Paraíba judia da História

Compartilhe este artigo!

Que o Bolsa-Família faz sucesso eu acredito, mas sinceramente era hora do Bolsa-Escola. Pelo menos assim não haveria esse tipo de vergonha.

Uma frase clássica diz que aqueles que se esquecem da História estão condenados a repeti-la. Eu digo que aqueles que se esquecem da História estão condenados a passar vergonha como o Governo da Paraíba, que teve a pior idéia na escolha do nome de um projeto desde Buda, o Idiota Gordo, novo livro de Salman Rushdie.

O Projeto em questão utiliza mão-de-obra de prisioneiros, ex-detentos, e inclui (sic) fardamento. O nome do projeto?

“O Trabalho Liberta”

Lembrou alguma coisa?

Em alemão fica melhor:

Essa inscrição infame entrou para a História como uma das mais cínicas demonstrações da crueldade humana de todos os tempos; como uma piada de absoluto mau-gosto foi colocada pelos nazistas no Portão de Entrada do Campo de Concentração de Auschwitz, onde 3 milhões de pessoas foram exterminadas como ratos, sobrevivendo apenas durante o tempo em que ainda tinham condição de realizar trabalhos forçados para nos alemães.

Portanto, queridos coleguinhas da Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária, sugiro que na hora de escolher o nome para um projeto envolvendo detentos e trabalho, tentem não escolher um que remeta diretamente aos eventos que cunharam o termo Holocausto, ok?

Dica do Guilherme Grünewald, via Twitter.



Compartilhe este artigo!