Aviso à TeleListas: Estelionato e Intimidação São Crimes

Compartilhe este artigo!

“Correio 28!”

Escuto a voz e vou atender, sabendo que há alguém na porta (afinal só não seria ninguém se fosse o padeiro). Estranho, afinal hoje é Sábado de Aleluia, carteiro feriado, 3 da tarde não é normal. Será um criminoso?

Era.

“Oi, eu estou distribuindo aqui a lista telefônica da TeleListas, é de graça, eu só peço uma ajudinha.”

Primeiro, TODO ANO, TODO MALDITO ANO é a mesma coisa, a distribuição “gratuita”vira esquema de extorsão, onde donas de casa são intimidadas por entregadores grandes e mal-encarados que EXIGEM dinheiro para cumprirem sua obrigação.

Segundo, estamos no Século XXI, uma lista telefônica de papel é um anacronismo que beira o patético, até as gravadoras já abandonaram o vinil.

Terceiro, gorjeta SEMPRE é opcional. Quando já vem imposta vira bagunça.

Quarto: personificar um funcionário federal, um carteiro, é CRIME. Vocë não pode sair por aí se anunciando como carteiro sem sê-lo. (sim, foi intencional)

“não, não tem não˜

˜Só um realzinho, olha, essa não é a lista da Oi que estamos distribuindo˜

“Não, não tem não.˜

˜Então devolve minha lista˜

Perfeitamente.

Entreguei de volta ao mal-encarado sujeito aquele resquício de tecnologia do Século XIX, e ele saiu pra extorquir outro morador.

Não foi o primeiro nem será o último. Os famigerados entregadores de lista telefônica são uma praga dos bairros, todo mundo sabe que se quiser a lista VAI ter que pagar, mesmo o produto sendo gratuito.

O anunciante otário que pagou caro para aparecer ali tem seu investimento lesado, pois a distribuição gratuita não o é.

Já do outro lado, eu fico imaginando: Isso acontece desde sempre. Será que a empresa não está sendo conivente? Não paga um salário simbólico, dando uma carta de corso pro entregador, “o que você conseguir faturar é seu”?

No alto nível gerencial não acredito, seria uma decisão BURRA, suicida a longo prazo. Já no chão de fábrica é TUDO que um supervisor “esperto” faria para esvaziar galpão e minimizar custo de mão de obra.

Nunca atribuo à Malicia o que pode ser explicado pela Estupidez, mas no caso dá pra culpar ambas.

Parabéns, Telelistas. Não é todo dia que uma empresa consegue causar um impressão tão ruim em menos de 15 segundos.

 

 



Compartilhe este artigo!