Uma Esperança no Inferno

sandman-death

[choronzon] “Sou um lobo horrendo, um predador letal a espreita de sua presa”

[morpheus] “Sou um caçador a cavalo, ataco o lobo com uma lança”

[choronzon] “Sou uma mosca que pica o cavalo e derruba o caçador”

[morpheus] “Sou uma aranha de oito patas devorando a mosca”

[choronzon] “Sou uma cobra venenosa devorando a aranha”

[morpheus] “Sou um búfalo de patas pesadas esmagando a cobra”

[choronzon] “Sou o antraz, a bactéria carniceira, devorando a vida”

[morpheus] “Sou um mundo flutuando no espaço, nutrindo a vida”

[choronzon] “Sou uma nova explodindo, cremando planetas”

[morpheus] “Sou o Universo, abrangendo todas as coisas, abraçando toda a vida”

[choronzon] “Sou a antivida, a besta do julgamento, sou a escuridão no fim de tudo, o fim de universos, deuses, mundos, de tudo. Ssss. E agora, Lorde dos Sonhos, o que você é?”

 

“Sou a Esperança.”

 

A disputa acima entre Choronzon, um Duque do Inferno e Morpheus, Lorde dos Sonhos é parte da brilhante e essencial série em quadrinhos Sandman, do Mestre Neil Gaiman. É parte da saga onde Morpheus desce ao Inferno em busca de seu elmo, e ganha a inimizade de Lúcifer. A imagem de que no fim de tudo ainda sobra a Esperança é algo que sempre achei forte, e até hoje, verdadeira.

Notem, não falo de ver sempre o lado bom da vida, de uma forma pollyanesca, recusando a reconhecer a existência do Mal. Ele existe, é cruel presente muito pior que se a grana ergue e destrói coisas belas, o verdadeiro Mal apenas destrói.

Por isso fico especialmente feliz ao ver a ferramenta tão usada pelos propagadores do ódio mostrando seu potencial para propagar essas tais coisas belas, como o vídeo que o Leandro Cardozo me mandou. É de um grupo dinamarquês, Done Right Jr, chamado Chatroulette Love Song.

ChatRoulette, você sabe é aquela porcaria onde um bando de sujeitos mostra o pinto na esperança que algum dia uma supermodelo se apaixone por eles, e enquanto isso ficam… apreciando pintos alheios na mesma busca.

O conceito do clipe é achar uma mulher no Chatroulette e entretê-la com uma canção de amor. O resultado? Veja:

 

 

Foi a coisa mais linda que vi ontem, chega a dar pena de quem vive espalhando ódio e não consegue apreciar um vídeo desses.

Outro caso que acho lindo e cito de exemplo sempre de como é muito melhor construir do que destruir é o Meme do Bem que surgiu com este vídeo do Discovery, o bundiábundiá, lembra?

 

 

O xkcd, aquele excelente quadrinho geek fez uma versão do vídeo, em seu estilo. Que, por sua vez estimulou Olga Nunes, uma cantorinha (no sentido carinhoso) e blogueira que ama xkcd a demonstrar esse amor fazendo uma versã em vídeo, também no estilo do do Discovery. Com nada mais que simpatia ela vendeu o peixe e reuniu luminares da webosphera angloparlante como Neil Gaiman, Wil Wheaton, Cory Doctorow, Lawrence Lessig, Bruce Schneier, Jason Kottke, Google Zurich, Hank Green, MC Frontalot, Patrick & Teresa Nielsen Hayden, Mr. Toast, Miss Cellania, Team Genius, Phil Plait, Allan Amato, Maddy Gaiman, Charissa Gilreath, Belinda Casas, Chuck Martinez, Jeremy James, Joanna Gaunder, Lee Israel e Octavio Coleman. O resultado?

 

 

Isso, meus amigos, é CONSTRUIR, mas só é possível por quem prefere o gosto de mel ao gosto de bile. Só é possível para HUMANOS, não para os seres raivosos que infestam a Internet ultimamente. O próprio autor do xkcd está passando por uma fase horrível, alguém muito próximo está com câncer, então em alguns momentos tenta externar suas emoções em tirinhas como esta. O resultado é que o PRIMEIRO comentário no fórum do site é de um sujeito dizendo que quer piadas e não tem nada a ver com a vida pessoal do autor, e ele que vá chorar em outro canto.

Pra esse, pra esses, a resposta meu amigo, não está no vento, está na música de Chico Buarque, extremamente apropriada:

 

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Leia Também:

  • ImprenÇa

    Vai ser repetitivo dizer: "Excelente"?! Bom, tanto faz, foi o que achei…

  • Dea

    Meu dia melhorou muito depois desse post.

    Que venham boas idéias, boas pessoas e boas atitudes!

