Ironia: Para o Globo a Terra é Plana

O bom jornalista deve se ater aos fatos, sob o risco de virar cronista, sendo que nem todo mundo tem bagagem e talento para dar opinião.  Mas isso só não basta. Mesmo para se ater aos fatos é preciso um mínimo de cultura geral e visão de mundo.

Do contrário os mais bem-intencionados passam vergonha, como nesta matéria d´O Globo:

 

grobo1

No texto o jornalista narra a incontestável onda de calor que assola o Rio. Entrevista meteorologistas, cita datas, faz o dever de casa direitinho. Até a hora que resolve ser dramático e garantir o título da matéria:

“Na Praça Mauá, este índice era de 46,3 graus – apenas dois décimos abaixo da campeã Ada, cidade no leste de Gana, na África. Na borda sul do deserto do Saara, o mesmo cálculo teve como resultado 33 graus.”

“UAU”, o editor deve ter pensado. Rio mais quente que o Saara! 33 graus versus 46,3! Liguem pro Al Gore!

OK. A matéria faria sentido se vivêssemos em Discworld, o mundo criado por Terry Pratchett:

discworld 

Porque aqui  lamento informar, caro repórter d´O Globo, é perfeitamente normal nossa temperatura em Fevereiro ser maior do que a do Saara. Não sei se ensinaram isso na sua faculdade mas a Terra é redonda (pergunte ao Eratóstenes) e as Estações são alternadas entre os dois hemisférios. É INVERNO no Deserto do Saara (na verdade em todo o Hemisfério Norte). Na Cidade do Cairo hoje a temperatura é de 24 graus.

Será que não basta se ater aos fatos verdadeiros? Poxa, no texto mesmo é dito que o Rio está tendo “o mês de fevereiro mais quente dos últimos 50 anos”. Isso já chama atenção suficiente, não é preciso mudar a forma da Terra.

 

Fonte: Twitter do Luiz Bento

Leia Também:

  • NOSSA :o

    você não acha que foi um pouco grosso?

    • Acho, mas estou pouco me fodendo com isso.

    • Você é nova por aqui, pois, não?

    • Pouco grosseiro? Em que mundo você está meu amor? Oi…seja bem vinda a terra! Concordo com o Cardoso…para essas coisas, não existe paciência certa…aff! Esses jornalistas de meia tigela aproveitam do poder, digo poder mesmo, pois eles são capazes de manipular informações mesmo…para chamar a atenção do publico na busca de ibope. Agora o que não podemos é acreditar em tudo que vemos, melhor em tudo que lemos, a internet está ai a nossa disposição…então é inaceitável que matérias como essa nos assustem.

  • Este tipo de sensacionalismo dava certo na época que as pessoas liam os jornais e achavam o máximo tudo o que os jornalistas escreviam, por que sua visão de mundo era praticamente ditada por eles. Essa apelação já não adianta hoje por que, além de algumas curiosidades, superstições e crendices terem sido quebradas, é muito mais rápido e fácil pesquisar e provar que algo está errado ou mal colocado.

    • É verdade…concordo plenamente com você. É a mesma coisa que acontece ainda hoje, em tempos de campanha eleitoral. Os candidatos compram pesquisa Ibope, para se colocarem como líderes das intenções de votos. Mais o interessante é que quando sai o resultado final, eles estão lá pra trás…rsrsr. Graças a Deus primeiramente, e depois a nossas mentes criadoras que temos a internet como nossa aliada. Portanto é normal que essas exagerações aconteçam…É a busca por ibopé. Chamar a atenção do publico. Pena que nem todos somos como nós, blogueiros e blogueiras que discordam de tudo ate que se prove o contrário…rsrsr

  • Bom, outro aspecto que foi desconsiderado pela mídia gagá é o fato de a cidade do Rio de Janeiro ser bem urbanizada e contar com alguma vegetação herdada da Mata Atlântica, enquanto a cidade de Ada, ao sudoeste do Deserto do Saara, talvez não deva ser tão urbanizada e arborizada assim, apesar de também ser uma cidade litorânea. Acredito que tais aspectos influenciem a sensação térmica, embora eu não saiba especificamente como.

    • Não é bem assim. Bairros coo bangu não são tão bem urbanizados e não há tantas árvores. É lá que medem a Máxima da cidade.

