks, but no thanks”

Depois disso recebi uma enorme quantidade de mensagens no MSN de blogueiros perguntando se eu havia recebido a tal proposta. Só para mostrar o nível de indignação, um dos blogueiros mais boa-moça do planeta depois do Nick Ellis descreveu assim a proposta:

 “Meio caracu. Meio não…completamente”

Não é questão de valor, nem do brinde. Eu já fiz divulgação em troca de camisetas.

Abordagem e planejamento são essenciais, assim como respeito. Você não aborda blogueiros que exercem sua função profissionalmente como se estivesse oferecendo camiseta pra time de várzea. Estamos falando de gente que viaja rotineiramente ao exterior, bancado por clientes. Nós não precisamos de uma “ajuda na divulgação do Twitter”.

O produto é bom, o cliente é excelente, até por isso estou preservando o nome, não merecem a queimação. Só precisam escolher melhor com quem trabalhar, fica complicado querer uma boa imagem em redes sociais, tratando os veículos e pessoas como pobres pedintes desesperados por qualquer esmola.

Nós gostamos de brindes E de idéias. São as duas formas (fora pagar) de conseguir divulgação em blogs. Pena, “ajudinha na divulgação”, estamos dispensando.

Até porque suas camisetas não combinam nem com a minha cueca do Rambo NEM com a sunga do 7 Splashs.

Leia Também:

  • A casa agradece você ter nos poupado da foto com a sunga.

  • O que me deixa puto nestas situações é o pessoal que não tem a mesma percepção de respeito e qualidade do produto e acha que estamos de mesquinharia.

  • O povo respeita puta, tratando como profissionais. Quero saber quando aprenderão a respeitar quem vive de blogs/redes sociais.

  • marcelo

    Perfeito.

    "Ah, nós não estamos trabalhando com remuneração neste momento"

    Quer dizer que eles estão dando camisetas, preparando material, contatando blogueiros tudo de graça? O que eles são? Agencia de publicidade ou casa de caridade?

    É a única explicação para pedir que se trabalhe de gaça certo?

    Abraço

  • Esta não foi a 1ª proposta Caracu que eu recebi, mas foi a pior por ter vindo de onde veio.

    Eu já abracei diversas boas idéias sem levar nada em troca, apenas pelo prazer de divulgar.

    Nos dias atuais, quem ainda trata blogueiro profissional como "escritor de diarinho" demonstra estar desconectado da intenet e de sua realidade. Bola fora. #epicfail

  • Concordo em tudo com você!

    Blogueiro deve se dar o respeito e não sair aceitando qualquer coisa.

    Semana passada recebi um telefonema de uma padaria famosa aqui da minha cidade, dizendo que queria divulgar o produto e tal.

    Fiz a mesma pergunta que você: "o que ganho com isso?".

    – Um dia sem pagar nada em nossa nossa loja, sem pagar nada!

    – Posso levar mais alguém?

    – Não. Só você.

    – Não, obrigado. Não estou passando fome.

    Vai vendo aí.

  • Buxexa

    Cardoso,

    Dá a sunga pro morróida.

  • sorry mas essa foi a pior ideia que já ouvi falar nos ultimos anos. Aliás, esse Manson é um que inventou q foi pro Piaui?! Fail.

  • Esta abordagem não foi boa mesmo, sou até politico em época de eleição, "Te dou uma camiseta, e você me da seu voto" quem da camisetas é vereador desesperado…

    RESPEITO É BOM E EU GOSTO, EU, VOCÊ TODOS NOS

  • Paulo

    Tá Cardoso, desembucha: Coca ou Intel? #curiosidade

  • A frase que eu ia colocar o Douglas Costa já disse:Respeito é bom,eu gosto,todos nós gostamos.

  • Augusto

    Hipocrisia e pregüiça.

    (Pelo menos não seria a primeira vez)

  • Lendo isso me lembrei de duas propostas que recebi há algum tempo: Uma o cara queria divulgar a "informações contra a dengue" só que o link dele era um hotsite do um analgésico. Questionado o cara se identificou como representante de uma agência que estava "fazendo um trabalho de saíde pública numa campanha para o tal laboratório".

    A outra foi uma agência que pediu resenha de um livro. Ela mandaria o livro e eu teria que linkar o hotsite, recomendar a compra na resenha e depois devolver o livro. Quando contestei a "criança" ainda se manifestou indignada pelo meu comportamento "contra a cultura e contra a leitura"; que tachou como um absurdo para alguém que vive de comunicação.

    Você é menosprezado, tentam te iludir e ainda "se acham".

    Mas, você nessa sunga vermelha…

  • Cardoso, eu decidi aceitar a proposta da campanha das camisetas porque acho que pode ser interessante para quem me segue no Twitter. Eu não vejo problema na falta de remuneração desta ação, até porque já fiz muita divulgação de graça para empresas que gosto e admiro, o que é justamente o caso desta.

    Quanto a campanha do Trident, apesar da ótima idéia, eu não gravaria um vídeo de sunga vermelha de jeito nenhum, até em respeito aos meus leitores. ;)

    Eu já tinha comentado neste post, mas acho que aconteceu algum erro no envio, por isto não estranhe se este comentário aparecer duplicado.

  • Layanna Maiara

    Concordo categoricamente. Blogueiros não são pedintes. E eu adorei a idéia da Trident, é genial.

  • Da próxima vez, fazemos uma sunga camuflada pra você. Agora que conhecemos seu gosto em peças íntimas e tal.

    ;)

  • Victor Perez

    Ah, essa intel.

  • Por isso eu digo, publicidade mal feita é uma desgraça.

  • PI

    A frase que eu ia colocar o Douglas Costa já disse:Respeito é bom,eu gosto,todos nós gostamos.

  • uçak bileti you can see scheduled flights cancelled to bad conditions Please keep Checking the status of your flight online befor coming to airport. Further Information Please Call You can also check your flight status on your mobile phone by visiting .uçak bileti.To get more information about mobil applications please visit our mobile applications page, http://ucuzucakbileti.org – uçak bileti