Breaking News: Deputado Jean Wyllys vs Hacker do Acre

Compartilhe este artigo!

Hoje a companheira Cynara (passo por petista? heim? heim?) postou no twitter sobre uma suposta tentativa de hacking; diversos perfis teriam sido invadidos. Algum hacker do mal estaria trocando as fotos dos perfis, sem tocar nas mensagens.

Pesquisando, realmente há vários exemplos. Entre eles o Ricardo Noblat:

hackdomal1

e o Blog do Planalto:

hackdomal2

Imediatamente meus alertas começaram a apitar. Existe uma Regra de Vida que sempre sigo e nunca me falhou: “Nunca atribua á malícia o que pode ser explicado pela estupidez”. Ao invés de seguir a linha “estão atacando jornalistas brasileiros”, resolvi pensar. Ataques hacker raramente são aleatórios. Há sempre uma motivação. Mudar as imagens de forma randômica não faz sentido, e qual a lógica de colocar uma dona qualquer no Blog do Planalto?

Mais ainda: Quem atacaria Noblat E Planalto? eles falaram mal de Maomé?

Vamos investigar. Algumas buscas e…

hackdomal3

 

hackdomal4

hackdomal5

hackerdomal8

hackdomal7

Então vejamos: Qual o mais provável: Um ataque de proporções mundiais, visando jornais, jornalistas, blogueiros, atletas e seja lá o que o Reinaldo Azevedo seja, ou um simples bug?

Uma olhada no perfil de suporte do Twitter indica que eles estavam investigando um problema com imagens:

hackdomal9

Na verdade os 3 últimos posts no blog de status do Twitter foram relacionados com problemas nas imagens, tem uma semana que estão batendo cabeça com isso.

Conclusão mais lógica, segundo Occam? Alguma cagada trocou avatares e fundos de um monte de gente. Como a maior parte dos usuários é inativa ou quase, tem-se a impressão de que é algo que só atinge “famosos”, pois eles gritam mais alto. Não há roubo de senhas, conteúdo indevido, imagens pornográficas, nada que caracterize uma invasão. Caso encerrado, sua ligação é muito importante para nós, certo?

Errado. Aí entra a assessoria do Jean Wyllys, que em seu blog posta a seguinte pérola:

hackdomal8

Fica aqui a minha dica ao querido deputado e seus assessores: O mundo não gira em torno de Vsa Excelência. Antes de se assumir como alvo, verifique se sequer HOUVE um ataque. Isso evita situações constrangedoras, como afirmar que tomaram providências e rechaçaram uma invasão inexistente.

Supor que houve uma invasão? TUDO BEM, worst-case scenario, faz parte, é até correto. Dizer que fez algo e rechaçou a invasão inexistente? Parabéns, inventaram a obra fantasma no Twitter.



Compartilhe este artigo!