    • Roberto Hache

      O cálculo da sensação térmica baseia-se numa fórmula proposta pelo NOAA, que considera a velocidade do vento como fator redutor da temperatura apontada pelo termômetro. Empiricamente, os aspectos que você menciona podem influir, pois, em tese,afetam a circulação e a velocidade do vento pontualmente, ou seja, numa mesma cidade, por exemplo, a sensação térmica poderá variar num dado momento, mesmo que as temperaturas sejam as mesmas, mas poderá não ser mensurada. O que se divulga é, salvo engano, a sensação térmica média, que negligência os aspectos que você citou em favor da simplificação do cálculo.

  • Cauê

    Por isso que odeio a maior parte dos jornalistas!

    • Eu sinto pena da ignorância deles.

      Na Faculdade eles não aprendem história nem geografia, o que é fundamental para um ser humano situar-se no universo, imagine para um jornalista que terá que viajar.

      Bom… isso eles não aprenderam no segundo grau e nem no primeiro grau.

      Já conversei com jornalistas que não sabiam diferenciar o Paraguai do Uruguai, e nem Ciudad del Este de Punta del Este. E muito menos saber onde ficavam esses dois países. Um deles, já falecido, não sabia que tinha havido uma segunda guerra mundial nem muito menos uma primeira.

      O que dizer do deserto do Sahara!! Eles devem de pensar que fica na Arábia, assim como pensam que ficam a India e o Afganistão.

      Coisas da falta de fósforo no cérebro. Essa deficiência poderia ser remediada comendo peixe, mas este país só come peixe na sexta feira santa. ainda bem, senão os dois neurônios deixariam de funcionar!!

      é isso.

      • Um deles, já falecido, não sabia que tinha havido uma segunda guerra mundial nem muito menos uma primeira.

        .

        Hã????

        • O ensino de história e geografia no Brasil é muito deficiente.

          Isso é fundamental para manter a ralé dentro da senzala.

    • Que merda, hein?!

  • Cara, tem um jornal do Rio que eu esqueci o nome que você vê coisa bem pior que isso. A globo então daqui a pouco vai falar que o Rio será invadido pelas aguas em decorrencia do aquecimento global, até o cristo vai ficar em baixo da agua.

  • Alexandro D. Almeida

    O que tem haver o fato da Terra ser redonda com a alternacia das estações entre os dos hemisférios.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Axial_tilt

    • Victor Costa

      Alexandro, leia algo sobre equinocios e solticios que voce vai entender.

      • Alexandro D. Almeida

        Victor Costa,

        Repito a pergunta com um complemento: O que tem haver o fato da Terra ser redonda com a alternacia das estações entre os dos hemisférios, o equinócio e solístico.

        Acho que você não viu/não leu o link que eu coloquei no meu comentário acima, porque senão iria perceber que as estações do ano, o equinócios e o solstícios não existem pelo fato da Terra ser redonda, e sim pelo fato que a Terra tem uma inclinação em relação ao seu plano orbital com o Sol.

        Se ela fosse apenas redonda, e não tivesse esta inclinação, não teríamos estações do ano, e muito menos equinócios e solstícios.

        Então a maioria aqui esta sentando em cima do próprio rabo para tirar sarro do rabo dos outros.

        • Roberto Hache

          O colega tem razão. Uma breve pesquisa mostra que é a inclinação do eixo que determina as estações do ano e não o fato do planeta ser esférico. Em 2000 e 2004 estive no Cairo (em junho ou julho, portanto, verão) e, eventualmente, a sensação térmica não me pareceu tão acachapante quanto a do Rio hoje, embora não saiba dizer de quantos graus era. No entanto, a matéria do jornalista, infelizmente, não deixa claro como o cálculo foi feito (como as temperaturas foram comparadas), mas pode ser correta, i.e. os 33 graus citados podem ser atípicos mas corretos hoje. Por exemplo, tipicamente não neva no Saara (apesar das costumeiras temperaturas noturnas), no entanto existe pelo menos um registro de nevasca (o único até onde sei) datado de 1979 no sul da Argélia, ou seja, bem no meio do Saara. Não é típico, mas ocorreu.

  • pvr

    Um absurdo que num blog de tão grande abrangência ainda divulgue fatos de maneira errada! Você, Carlos Cardoso, é um fanfarrão. Todos sabemos que a Terra não é redonda e sim GEÓIDE! Denunciar-lo-ei aos professores de Geografia que de tão importantes irão, obviamente, crucificá-lo.

