As fotos da filha da Fafá de Belém nua pelada sem roupa – Stevie Wonder Aprova

Compartilhe este artigo!

Semana passada a Mariana Belém estava subindo pelas tamancas, e nem era porque ela havia quebrado o coco e inadvertidamente arrebentado a sapucaia (ou seja lá o que façam em Belém) mas por causa de suas fotos nua pelada sem roupa que cairam nas Interwebs. Não que ela tenha muita culpa, não podemos dizer que a pobre moça foi agente ativo no vazamento
das inapropriadas imagens. Ela pouco ou nada colaborou, até porque se quisesse colaborar teria ao menos TIRADO as tais fotos.

Tudo começou quando algum site da blogosfera putanhesca resolveu utilizar o segundo mais velho do mundo pra conseguir audiência: Publicou fotos nuas de uma “sósia” de uma personalidade conhecida. Em seguida outros sites usaram do truque MAIS velho do mundo para conseguir audiência: distorceram a chamada original e passaram a anunciar as fotos como
verdadeiras.

Dado que as pessoas acreditam em títulos (é tudo que leem) e são incapazes de qualquer pesquisa, as fotos da Maria Rosa, uma humilde e anônima modelo do Dreamcam foram transformadas, ou melhor -batizadas- em fotos da sósia da Mariana por gente basicamente cega.

Isso não é novo. Nos anos O IRC estava cheio de imagens de famosas cuja única semelhança com as verdadeiras era o nome. Notem, não falo dos fakes, onde montagens colocam a cabeça das modelos em outros corpos, nem de lookalikes, que são realmente parecidos. São pessoas completamente diferentes, cansei de receber imagens de uma loura americana em pose da Playboy sendo repassada como a Luana Piovani, uma das belezas mais características da TV brasileira.

Muita gente repassa “for the lulz”, como dizem os retardados, outros repassam assumindo “vai que é” e outros porque acreditam realmente, e não vão perder tempo confirmando algo que já tomam como fato. No caso da Maria Rosa bastaria uma rápida Googlada, mesmo a patética wikipedia em português consegue ser útil neste caso ao explicar que a Fafá de Belém só tem uma filha, a Mariana, e que entre seus vários talentos está o superpoder não se meter em roubadas como BBB e fotos nuas explícitas,  ainda mais em começo de carreira.

O curioso é que ela sem-querer seguiu os passos da mãe, a Fafá sofreu com isso quando nos anos 80 surgiu uma modelo chamada Lilian Ramos que chegou a ser capa da Playboy como… Sósia da Fafá de Belém, e no caso era bem parecida mesmo. Lilian ficou mais famosa ainda ao posar no camarote presidencial no carnaval do Rio ao lado de Itamar Franco, nosso Bill Clinton, sem calcinha. ELA sem calcinha, que fique claro. Quanto ao ex-Presidente, não tenho dados.

Não satisfeita em ver seu nome na lama, Mariana quer tomar providências, mas a triste realidade é que ela é impotente diante da Estupidez Humana.

Não estamos falando de um grande portal ou um jornal publicando uma foto errada. Estamos falando de gente comum, no melhor estilo “formiguinha” das redes sociais espalhando uma imagem que não é dela, na maioria das vezes sem intenção, associando ao nome.

Fica complicado provar o dano quando a distinção entre as partes é evidente. É como a travesti Luana Vendramini. Por mais que seja evidente a inspiração, não há como imaginar dano a imagem da Luciana Vendramini. Não dá para confundir as duas, como descobri da pior maneira ao buscar no google por “Lu Vendramini” sem os filtros XXX ligados.

Direito de imagem é algo que já é complicado, mas tecnicamente você pode acionar com facilidade sites que utilizem fotos suas sem autorização, mas e quanto a nomes? E quando não são sites, são pessoas?

A Mariana pode tentar processar todos os usuários da Internet ou pagar de Cicarelli fechando o gMail, não duvido que um juiz daqueles bem leigões dê uma liminar, mas ela JAMAIS faria algo assim, e mesmo fazendo, como apagaria as imagens dos computadores das pessoas? Como impediria que no dia seguinte outra foto não fosse postada, como vingança?

A grande liberdade da Internet tem seu preço e é muito mais custoso do que a eterna vigilância. O preço da liberdade da agilidade e da facilidade com que nos comunicamos é ouvir o que não queremos, ou ao menos sabermos que alguém está falando o que não queremos ouvir. É chato sim, é revoltante às vezes, muito é dito se valendo da covardia do anonimato, mas ainda prefiro uma Internet com covardes xingando e fotos nua pelada sem roupa da sósia não-semelhante da Mariana Belém, a uma Internet onde fosse impossível fazer algo de BOM com essa liberdade.



Compartilhe este artigo!