Quando a Inclusão Digital vira Culto da Carga

Compartilhe este artigo!

Embora seja mais antigo que isso, o fenômeno do Culto da Carga se popularizou com o fim da Segunda Guerra Mundial. Basicamente tribos isoladas no Pacífico passaram a observar estranhos pássaros de metal nos céus. Esses pássaros constantemente despejavam de suas barrigas presentes na forma de comida, roupas, ferramentas e objetos de uso misterioso. A conclusão lógica seguia a 3a Lei de Clarke: Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica. Portanto, Deuses.

Os nativos passaram a adorar os aviões e seus presentes, criaram toda uma mitologia e os representavam com tótens e pinturas. Havia um uso prático da tecnologia mas nenhum entendimento de seu funcionamento.

Vendo os números apregoados pelos fãs da Inclusão Digital percebo que estamos indo pelo mesmo caminho. Temos milhões de usuários de celular, mas e daí? Há boa possibilidade de todos os eleitores do Tiririca estarem digitalmente inclusos. A inclusão digital é uma ilusão, é uma mentira, assim como o bolo.

As pessoas comuns não sabem como funciona a Internet. Não sabem nem como funciona a televisão. Não sabem nem como funciona Geometria, vide o caso do consumidor que entrou na Justiça pois sua TV widescreen vinha com um defeito de fabricação: Barras pretas laterais quando passava programas de TV convencional. Isso é básico, uma imagem quadrada não cabe em um espaço retangular sem sobrar na largura OU cortar pedaços na altura. Mesmo assim o sujeito GANHOU a ação. (tá no Google)

Eu acho o máximo todo mundo ter acesso à tecnologia, mas não tenho a ilusão de que isso cria uma sociedade igualitária bondosa Solidarność somos todos poloneses.

USAR uma tecnologia te coloca acima de quem não a utiliza mas se você não a entende, fica à mercê de quem detém o verdadeiro Poder, o Conhecimento de como ela funciona. Ao distribuiu essa Disneylândia de conteúdo diluímos o conhecimento, o neo-incluso se deslumbra com as possibilidades e corre pela praia como uma criança costeando as ondas, preocupada demais em ver até onde a praia vai e ignorando qualquer possibilidade de um mergulho mais profundo.

Não é preciso ir muito longe, um mínimo de conhecimento do funcionamento do jogo fez com que a Tessália realizasse o sonho de milhões de brasileiros, participar do Big Brother. Ela angariou 6,6 milhões de votos a favor em sua eliminação. Com 100 mil elege-se um Deputado Federal em SP. O Tiririca que é recordista, teve 1,3 milhões de votos. Imagine uma mente inteligente e maligna por trás, e poderia ser o início de um plano sinistro de Dominação, partindo de um singelo script que a esmagadora maioria das pessoas não sabia da existência.

Note que não estou defendendo a existência de um grupo de Illuminati concentrando o Conhecimento do Mundo, pelo contrário. O conhecimento está aí para quem quiser, o problema é que ninguém quer. Tenho um tutorial sobre Bit Torrent onde explico em detalhes o fascinante funcionamento do protocolo, é algo bonito mesmo. A maior parte das relamações que recebo é de gente dizendo que é longo, cheio de blablabla e que só querem aprender como usar o programa pra baixar Naruto.

No clássico A Máquina do Tempo H.G. Wells mostrou um mundo dividido entre pacatos e sábios Elóis e animalescos Morlocks, no ano 802.701 DC. Se o mundo continuar do jeito que está, chegaremos nesse futuro bem antes, com a diferença que os Morlocks assistirão jogo do Corinthians em seus celulares MPX com TV Digital, achando realmente que fazem parte do Mundo Moderno.



Compartilhe este artigo!