BBB11, Jornalismo e molecagem – Tá pensando que boneca é brinquedo?

ariadnas

Uma Porta da Esperança ao contrário. Duas dessas trazem presentes.

Hoje o Twitter pegou fogo por causa de um boato de que uma tal de Ariadna Thalia, participante da 11a edição do Big Brother Brasil seria travesti.

É uma dúvida justa, tanto para quem não quer abrir o hambúrguer e achar um salame quanto pra quem leva o sanduiche pra casa e ao invés de uma salsicha encontra um carpaccio (agora livre-se dessas imagens mentais se for capaz).

A informação veio em tons de  “acusação” – com aspas pois ao contrário de países cujos governos seguem os preceitos da Religião da Paz™ no Brasil ser travesti não é crime – mas foi levada numa boa pela comunidade do Twitter, até pq mesmo para os mais homofóbicos, azar de quem está dentro da tal casa e não sabe desse pequeno detalhe sobre a moça. Aliás, pequeno o escambau, apareceu uma foto e aquilo não é ferramenta, é uma suíte de aplicativos completa. Só não digo que é o OpenOffice pq ao contrário da moça ele é grande mas não funciona.

Conversando no Twitter com o autor do Diário T-Lover (não julgue, tem gente que gosta até de morcilha, cada um na sua) ele explicou que a Ariadna Thalia Travesti (cuidado, NSFW, peitos de silicone e graças a Exupery o essencial continua invisível aos olhos) não é a Ariadna do BBB NEM a da tal matéria.

OK, que matéria e qual a molecagem afinal?

Well…. O Ego, aquele bastião do jornalismo criado por Carlos Castello Branco, Bob Woodward e Samuel Wainer foi rápido no lance, publicando a matéria. Mais rápido ainda foi ao tirar do ar e subir de volta,substituindo a chamada do título. Vejam a sutil diferença, mostrada aqui graças ao Google:

essafoinatrave

Note a sutil diferença na URL das duas chamadas. Na primeira o título já havia sido mudado mas a URL continua. Essa foi apagada para que a URL refletisse o novo título.

ARIADNA DO BBB É TRAVESTI E JÁ FEZ PROGRAMA NA ESPANHA

ARIADNA DO BBB SERIA TRAVESTI E JÁ TERIA FEITO PROGRAMA NA ESPANHA

É a mesma sutil diferença de afirmar com todas as letras que o estagiário do Ego é retardado e dizer que poderia muito bem ser.

É uma regra BÁSICA do jornalista que qualquer estudante, retardado ou não precisa aprender, mas como o Ego provavelmente usa macacos de cheiro travestidos de estagiários para economizar no vale-transporte, violam constantemente essa norma essencial da profissão. NÃO ACUSE SEM PROVAS, SEU IMBECIL, ENERGÚMENO, ANIMAL DE TETA.

Acusações levam a processos. Por mais que o Ego seja das Organizações Globo, e um processo no caso quase impossível de rolar, é um péssimo hábito. Por isso que todo mundo por mais obviamente culpado que seja, até a condenação é chamado de suspeito ou –melhor ainda- acusado.

às vezes é extremamente irritante ler esses textos em “jornalês”, mas é uma questão de responsabilidade. Um órgão (epa) sério de imprensa não pode se dar ao luxo de fazer acusações genéricas como o “todo político é ladrão” ou “ator é tudo viado”, tão comuns de se ouvir em mesa de bar. (nota: pra teatro infantil tá liberado)

Uma acusação sem sustentação deixa de ser jornalismo e vira fofoca. Um juiz não daria ganho de causa se a tal Ariadna fosse travesti de programa, por mais baixaria que fosse o que o Ego estaria fazendo ainda seria jornalismo, mas quando não ligam nem para o detalhe de confirmar a presença do detalhe, deixa de ser trabalho de imprensa, fica clara a ausência de qualquer esforço investigativo ou compromisso com a Verdade. É fofoca e fofoca anda muito próxima de calúnia e difamação.

Quem tem blog está sujeito a esses mesmos riscos, com agravante de que processar um blogueiro anônimo é bem mais simples que processar um site da Globo.com. Ainda mais por não estarmos protegidos pela Lei de Imprensa. Assim é essencial que posts com denúncias, acusações e similares sejam muito, muito bem documentados, sem xingamentos e surtos de emoção.

Uma mudança simples na formulação de um título pode ser a diferença entre uma grande aporrinhação Legal e uma matéria que só renderá elogios e cliques no AdSense. E se você acha que isso tudo é apenas um detalhe, e detalhes são insignificantes, experimente sair com a Ariadna errada.

