Quando pouco conhecimento é pior que nenhum conhecimento–ou: A Anta Comunista

capitalismo

Uma vez em precisava ordenar uma lista de palavras e não lembrava qual comando em Perl fazia isso. Era antes da Internet fácil. Não tinha manual e não havia Google. Pesquisar demoraria tempo demais, então resolvi eu mesmo escrever a função de sort. Relembrando dos conceitos básicos de algoritmo, programei um lento e ineficientíssimo bubble sort e deixei rodando a noite toda para ordenar minhas mil e poucas linhas de dados.

No dia seguinte no trabalho achei um manual e descobri como era o comando sort em Perl. era… SORT. Mesmo assim não me senti idiota. Foi um bom exercício, e eu sabia que o comando existia. Idiota seria se tivesse reinventado a roda achando que era novidade.

Por isso ri tanto com o email que recebi. Prepare-se, o nível de melodrama atinge proporções grego-mexicanas:

A mensagem veio de um… Senhor Sigilo, com o subject “Séria Denúncia”. Pronto, no mínimo a ABIN está monitorando a TIM e assim que a primeira ligação conseguir se completar vão bisbilhotar os usuários da empresa…

Não. Era pior. O texto é uma “denúncia” onde em uma epifania o sujeito desvendou o maligno e secreto segredo dos bancos, que ninguém mais além dele, dos Illuminati e meia-dúzia de insiders conhecem. Vejam o email:

===========================================

Prezados das rádios, gostaria de informar algo muito sério e desconhecido pela população de forma em geral. Fiz uma pesquisa com mais de 9.600 pessoas fazendo a seguinte pergunta.

Como o dinheiro chega até as pessoas e empresas?
E apenas  7 pessoas souberam, meio que no chute e percebi que está informação é desconhecida pela população e a resposta mais comum era trabalho.
Mais na verdade por mais que as pessoas trabalhem ou estudem, isso não aumenta em nada a produção de dinheiro no Brasil uma vez que isto é controlado pelo Banco Central.
E afinal como o dinheiro chega?
A resposta é por meio de
dívidas.
Vamos pela lógica, todo o dinheiro é produzido em um só lugar que é a casa da moeda e depois encaminhado para o Banco Central e depois até os bancos.
esse é o caminho do dinheiro:
Casa da Moeda, Banco Central e Bancos.
Todo mundo sabe que banco não dá dinheiro para ninguém então a única forma de obter dinheiro é fazendo dívidas, ou seja é através de empréstimos ou endividamento junto aos bancos que surgem as empresas.
Por isso mais de
50% das empresas quebram em menos de 2 anos (além da quebra ficam atolados em dívidas), por isso também mais de 50% da população está envididade e por isso também TODOS os grandes clubes de futebol devem.
Na minha opinião está é a pior
abominação que tem no Brasil o sistema monetário que é Controlado pelo Banco Central.
Vejam o que podem fazer para divulgarem isto no
máximo.
Atenciosamente Senhor Sigilo.

====================================

OK, vamos por partes:

Fiz uma pesquisa com mais de 9.600 pessoas

Mentira. Ou é esquizofrênico.

Como o dinheiro chega até as pessoas e empresas?
E apenas  7 pessoas souberam, meio que no chute e percebi que está informação é desconhecida pela população e a resposta mais comum era trabalho.

Ou seja: A maioria respondeu que empresas ganham dinheiro em troca de bens ou serviços, e pessoas em troca de sua mão de obra. Marx ficaria orgulhoso, ao menos isso elas entendem, mas prossigamos…

Mais na verdade por mais que as pessoas trabalhem ou estudem, isso não aumenta em nada a produção de dinheiro no Brasil uma vez que isto é controlado pelo Banco Central.

Confunde mas com mais. Tá no bom caminho. Calma, como assim? Se eu estudo e crio um iPad e vendo pro mundo todo isso não aumenta a quantidade de capital no país? Se minha empresa é muito bem gerida e suas ações sobem 25% em um mês ela não vale mais?

E afinal como o dinheiro chega?
A resposta é por meio de
dívidas.
Vamos pela lógica, todo o dinheiro é produzido em um só lugar que é a casa da moeda e depois encaminhado para o Banco Central e depois até os bancos.
esse é o caminho do dinheiro:
Casa da Moeda, Banco Central e Bancos.

Calma. “todo o dinheiro é produzido em um só lugar que é a casa da moeda”.  Ele acha que todo o dinheiro em circulação no país é… MOEDA FÍSICA? AHUAUUHAHUAUHAHUAUHA E como assim? A Casa da Moeda imprime dinheiro, manda pro BACEN que redistribui pros bancos? Em troca de quê, os belos olhos do Amador Aguiar?

Todo mundo sabe que banco não dá dinheiro para ninguém então a única forma de obter dinheiro é fazendo dívidas, ou seja é através de empréstimos ou endividamento junto aos bancos que surgem as empresas.

Claro, afinal não existem investidores, acionistas ou gente com dinheiro guardado. Ninguém vende um carro para abrir uma fábrica de camisetas, ninguém trabalha de dia para durante a noite criar computadores com nomes de fruta em garagens, toda empresa surge endividada.

