É a vida, é bonita e é bonita!

vida
Um dos melhores convites do ano foi o do Discovery Channel para a Premiere da série Discovery Vida. Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de assistir em tela de cinema um trabalho de altíssima qualidade como o que foi apresentado a uma plateia seleta de blogueiros e formadores de opinião.

O evento foi no Shopping Cidade Jardim, tão chique que nem sei como deixaram entrar blogueiros. O único estresse foi quando o Carlos Hotta resolveu tirar fotos de uma planta e um seguran;a do Shopping encarnou seu lado Agente Smith, latiu que não era permitido tirar fotos dentro do shopping e passou a perseguir Hotta e a Paula.

discoveryvida1
Já dentro do cinema fotos eram liberadas. Encontrei os suspeitos habituais, conheci vários leitores, peguei meu Combo grátis e minha cerveja de R$12,00 (ouch) e fui para a sala.

Benzadeus que sala!

É o melhor cinema que já vi na vida. Reparem nas poltronas:

discoveryvida2

 

Antes do filme fomos "brindados" com um show do Danilo Gentili. Ele fez o MESMO show do Nokia Camp, contou as MESMAS piadas e usou a mesma estratégia de dizer que não havia preparado nada. Assim os manés acham "nossa como ele é bom, improvisou tudo".

Quem acha que me viu rindo muito durante a apresentação, aviso: Estava vendo Big Bang Theory no meu celular.

vida4 A estratégia de contratar o Gentili foi brilhante, devo admitir: É uma aplicação prática da Teoria do Bode na Sala. Mesmo que houvesse algum erro ou falha durante o evento, o Gentili foi tão ruim que se tornou a base de comparação, diminuindo a importância de qualquer outra falha. Inclusive se  o cinema tivesse pegado fogo.

Depois das formas de vida primitivas evoluímos para a Vida propriamente dita.

Digamos que valeria  passar por dois shows do Gentili para ter visto o Discovery Vida.

As imagens são impressionantes, feito todo em Alta Definição o programa consegue ser épico e intimista ao mesmo tempo. Esqueça Mundo Animal e programas onde você vê um ponto na tela e tem que acreditar que é um leão. Aqui você vai ver o ponto de vista do próprio leão.

O segredo da série entretanto não está só nas imagens, mas no roteiro. O Vida não é feito por ecochatos (que em sua maioria não saem da cidade) e não fica pregando discurso ecológico. Ele assume que o espectador é inteligente o suficiente para deduzir por conta própria que aquilo precisa ser preservado.

Também não é daqueles documentários que mostram leões comendo tofu. Não há "natureza boazinha" no Discovery Vida. É bicho comendo bicho, Lei da Selva. O vilão de um segmento é o almoço de outro. Um lindo almoço, mas ainda almoço.

Um momento triste para mim foi o segmento sobre Macacos-Prego no Brasil. Ver os macacos colhendo cocos, descascando, deixando secar e depois utilizando pedras para abrir foi uma recriação perfeita da cena clássica de 2001 – Uma Odisséia no Espaço quando Amigo na Lua (sim, o hominídeo tinha nome) aprende a utilizar um osso como arma e dá início à nossa civilização.

Foi triste por saber que Arthur Clarke não iria ver aquilo. Sei que seria inevitável que ele soltasse um de seus aforismos favoritos: A Vida Imita a Arte.

Assistir séries como Vida me relembram que preciso ser pragmático. Por mais que fique indignado, no fundo sei que porcarias como 2012 e Nostradamus são o que financiam as imagens magníficas que acabei de ver.

O orçamento não foi divulgado, mas 4 anos de filmagens, 3000 horas de vídeo HD com certeza custaram mais que um filme brasileiro, e ao contrário da maioria destes, valeu cada centavo.

Disclaimer: Viajei a convite do Discovery Channel, mas a cerveja foi por minha conta.

A série Vida estréia dia 18 no Discovery Channel


As fotos da Premiere você pode ver neste set do Flickr mais informações: O site oficial do Discovery Vida

Leia Também:

  • Epassos

    Ficaria em até 10 shows do Danilo Gentili se ficasse do lado dessa gata. Que pernas.

  • Nossa, que imagens hein! Fiquei com vontade de assistir também. Imagino que no cinema foi mais impressionante ainda.

    E a foto vida4.jpg também mostra belos aspectos da evolução!

  • saindo o blu-ray vou comprar. vai ser o primeiro BD da coleção.