Leia Também:

  • anna

    digita ariadna thallia no google. leva ao blogue privado dela

    #acompanhantetransex

  • Pingback: Tweets that mention BBB11, Jornalismo e molecagem – Tá pensando que boneca é brinquedo? -- Topsy.com()

  • Pingback: ((( TRETA ))) › Análise dos participantes do BBB 11()

  • Cardoso já leu a capa do Meia Hora de hoje?

    "Casa do ‘Big Brother Brasil 11’ terá traveco de Realengo"
    http://one.meiahora.com/

  • Tem gente que vai assistir só porque tem certeza que é traveca.

  • diego

    A falta de profissionalismo é comum dentre esses sites. Veiculam informações desencontradas e muitas vezes erradas. Seu alerta foi muito válido.

  • Edward Cullen

    Por que ao invés de ficar preocupado em usar a linguagem para evitar processo não se publica informação importante e pertinente ? O que interessa se a mulher/homem/travesti já fez programa na Espanha ? Não me interessa. Aliás, nem o Big Brother me interessa. nem sei porque estou escrevendo este comentário…

    As opiniões exposta não refletem as opiniões do autor do comentário.

  • Olá Cardoso,

    Muito boa essa sua matéria, como eu te falei pode ser travesti, ou não. Te mandei aquele link do Caiu na Net com a suposta Ariadna Thalia do BBB11 e pelo que eu vejo ela tem uma vagina, mas segundo me falaram via twitter a tal Ariadna ja foi travesti e atualmente ela é uma trans que fez a cirurgia da mudança de sexo.

    Realmente essa história está uma confusão geral, quero poder confirmar se ela é trans, ou não para comentar sobre isso no Diário T-Lover.

    Um grande abraço.

  • eu vou por que tenho certeza tambem que é traveco me convença que não é…HUm!!

  • Pingback: Análise dos participantes do BBB 11 « Milioitenta = 3 voltas e uma queda()

  • o silvio santos não fez isso uma vez? colocou em segredo um travesti na casa dos famosos?

  • Dany Lederman

    BBB sempre com novidades!

  • Sem trocadilhos, mas, esta questão tem dois lados…

    O excesso de pudor no jornalismo é irritante, vide o uso de termos politicamente corretos em situações completamente desnecessárias ou, o mais ridículo, coisas como "O suposto acusado". Como assim, "suposto acusado"?!

  • Mais um excelente texto. Realmente, os pseudo-jornalistas, tem que tomar muito cuidado ao dar uma informação e repassá-la ao publico em geral. Hoje em dia, onde as pessoas tem uma facilidade incrivel em ter informações, principalmente pela internet é muito fácil idolatrar ou denegrir uma pessoa em questão de minutos, ou até segundos.

    Um abraço.

  • Igor Goersch

    é por isso que eu sou a a favor da regulamentação da imprensa proposta pelo Ze dirceu, há uma impunidade, pode-se dizer o que quiser fazendo daquela mentira dita muitas vezes uma verdade, prejudicando a vida de muita gente.

  • Pingback: BBB 11 tem uma suposta transexual, Ariadna Thalia | Diario T-Lover()

  • Na moral, nem ligo. Mas o fato é: o Ego é uma merda…

  • legal, isso mostra as transparencias do brasil e a manipulação da midia em seus expectadores na hora de fazer Locação de Copiadoras em ribeirão Preto e para akeles que precisam de Assistencia técnica em copiadoras ribeirão preto

  • Marcelo Torres

    Cardoso, como você costuma dizer, "calma que piora":

    http://bobagento.com/o-dia-em-que-eu-trollei-meta

  • [2] Na moral, nem ligo. Mas o fato é: o Ego é uma m***a…

  • Muito bom esse blog. Visito quase que diariamente, Cardoso.

    Aproveito para deixar o convite para conheceres o meu.

    http://www.papodetv.com.br

    Um abraço

    Guga

  • r.

    Realmente não da para entender o porque manipulam uma noticia dessa forma, tanta gente morrendo com a chuva, e tem gente falando que a moça tem pinto!! rs

  • Injusto ter tirado ela….era até bacana….ia dar um buxixo lá dentro…kkk

  • marcelo

    interessante… essa pessoa, que É TRANSEXUAL, e fazia programas na Europa, como ela própria disse no BBB, vai estar no Fantástico hj, falando sobre o assunto…

    e agora??? é molecagem ou não é?

  • Nesta provas de resistências indica que as mulheres são mais fortes que os homens…já está na hora de se pensar em competições mistas com esportes coletivos como: futebol.basquete,volei etc e até mesmo nos individuais de algumas modalidades.

  • A Ariadina é a mais bela de todas,logo despertou uma inveja tremenda entre todas as demais,que tomaram providências para afastá-la do BBB ,sob pena de humilhar as mulheres com sua beleza se ficasse na disputa…!