    Estupfeato com essa infâmia digo: LULz – A maior piada da história a forma da Terra ser geóide que é um modelo para representar a Terra. Parece até definição de recursão dos livros de computação.

    • O bundão, me perdoi Cardoso pelo adjetivo. Mais o mané, o que está em cogitação não o fato da terra ser redonda, esférica, geóide…e blá, blá. O que esta em pauta é a safadeza desse jornalistas em aumentarem as coisas, sempre em busca de chamar a atenção do povo. A matéria por si só já deixa claro que esses é o mês mais quente dos últimos 50 anos…você que o que mais? Que q eu repita? Então é obvio que estaria mais quente do que lá no deserto. Aff! Vai lá denunciar…há aproveita e chama a polícia também…pedi ajuda ao discovery, quem sabe eles não arrumam um jeito de prender o cardoso…rsrsr. Não sou nenhum defensor de ninguém não, mais essas besteiras tem que ser abolidas…vai lá seu promotor de justiça…

      • pvr

        Com tantos erros de português não me surpreende que você não saiba interpretar texto.

  • Segundo o adágio de André, o Supremo: "Jornalista falando de Ciência é a mesma coisa que tartaruga tentando costurar".

    .

    A propósito, a idéia da Terra ser sustentada por elefantes, e estes sobre uma tartaruga vem da mitologia hindu. Mas a concepção artística de Pratchett é fenomenal.

    • Concordo. É uma bela pintura.

      • Esqueci de mencionar:

        Para algumas religiões, o mundo ainda é plano.

        Não vou citá-las para não me comprometer, mas o Google está aí para isso.

      • Schovscovski

        Só para esclarecer, Pratchett é um escritor, e não um ilustrador. Eu acho. Bom, pelo menos ele é primeiro um escritor e depois, talvez, um ilustrador.

        Leiam Terry Pratchett :D

    • Eduardo

      Puts… Passei um tempão procurando essa mesma informação pra comentar aqui, mas pesquisava na mitologia grega…

  • Zeca

    "O que tem haver o fato da Terra ser redonda com a alternacia das estações entre os dos hemisférios."

    É verdade. Se a Terra fosse cilíndrica, por exemplo, ocorreria o mesmo efeito. O Cardoso misturou as coisas.

    • Alexandro D. Almeida

      Exatamente!

  • Pronto, agora acordei feliz, nesse calor, suando no ar condicionado e sem inspiração para um poema… Mas feliz, com a Grobo se queimando. Obrigado, tio Cardoso. :)

  • Dá um desconto, no mapa mundi que tem no escritório dele, a terra é oval e plana:
    http://wopaaa.files.wordpress.com/2009/07/mapamun

  • Nando

    Se o índice de sensação térmica é calculado com base na umidade do ar, obviamente o do Rio de Janeiro será maior que o de um deserto.

  • Jean

    Brasil para brasileiros…

    Povo não liga pra isso, liga pra Lia brigando que nem louca com Viadinhos do BBB!

  • Cara, pertinente vc ter feito esse post.

    No Daily show de ontem (recomento assistir) teve uma bela "encenação" retratando essa falta de raciocínio em relação às estações no norte e sul do planeta.

  • Eu acho que deve ser "interessante" é quando começarem a aparecer pessoas nos barzinhos citando esse fato.

    – Tá quente hoje, né?

    – É o Rio estava mais quente que o deserto do Saara, deve ser o aquecimento global!

  • Ru

    só sei que gostei de ver discworld, amo esses livros *-*

    são engraçados demais

  • Eu li o texto do Cardoso criticando a "notícia" do "O Globo". Também li a notícia do "O Globo" e li todos os comentários – rapidamente. E, sinceramente, não estava inspirado para me posicionar em relação a tudo isso. Porém, vou dizer o que penso, mesmo sem muita vontade.

    Primeiro, o Cardoso, na posição de leitor, está mais do que certo de cobrar que um veículo como "O Globo" publique uma notícia verídica, com fatos verídicos e, se for da política e da postura editorial do jornal, com opiniões verídicas.

    Segundo, um jornal como "O Globo" – ou qualquer veículo que tenha um pouco de respeito com os seus leitores ou espectadores – deve apurar todas as informações, em todos os níveis, desde o repórter até o editor. É imprescindível que a notícia não seja publicada com informações equivocadas. E, portanto, o jornal pecou nesse fundamento.