Por isso mais de 50% das empresas quebram em menos de 2 anos (além da quebra ficam atolados em dívidas), por isso também mais de 50% da população está envididade e por isso também TODOS os grandes clubes de futebol devem.

HEIM? As empresas não quebrariam por falta de competência, inexperiência dos sócios, conjuntura econômica ou até mesmo azar? E se 50% da população está endividada, é por gastar mais do que ganha. Quanto a clubes de futebol, não acho que os bancos são responsáveis por isso também.

Na minha opinião está é a pior abominação que tem no Brasil o sistema monetário que é Controlado pelo Banco Central.

Ah, a culpa é do malvado banco central?

O melhor de tudo é que o sujeito acha que é um GÊNIO, mas claramente deixou de assistir aos desenhos da Warner ensinando capitalismo para crianças.

É CLARO, sua ANTA PARALÍTICA DESCEREBRADA, que bancos ganham dinheiro emprestando dinheiro. É A ESSÊNCIA DO NEGÓCIO DELES. Os juros são o que eles ganham em troca do RISCO.

Sério, a GRANDE REVELAÇÃO DA VIDA DO CARA eu aprendi com uns 8 nos vendo desenhos animados. E com uns 12 já sabia que dinheiro pode ser multiplicado. Como descobri isso? Jogando Banco Imobiliário.

De resto, sem o Banco Central para distribuir os caminhões de dinheiro como ele chegaria até os bancos? Iriam buscar direto na Casa da Moeda?

Bancos em geral são FDPs, que o diga a crise imobiliária nos EUA, mas se há uma coisa, talvez a única da qual os bancos são inocentes, é a acusação de que emprestar dinheiro é desvio de função.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Bruno Guedes

    "Na minha opinião está é a pior abominação que tem no Brasil o sistema monetário que é Controlado pelo Banco Central. "

    Estou surpreso que não tinha algum link pra alguma "empresa" de mineração de bitcoins aí.

  • Luiz Fernando

    "Por isso mais de 50% das empresas quebram em menos de 2 anos". O sujeito utiliza o mesmo discurso de certas religiões: se algo não deu certo na sua vida, é porque deus não quis. A culpa nunca é da falta de preparo das pessoas. O cidadão do email aí simplesmente falou o que as pessoas querem ouvir.

  • "Confunde mas com mais. Tá no bom caminho."

    Também reparei isso. Não levo a sério quem escreve "mais" no lugar de "mas".

    "Atenciosamente Senhor Sigilo."

    Adorei o codinome.

  • Leo

    O cara certamente não é um gênio, mas ele está certo em uma coisa: todo dinheiro vem de dívida. Investidores e patrocinadores tem dinheiro que é ou era dívida deles ou de outros.

    Interessante assistir: http://www.youtube.com/watch?v=l7L3ZtCSKKs
    Documentário: http://www.youtube.com/watch?v=jqvKjsIxT_8

    Esse desenho Yankee Dood It me assustou um pouco. A afirmação de que o lucro é quase que totalmente reinvestido na empresa é mentira em muitos casos e a ideia de procurar sempre produzir mais, melhor,mais eficientemente e gerando mais lucro também tem seus defeitos. Recomendo esse documentário: http://vimeo.com/56217994 (em português).

  • 1k2

    Acho que o cara assistiu o filme "Zeithgeist – The Movie" ou "The Money Masters" e deturpou toda a história. O pior é que ele está confundindo Banco Central brasileiro com o Federal Reserve americano que é particular. Sem contar que os nossos bancos, apesar de serem FDP do mesmo jeito, não fazem malabarismos contábeis extravagantes, como comprar empréstimo podre, pagar comissões por eles, vender a carteira dos mesmos empréstimos podres para outros bancos, segurar esses mesmos empréstimos podres cujas carteiras foram vendidas por outra seguradora e segurar a seguradora dos empréstimos podres mas premiar quem contratou o seguro, e não a seguradora. Bizarro? É a famosa crise de 2.008 que deixou muito aposentado "desaposentado" e muita viúva sem pensão e muita gente sem emprego.
    E nem os "socialistas" tem esse nível de delírio igual ao cidadão desse e-mail. Deve ser um dos inúmeros covers de Raul Seixas que querem criar uma colônia anarquista no meio do nada (leia-se Estados do Mato Grosso/Mato Grosso do Sul e Goiás que segundo eles tem uma forte influência mística) frustados por não conseguirem uma quantidade do vil metal (e papel) suficiente para realizarem seus delírios…

  • José Ramalho

    Não sei quem é o mais bobo, que envia a baboseira ou quem responde.
    A propósito, deixe os desenhos e assista a terceira parte do filme Zeitgeist. Foi de lá que o bobalhão tirou a ideia do Sistema Monetário perverso.

  • LOL

    Step 1: Take Underpants
    Step 2: ????????
    Step 3: Profit!

  • Esse "Senhor Sigilo" poderia tirar grande proveito de aulas de português… Sdds vírgulas.
    Dado o nível dessa boçalidade, porém, dá pra notar que não se trata de um cara lá muito sensato. Har.

  • caco

    Esse viu o filme zeitgeist e definitivamente não entendeu…

  • JÊZUIZZZ!!!!

  • Oswaldo

    Estou cheio de revoltados a favor, como o Jabor, na definição do Jaguar. Nada mais pequeno burguês…