  • Sem comentário sobre Discovery Vida! Fiquei embasbacado ao final da apresentação.

    Mais uma vez agradeço por ter sorteado os convites e fico muito feliz por ter sido um dos ganhadores. Só lamentei não termos tido tempo de ir beber uma cerveja gelada dessa vez.

  • Livio Ribeiro

    Gostei bastante da vida sentada na poltrona

  • Eu fiquei absurdamente triste e chateada por ter ganho ingresso aqui no seu blog e não ter recebido nenhuma orientação para ir. Nenhuma justificativa.

    Meu nome tá lá, eu ganhei, mas nao recebi email, nada!

    O que aconteceu?

    (não é chato quererem tanto que mulheres compareçam e uma que ganha não consegue ir porque não recebeu o convite?)

  • Rafael

    Dani Koetz é minha vida.

  • Cara, li esse post duas vezes. Ou uma e meia.

    Na primeira parei de ler quando você falava do Gentili. De tanto rir não consegui ver o resto.

    Na segunda li o resto, mas não conseguia parar de rir com o que disse do Gentili.

    Sabe, você devia criar sua apresentação toda baseada nisso. Aposto que daria certo.

    auhauuahuhauhauahuahuauuahuauah

  • Poxa que coxa da gatinha, nem ia prestar atencao em mais nada…

  • Ansioso para ver esta série no canal Discovery, já está aqui agendado no meu painel para eu não esquecer. Imagino pela poltrona como deve ser perfeito ver a estreia, ou melhor o vídeo em Hd desta fantástica série. Deve ser fantástica no mínimo por que eu nunca vi algum material ruim do canal…

  • que estranho, eu fui no Cidade Jardim e tirei um monte de fotos lá… de resto, só na invejinha. : /

  • Carlos Magno

    O trailer do “Vida” não me dá muitas esperanças, mas saber que tem o nível de excelência da série “Planeta Terra” me anima mais um pouco a ver. Excelente post Cardoso.

    P.S.: Quem raios é Danilo Gentili? Pra mim está na mesma categoria que Lady Gaga e Marcelo Tas: não conheço e não me importo.

  • Só tenho uma coisa a dizer: #invejinha.

  • Cab

    Viajei nas poltronas desse cinema! =D

    Ah, e sem querer ser chato mas para os mais apressadinhos a série já tá rolando há um tempão pela interweb. O melhor, em 720p. Em Full HD não sei se tem, mas who cares? =D

    Excelente post como sempre, Cardoso.

  • Admito, Cardoso, vc me deixou babando de vontade de ver. Ótimo trabalho o deles e o seu.

  • Beatriz

    Ahhh, agora estou desesperada para assistir a série!

    E meus sentimentos por vc ser obrigado a aturar o Gentili… não entendo minhas amigas brigarem comigo por ver pouca ou quase nenhuma graça no CQC, mas a vida segue.

  • Gosto muito do Discovery e me considero um privilegiado, pois a maioria das pessoas com quem convivo não entende o canal e não dá a mínima…

    Ou não dava! Pois os memos assuntos que tem sido abordados ultimamente pelo Discovery e por diversos outros excelentes veículos similares e tem atraído um número maior de telespectadores, tem me afastado destes canais.

    Agora temos "documentários" sobre violência, morte, assassinatos, corrupção e até fofocas da realeza, coisa que posso ler em jornalecos e sites mais "povão", passando nesses canais o tempo todo. Cá entre nós, prefiro bicho "matando" gente, bicho "matando" bicho, asteróides "matando" gente, estrelas "matando" sistemas solares, buracos negros "matando" galáxias, isso que é fantástico, isso que é informação na forma de entretenimento… Mas é a guerra da audiência num país de desinformados…

  • Assisti esta série e Planeta Terra (Planet Earth), salvo engano dos mesmos produtores. E, não desmerecendo a qualidade de "Vida", Planeta Terra é infinitamente melhor. Fica a dica.

  • Pingback: Discovery Vida – imagens impressionantes()

  • Everson

    concordo sobre danilo gentili, mas não acho q valesse a pena

    não gosto dos documentarios da discovery, são como blockbuster hollywwodianos, vazios e infantiloides e se valem apenas da espetacularização das imagens e avanços técnicos

    logo vã ofazer outro em 3D ainda mais espetacular

    talvez esteja julgando errado, mas o trailer me demonstrou bem isso

  • Faz muito tempo que li 2001, mas acho que era "Amigo da Lua"…

    Não vou googlear, me arrisco nessa rs…