Como passar de Mulher do Ano a Mulher Sem Polegar

Compartilhe este artigo!

iranfake

A foto acima está sendo repassada como exemplo de coragem de uma manifestante iraniana. Na minha terra isso é burrice. Mais ainda, é combater agressão com grosseria. Por outro lado a mentalidade pré-adolescente pseudo-transgressora da Internet adora. Adora tanto a ponto de  criar o Photshop acima.

Sim, Virgínia, é um Photoshop. É a velha mania da Internet em hiperbolizar tudo. Mesmo o fantástico não é suficiente. Lembra da clássica cena do carro que caiu na água, e o guindaste de resgate caiu também?

crane03_small crane04_small

Foi um caso fantástico, deliciosamente irônico, mas não o suficiente para as Interwebs, tiveram que photoshopar a 2a grua de resgate caindo também. PRA QUÊ?

crane10

O mesmo pessoal que diz odiar a Fox News,a Globo e toda a “mídia manipuladora” faz e/ou distribui esse tipo de imagem falsa. Pior, não acham problema nenhum, e criticam quem as denuncia como falsificações.

Uma moda comum são os fakes de atrizes. São em geral poses ridículas, que as mulheres em questão jamais se deixariam apanhar. Há gente como o Fake Detective que se especializa em encontrar os originais e desmascarar as falsificações. Isso não impede que recortes ridículos feitos no MS Paint sejam passados adiante.

O fake político de imagens antes era algo restrito a tiranos de verdade como Stalin, ou aspirantes como Ahmadinejad e seus Foguetes Photoshopados:

iranphotoshop

Agora o fake político é feito pelas mesmas pessoas que querem tanto denunciar a malignidade dos alvos de seus fakes. O efeito disso é muito, muito ruim. Tira a sutileza e a poesia. Tira acima de tudo a razão. Não acho que o anônimo herói enfrentando a coluna de tanques na Praça Tianamen ganhasse alguma coisa se fosse photoshopado com uma bazuca nas mãos.

Como não ganhou a jovem iraniana, que ao invés de um arrogante e masculino e infantil dedo em riste, enfrentou, sim Ahmadinejad com um gesto muito mais poderoso que um gesto de pura agressão: Um gesto de questionamento.

irannaofake



Compartilhe este artigo!