  • mrnoin

    Caraca, não conhecia nenhum dos vídeos, muito bom!

  • Amei o post, principalmente o título, gosto de pensar que sempre há esperança. Obrigada, Cardoso. Deixe que os haters hatem. ;)

  • O ser humano é o único ser na natureza capaz de criar coisas assim.
    No entanto sempre tem alguns idiotas que resolvem reverter a evolução, desmentir Darwin e voltarem a ser Neandertrolls. Mas o que vale mesmo, no fim das contas, é justamente a capacidade e o talento.
    E essas duas coisas você tem de sobra.
    Think about the cats, don't feed the trolls. Tem muito mais gente querendo interagir com você de uma forma legal do que idiotas à toa por aí.
    O simples fato de eles dedicarem tanto tempo a você já prova a sua grandeza e a insignificância deles. Genialidade casa inveja.
    Parabéns por mais um texto genial.

  • Garrete Reis

    Cara, adjetivar seus textos, e esse em particular, tem ficado muito redundante. Fiz melhor dessa vez: Compartilhei no facebook a matéria (o público de lá lê mais) e compartilhei o primeiro vídeo no orkut, seguido do link da matéria pra que alguma exceção possa chegar até aqui. Parabéns mais uma vez!

  • PQP!!!Que inspiração!Parabéns, meu caro!!!!!!!!!

  • Se esse não for o melhor post que eu já lí aqui, está bem próximo do topo. Parabéns!

  • Leandro Cardozo

    Show, como sempre.

  • Se esse não for o melhor post romântico que eu já li pela internet, tá no TOP 10.

  • Luiz Carlson

    Ótimo post! O vídeo da Chatroulette é de emocionar, um exemplo de como fazer uma pessoa feliz, a alegria no rosto daquela menina é contagiante, sem falar na diversão que deve ter sido para aquela rapaziada armar tudo aquilo.

    A vida é muito boa para aqueles que ajudam a construir um mundo melhor e mais alegre, e esse mundo não tem lugar para esses trolls da internet!

    Valeu Carlos.

  • Isso foi incrívelmente lindo…

  • Murdock

    Sh*t, vou ter que assistir aos vídeos depois. Mas, sobre o parágrafo final, lembrei desse relato do Matthew do Oatmeal que você deve conhecer. Um cara no Facebook resolveu reclamar da qualidade do material dele…
    http://theoatmeal.com/misc/p/facebook_douche

    Acho que nesse caso, ganhou quem trollou por último.

    • hahaha, mto bom isso aí, OWNED

  • Dany Lederman

    Muito lindo o vídeo da declaração de amor e pedido de casamento… Aliás, onde há amor tudo é lindo!!!

  • elizabeth

    lindo, me emocionei e concordo com cada linha escrita

  • Felipe

    Esse texto realmente conseguiu me animar depois de um dia bem aborrecido – e o diálogo no início definitivamente me convenceu que já passou da hora de eu ler Sandman =)

  • Post perfeito.
    Sempre tem uma pessoa disposta a espalhar amor ao invés de distribuir ódio gratuito. Não se pode perder a esperança.

  • Fiquei sem palavras, Cardoso.

  • Alexandre Monteiro

    Cardoso,
    Normalmente não postos comentários mas foi difícil ficar quieto desta vez.
    Muito obrigado, este post me alegrou o dia.

  • Se alguém se perguntava "como arrancar sorrisos de pessoas em alguns milhares de caracteres", taí uma resposta.

  • Cardoso, excelente o texto. Parabéns.

  • Murdock

    Agora que vi os vídeos posso falar que são do c*** mesmo. Tinha um cara no Chatroulette que improvisava as músicas no piano conforme visse a pessoa e outros que as desenhava. Acho ambas as iniciativas, mesmo sem o lado romântico, bem legais e criativas também.

    Talvez você nem tenha notado mas esses dias até que houve uma demonstração dessa esperança no Twitter. Vi várias pessoas te dando dicas de tratamentos e remédios pro seu torcicolo. Se você pensar que era gente mostrando alguma preocupação com alguém que eles mal conhecem, é um pouco de esperança no Inferno.

  • Vivian Rosa

    Sou mais uma leitora silenciosa, mas desta vez não pude me conter, show! Simplesmente alegrou meu dia.

  • Perfeito, bela combinação de videos e palavras! Parabéns!!

  • Muito bom. Do início ao fim, um excelente post.

  • Ótimo texto, isso como sempre, mas não é só pra elogiar o texto que eu estou escrevendo e sim por tudo mais que eu conheci e gostei como a webserie xkcd e a cantora Olga Nunes.

  • I love the blogs, I love this post, I love the internet!
    I love the whole world!
    Boom de Yada! Boom de Yada!

    Excelente texto!

