Devo Comparar-te a um Gilberto Braga? Ou: Menos um mimimi anti-Globo no mundo

Compartilhe este artigo!

heminga

Hoje o Mateus Lago fez uma pergunta no Twitter, questionando uma história de que as novelas da Globo teriam um vocabulário de 300 palavras.

Faz sentido, se você seguir a linha do mimimi Globo é malvada, emburrece a população, bla bla bla, ou como diria a menina do Caos, “meus pais são comunistas então não temos hábito de ver tv”.

Na prática, não, não faz sentido. 300 palavras é um vocabulário mínimo, restrito a panicats e alguns vegetais superiores. Mesmo que houvesse essa limitação, nenhum autor que se preza aceitaria trabalhar com tal limite. Tem TODO cheiro de teoria conspiração.

Só que “Isso não faz sentido”, além de kibar o Felipe Neto, não é resposta. Bom-senso não é nenhum indicador de realidade. Vamos então pesquisar.

Em uma Googlada rápida achei o script do primeiro capítulo de Celebridade, do Gilberto Braga, novela exibida em 2004. O texto na íntegra tem 18.066 palavras.

Outra Googlada e achei uma macro do Word que identifica e conta palavras individuais em um texto. Será que 300 é o valor correto?

Nem de longe. Esse capítulo de 18.066 palavras foi escrito com um vocabulário de 2.935 palavras diferentes.

“Ah, mas é pouco”

Não, não é. A média de vocabulário para você ter proficiência em uma língua é em torno de 3000 palavras. MAS, vamos dar o direito da dúvida. Peguemos um texto diferente. No caso Romeu e Julieta, no original em inglês.

São 35.769 palavras, com um vocabulário de 4.172 temos individuais.

A distância entre Gilberto Braga e Shakespeare é de 1237 palavras. Mesmo ignorando que o texto do Bardo é quase o dobro do capítulo, acho a diferença aceitável.

Sonho de Uma Noite de Verão, com 23.688 palavras, tem vocabulário de 3.373 termos. A diferença cai para 435 palavras, tudo que separa Gilberto Braga do maior escritor da língua inglesa.

Portanto, meninos e meninas, fica a dica: Não importa quantas, nem quais palavras você use, e sim como você as usa para contar sua história, passar sua mensagem. Do contrário, você se resume a fazer terrorismo intelectual, como tentaram com o Mateus, que espertamente duvidou do papo de 300 palavras.



Compartilhe este artigo!