Dica: O mundo vai além dos seus sicofantas

Compartilhe este artigo!

Existe uma forma bem rápida de garantir que um projeto será de baixa qualidade e isento de autocrítica: Mostrar pra mãe. É o tipo de opinião mais inútil que existe (exceto se você for o Leonard) pois elas são totalmente parciais quanto ao talento dos filhos.

Botar a mãe como estrategista da empresa é algo bem idiota, mas muitos administradores fazem coisa parecida, até pior, diriam alguns.

Colocam sicofantas, puxa-sacos bajuladores profissionais. Faz bem ao ego mas garante um resultado final de qualidade duvidosa. Na melhor das hipóteses refletirá a opinião do CEO, sem filtros ou críticas, e se você acha que isso não é ruim, saiba que nem Steve Jobs toma decisões sem ouvir seus consultores.

Quer um exemplo? pegue a GAP, aquela loja de roupas tradicional. Eles resolveram contratar a Laird+Partners, escritório chique de novaióqui, pagaram uma baba pra reformarem a logo, afinal quem tem tempo livre e está com a vida ganha, reforma a logo. A anterior, como todos sabem, era esta:

Correta. Nenhum primor de originalidade mas 20 anos sem atualização e continua decente. Se é pra mudar, mudemos pra algo fantástico de moderno, certo? Claro que está correto, não se contrata uma das firmas mais caras de NY para produzirem uma porcaria qualquer…

Isso mesmo. 30 segundos de editor de imagens do Word. Céus, 2 minutos de GIMP e essa bagaça está criada.

Com as redes sociais o que seria uma cagada restrita ao submundo dos designers se tornou algo público. Uma decisão claramente impensada, de gente que não sabe dizer “isso está uma merda!”  e desagradar o chefe agora é alvo de críticas em toda a web.

Calma que piora.

Lembre-se, as redes sociais que constroem também destroem, ninguém tem peninha da  cagada alheia e se for possível produzir MAIS sacanagem ela será produzida.

No melhor estilo colaborativo, um grupo passou a chamar o Gap Logo de Crap Logo, para logo em seguida surgir o site Crap Logo Yourself, onde você pode criar sua própria versão do logo criado por um escritório chique de design. Eu já fiz o meu.

Calma que piora mais ainda.

Como? Fácil: O LOGO da Crap, digo, GAP tem uma conta no Twitter. Paródia, claro, mas já está com 3800 seguidores.

A saída da GAP? A CEO da empresa está dando entrevistas dizendo que gostam da logo (ELA gosta, seja realista, dona) mas que ouvindo os consumidores, estão propondo um movimento de crowd sourcing atrás de uma nova logo.

Então vejamos: Você faz a cagada, descobre que o mundo não é obrigado a achar todas as suas idéias geniais, como os puxa-sacos à sua volta, e quem tem que consertar é a Internet?

Isso não é interagir com consumidores, é dizer “não gostou, faz melhor” sendo que é um caso onde qualquer criança faz melhor. Só faltou usarem o argumento número um das mentes medíocres: “inveja”.

A lição é que nem sempre devemos apelar pras redes sociais em busca de auxílio, principalmente quando tentamos corrigir uma besteira indesculpável. Nesse caso o melhor, por mais contraditório que seja, é pedir desculpas e ir em frente.



Compartilhe este artigo!