Singela Contribuição ao Dia Internacional da Mulher em POA

Hoje estava me divertindo com material misógino de quadrinhos clássicos. Acho divertidíssimo ver como éramos toscos, e como a situação das mulheres melhorou, apesar do que chilicam as femininas, que chilicarão por causa do termo chilique, claro.

 

IMG_0930

IMG_0931

 

Chega a ser comovente ver como os autores tentavam fazer da Mulher-Maravilha um ícone, um exemplo para outras mulheres, mas resvalavam nas limitações de sua época:

 

IMG_0926

Óbvio que qualquer pessoa racional hoje em dia não pensa mais assim, e jamais diria que algo é complicado demais para o cérebro de uma mulher, mesmo de uma loura, mas o discurso condescendente ainda existe, ainda mais em uma terra de machões como o Rio Grande do Sul.

Como fica comprovado por esta campanha absurda da Prefeitura de Porto Alegre:

mulher

Sério, a grande preocupação da mulher é o Salto Alto no final do dia? Onde já vi isso antes? Ah sim, numa bosta de um quadrinho dos Anos 40:

 

IMG_0932

Diante disso, só me resta oferecer à Prefeitura de Porto Alegre meus préstimos de redator publicitário aposentado, com algumas sugestões de anúncios para a campanha:

 

poa1

poa2

poa3

poa5

poa6

poa7

Yes, essa última eu kibei do Shrek. Tá certo que foi dito para um burro, não para uma mulher, mas na visão da Prefeitura de Porto Alegre, qual a diferença?

Leia Também:

  • Renata Silver

    Eu entendi, mas que você vai levar muita espinafração de quem não entendeu, ah, vai.
    Prepare-se.
    Ah, caso não tenha ficado claro: gostei do post.

  • brngrsss

    Vish. Bem que podia ter um "Só uma mulher conhece o medo de ser estuprada quando sai de noite porque a prefeitura prefere gastar dinheiro em campanhas publicitárias toscas do que em melhorar a iluminação e a segurança da cidade".

    • Bruno L. K.

      Gestalt não serve para nada mesmo….

  • Mulher sabe o que é tirar um salto alto no fim de um dia (de trabalho). Homem não usa salto alto.
    Mulher usa bolsa, daí joga a chave dentro e perde dentro da bolsa. me parece algo extremamente feminino.
    Mulher pinta unhas, gasta dinheiro, tempo. Lógico que vai ficar puta se estragar o trabalho feito. Homem, até onde lembre, não estraga as unhas.

    Não achei o texto ofensivo. Se fosse algo do tipo "só mulher sabe o que é bater o no carro dos outros na hora de estacionar" faria sentido.

    Seguindo a mesma linha de raciocinio "Só um homem sabe o que é ficar com um pedaço de pepel higiênico na cara porque se cortou com a barba" seria uma frase bem preconceituosa, né?

    Não achei que a campanha faz dos problemas que as mulheres têm algo que parece uma preocupação vital, vi apenas particularidades do "universo feminino".

    • garreteareis

      É, mas nesse mundo de hj vc tem q tratar td como igual, mesmo q obviamente nao seja! Reconhecer diferenças nesses tempos eh sinônimo de preconceito, discriminação!
      Nunca s soube lidar com as diferenças, e agora dizem q o jeito certo eh esconder e fazer de conta q eh td igual!

  • Cardoso, você é MUITO corajoso para publicar esse tipo de coisa e achar que as amebas que vagam pela internet vão entender o conceito de sarcasmo…

  • Marcelo

    Tanto a do salto quanto a da unha eu já ouvi, ditas por mulheres. A do salto várias vezes, inclusive. Eu acredito que as frases da campanha foram escolhidas por mulheres. O que não invalida o texto, já que mulheres muitas vezes são mais machistas que muitos homens.

  • 1k2

    Hoje estamos de pá virada, prefeitura de Porto Alegre faz homenagem, ONG evangélica cria abaixo-assinado para derrubar Marco Feliciano, o que mais falta?

    • mario

      como é que é essa parte da ong? sauce please! :D

  • Sei lá, dessa vez eu fiquei dividido. Ao mesmo tempo que não achei nada demais as tais frases da prefeitura, também as achei superficiais. Não são mentiras, 99% das vezes quando algo assim acontece, é com uma mulher. Mas ficar restrito APENAS à esses aspectos é que parece ser o problema… sei lá, acho melhor eu apagar esse comentário meu e me abster. Ou não :P

    • Eu estava lendo aqui, sem saber direito pra que lado estava pendendo minha opinião, e acho que vc me clareou bem a questão. É isso mesmo.

    • Sim, vc entendeu boa parte do problema.

  • Infelizmente essas futilidades de esmalte e salto alto fazem parte do mundo feminino. Entretanto são, como já dito, são futilidades, coisas sem real importância. A prefeitura devia se preocupar com o que realmente importa e que é único do sexo feminino, por exemplo screening de câncer de colo do útero.

    Se o dinheiro dessa campanha infeliz fosse utilizado para campanha de realização de papanicolau nos postos de saúde eu não veria mulheres de menos de 30 anos morrerem de câncer de colo de útero toda semana em Porto Alegre.

  • Nada demais?

    Caramba cambada, vê-se que essa galera que costuma comentar aqui, da faixa dos 40, é que perpetua esse triste pensamento machista. Mais, são esses "pequenos gestos" e "campanhas inofensivas" que vocês relevam que fortalece isso. E tem até professor aqui. Triste.

    Teste pra vocês, então machos alfa superiores, cuidado pra não fritar seus cérebros:

    O que causa o estupro?
    ( ) a. Pouca roupa
    ( ) b. Comportamento provocante
    ( ) c. Estuprador

    Pensem bem, analisem cada resposta de acordo com sua bagagem social e visão de mundo.

  • A do "movimento" foi a melhor.