Na Favela do McGyver quem não tem lâmpada usa Coca-Cola

Compartilhe este artigo!

Os TEDs da vida são cheios de idéias mirabolantes para salvar o mundo, todas custando uma fortuna, quase em uma versão moderna de Maria Antonietta, mandando os pobres pegarem um avião e irem até a Confeitaria Colombo comerem brioches.

Neste artigo aqui comentei de um equipamento de filtragem de água genial, mas que custava US$299,99 a unidade. Muito bom, salvaria vidas mas é inviável, custa mais caro que o PIB de alguns países africanos.

Já na história do garoto que domou o vento, apresento William Kamkwamba, guri de 14 anos africano pobre mesmo pros padrões locais que usou o conhecimento aprendido em uma biblioteca para construir um gerador eólico, e produzir energia para televisão, eletrodomésticos, rádio, iluminação, recarregar celulares e o mais importante, bombear água.

Ele usou peças de bicicleta, sucata e criatividade, o custo foi praticamente zero.

Soluções realistas precisam ser geniais E baratas. Sei que é pedir demais, mas é assim que o mundo funciona. Felizmente esse dificultador não assusta quem realmente é genial, como esse cidadão das Filipinas, que resolveu um problema sério:

Nas favelas do país não há luz elétrica, as casas ficam no escuro durante o dia, isso é péssimo para crianças, que não podem estudar, adultos que não conseguem cozinhar ou enxergar e idosos, que correm risco de se acidentar andando no escuro.

A solução? Um sujeito inventou uma saída genial, veja:

Uma garrafa de Coca-Cola de 2 Litros cheia de água, uma telha de zinco recortada, duas colheres de cloro para evitar crescimento de algas e um buraco no teto.

A luz recebida pela parte externa da garrafa sofre difração por causa da água e se espalha no ambiente, iluminando com o equivalente a uma lâmpada de 50 Watts.

“mimimi não resolve o problema da noite”

Sim, claro reclamão, mas ao contrário de você esse pessoal não tem luz 24/7, uma idéia SIMPLES, acessível resolve 50% do problema. Eu GARANTO que eles preferem ter luz ao menos durante o dia, e não vão pra Internet reclamar da ausência de um link trifásico junto com a garrafa.

Infelizmente esses projetos não são mirabolantes, não garantem centenas de milhares de Reais desviados via comissões e esquemas, então nunca serão implementados ou mesmo incentivados por aqui.



Compartilhe este artigo!