  • Cardoso, o que falar depois deste texto maravilhoso? Sobre o caso do XKCD, me identifiquei completamente com a tira no momento em que a vi. Apesar do 'haters gonna hate", a Esperança ainda pode prevalecer. Sucesso!!!
    PS: E o seu livro? (tais textos alimentam grandes expectativas :)

  • Rodrigo

    Como tudo tem um lado bom e um ruim, e como toda boa idéia é usurpada até virar clichê, é uma questão de tempo até que a família Restart se apodere da idéia. Vai ter quem sinta saudades dos pintos no Chatroullete.

  • Anderson

    Isso me lembra uma iniciativa, na minha opinião, belíssima, de vários músicos de Brasília, no aniversário de 50 anos da fundação da cidade. Sério. Assista e repare que há que não goste "por que tá em inglês", ou tem uns "solinhos fracos [de guitarra]". Sempre digo que fazer algo – um carro, por exemplo – leva tempo, exige conhecimento e trabalho conjunto. Mas pra destruir basta um martelo. Queria sentir pena, mas prefiro ignorar e aproveitar a brevidade da vida vendo (e mostrando pra quem importa) coisas assim. Obrigado, Cardoso, pela dose de esperança do dia. Espero que o vídeo cause o mesmo efeito nos demais.
    Ah, e o link: http://www.youtube.com/watch?v=b-hk-qMJ2cE

  • Vitto

    Fantástico post Cardoso! Sempre adoro ler seus posts!

  • Isadora

    Adoro Sandman. Na minha humilde opinião a história "Uma Esperança no Inferno" é uma das melhores coisas que o Gaiman já escreveu.

  • Excelente! Cardoso, pra cada troll ou hater chingando muito no twitter há um sem número de leitores silenciosamente curtindo seus textos e vez ou outras aparecemos só pra deixar um muito obrigado.

  • sergio

    eu tinha acabado de entrar em casa. como estava uma noite aberta eu estava olhando as estrelas, aglomerados, nebulosas, lua, saturno etc.etc (com meu telescopio). costumo ficar em silencio (paz) depois que faço isso, ai abri meu email e deparei com esse video e esse texto como direi… emocionante valeu paz a todos os que lerem esse post grande baraço sergio

  • Gustavo

    Não tem muito a acrescentar além de excelente e muito inspirador. Mas o que eu preciso registrar é que eu tenho esse número de Sandman e realmente é demais.

  • Hundrot

    Ainda há esperança…

  • Chorei assistindo ao vídeo do Chatroulette. Sou manteiga derretida mesmo, na TPM então, nem se fala! :P
    Pena não poder mais te acompanhar no Twitter. Confesso que já me diverti muitas vezes com teus trolls e haters mas concordo que tem vezes que as coisas passam dos limites…

  • Já estou com saudade do auuuuuuuuuuuuuunnnnnnnnnnn!

  • Sua falta será sentida, senhor. Que bom que pude contribuir!

  • Inspirador! Vou dormir muito melhor hoje, com toda a certeza! :)

    O post inteiro merece aplausos, mas ilustrar as ideias com o trecho de Sandman merece reverências! Parabéns, Cardoso!

  • Eu ainda acho que não devemos NUNCA alterar o que fazemos de bom por causa de qualquer imbecil que seja. ELES NÃO MERECEM!
    Cardoso, eu só te digo uma coisa: assim como na vida "real" é quase impossível encontrarmos uma boa conversa, um bom papo de conteúdo, eu (e muitos milhares mais) sentiremos uma enorme falta sua no twitter, onde tínhamo vc "ao vivo".
    Saber que não vou mai ter seus comentários geniais a toda hora me deixa realmente com uma grande sensação de perda.
    …Nem sei se vou mais ficar lendo a timeline que restou… árida e sem graça.
    É realmente uma pena…
    Mas… (dentro do clima) Existe esperança, né?

  • Felipe

    Dificilmente eu comento, mas é importante ficar o registtro:

    Lindo! Obrigado pelo sorriso!

  • N4gu4l

    Cara, não tem como ver esses vídeos e não sorir. Demais.
    Ontem estava vendo seus posts antigos, encontrei esse post, e depois de procurar esses vídeos,
    achei esse aqui. O cara fez o quadrinho animado. Ficou muito bom!
    http://vimeo.com/7151435

    Provavelmente você já viu esse vídeo, mas eu achei muito legal, precisava mostrar o/

  • Eu tenho essa HQ do Sandman. Nos anos 1990, chorei quando cheguei a frase "Sou a esperança.". Na época eu não compreendia bem o poder que ela continha. Só sabia que ali havia alguma coisa muito grandiosa. Parabéns pelo post. Parabéns mesmo.

  • Afinal, é como eu sempre digo… xD