    Terceiro, todos conhecem a postura do Cardoso como blogueiro. É crítica e gosta de criticar. Isso não é novidade para mim e muito menos para boa parte dos leitores e das pessoas que deixaram os seus comentários. Porém, como o próprio Cardoso disse, "O bom jornalista deve se ater aos fatos, sob o risco de virar cronista, sendo que nem todo mundo tem bagagem e talento para dar opinião. Mas isso só não basta. Mesmo para se ater aos fatos é preciso um mínimo de cultura geral e visão de mundo".

    Assim, se num primeiro momento a intenção do blogueiro foi a de apontar o equívoco na notícia publicado pelo "O Globo", num segundo momento, tudo leva a crer que o próprio Cardoso equivocou-se, em seu texto e em sua opinião, ao tomar como único parâmetro para definir temperatura, sensação térmica e estações do ano, o fato de a Terra, nosso planeta, ser redonda. Não que o Cardoso esteja completamente errado – e eu nem estou aqui para defendê-lo –, mas gerou discussão dos que se dizem entendidos do assunto.

    Eu não tenho o menor receio em dizer que não tenho muitos conhecimentos sobre geografia e sobre clima. Sei o suficiente para garantir a minha sobrevivência – consigo diferenciar quando está frio e calor, e tenho certa noção de distância.

    O que acredito ser muito válido, independente dos possíveis equívocos cometidos pelo jornal "O Globo" e pelo Cardoso, é que a discussão sobre o que os veículos de comunicação nos falam, nos mostram e opinam seja constante. Todos sabem, principalmente as pessoas que, assim como eu, são profissionais de comunicação, que os equívocos são muitos e, pior, muitos desses "equívocos" são propositais – por intenções políticas, comerciais, pessoais. É preciso que nós, no papel de leitores, façamos essa cobrança constante pela veracidade dos fatos.

    Para encerrar, quanto à questão das temperaturas e das mudanças climáticas, é preciso que fiquemos atentos da mesma forma, como pessoas que estão sofrendo as consequências do aquecimento global e como cidadãos, com direitos e, principalmente, com o dever de deixar um planeta melhor para as próximas gerações.

  • Douglas Marques

    E ele achando que ganharia elogios pela matéria chamativa e a comparação tão oportuna. É, acontece. O ruim é que a maioria que leu nem vai se dar conta da abobrinha. Infelizmente esse tipo de deslize é comum nas matérias d'O Loco.

  • Zeca

    E aí Cardoso, não vai reconhecer sua bola fora?

  • O bom jornalista deve se ater aos fatos, sensacionalismo nao mais

    Ana

  • Acho que a maior parte do mal-entendido vem da crença geral de que, por ser um deserto, o Saara é SEMPRE muito quente, mesmo no inverno. Que convenhamos, não é lá tão expressivo assim, visto que o deserto está tão perto da linha do equador quanto a cidade do Rio, na média (quanto mais ao sul lá, mais quente). E em alguns dias o inverno daqui não fica nada a dever, em termos de calor.

    De qualquer forma, é uma comparação injusta. Mas faz muito mais sentido dizer que, ao sul do equador, não há lugar mais quente que no Rio. O que é tão impressionante quanto, mesmo levando em conta que a quantidade de terras emersas ao sul do equador é substancialmente menor que ao norte do mesmo (Antártica não conta).

  • pg

    Pegando a onda do Cardoso: será que o jornalista simplesmente considerou a temperatura pontual em determinado momento? Quando são 10 da manhã no Rio, ainda é madrugada no Saara.

    O certo seria fazer a comparação das médias de janeiro, por exemplo, e considerando apenas cada hemisfério de uma vez.

    Se estiver chovendo no Piauí em determinado dia e fizer "apenas" 35ºC em Teresina, isso não quer dizer que o Rio é o lugar mais quente do mundo.

    • O diploma de jornalista não é atestado de sabedoria.

  • a terra na minha opiniao ela e meio redonda e plana e achatada nos polos bem tem outras pessoas que naum acha isso uma ironia,como diz,o titulo do assunto ne? mais as vzs da pra parecer que a terra e redonda e as vzs mais plana do que,redonda ass:aline bjs

  • Pingback: Para O Globo a Terra é Plana … | GWTR Portal()