Das duas uma: Viralzinho responsa ou Javé adora a Nokia

A cena acima teria acontecido na sinagoga ortodoxa de Presov, Eslováquia. Ou melhor, em uma das duas sinagogas ortodoxas, segundo a velha piada.

É um dos piores momentos em que um celular pode tocar, mas o violinista tirou de letra. Transformou o uso indevido do aparelho em um momento sublime de música e inspiração. O oposto do que aconteceu com a Filarmônica de Nova York, quando um idiota com um iPhone interrompeu um concerto.

Em um mundo perfeito, a cena seria real. Como não vivemos em tal mundo, há uma possibilidade de ser uma peça viral, criada por uma agência e totalmente fictícia.

Como sou uma criatura do Século passado ainda tenho esse preconceito, considero o entretenimento “real” mais nobre do que o inventado. Felizmente as novas gerações não terão essas limitações e julgarão as peças por seus méritos.

Não importa se não é vero, o importante é que seja ben trovato.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • PG

    Legal, mas parece mesmo fake.

    O equipamento de filmagem é profissional (câmera de boa definição, usando tripé), mas o enquadramento é propositalmente “casual” (contra a luz, num ângulo oposto ao rosto do músico).

    Já acabou o comunismo na Eslováquia? Nem o faxineiro usa mais um celular tão antigo.

  • eduardo

    Na verdade ele está tocando viola, não está tocando violino.

  • Mark

    Javé? Você não pode falar o nome de Javé! Olha as pedradas.

  • jdeiro

    Queria ver se fosse a nova versão do Nokia Tune…

  • Leonardo

    Então, qual é a das sinagogas ortodoxas mesmo? A piada pode ser velha, mas é que eu sou meio novo…

  • Leonardo
  • Kaue

    VIOLA ? Mas eim ?

    Diz a lente que tem um saxofonista (conhecido da área que contou, não lembro o nome do artista) fez a mesma coisa em um show, improvisou em cima do toque e continuou… Talvez as histórias se repitam

  • Zictor