E a NET não sai bem na foto nem com o Duran

Compartilhe este artigo!

fotododurantotalmentealeatoria

Foto do Duran, meramente ilustrativa e escolhida aleatoriamente.

Nos velhos tempos a TELERJ colocou um formulário na recém-criada homepage. Online no Rio de Janeiro tinha eu, o Tchibum, a Cora, Piropo e mais uns 5 usuários. Economicamente não fazia sentido, mas eles divulgaram o serviço.

Ainda no princípio da privatização, o serviço era uma boa merda, como sempre foi, levaram um bom tempo pra se acertar. Nisso eu estava com problemas de conexão, ruído na linha, o modem não fechava a mais de 14400, e era um de 56K, o que em velocidade de hoje significa "lento pra caralho".

Resolvi testar e abrir reclamação pelo site.

No dia seguinte recebi telefonemas o dia inteiro, veio técnico na porta, um brinco. Aí reparei que saíam elogios na coluna da Cora, e nos BBSs vários usuários defendiam a TELERJ, algo até então inadmissível.

O mistério logo se resolveu: A TELERJ criou uma regra interna determinando que qualquer pedido via Internet deveria ter prioridade máxima. O racional era que naquele tempo onde contava-se nos dedos os provedores e a Embratel tinha FILA DE ESPERA e plano de expansão de senhas (Bendito Ministro Sérgio Motta, que acabou com isso), só quem tinha Internet era jornalista, político, gente com conexões (sem trocadilhos).

Uma Cora Ronai bem atendida compensaria 5000 da baianada que continuariam com o serviço de bosta de sempre. Claro, eles não sabiam que mesmo naquela época a baianada já tínhamos acesso à Internet, na madrugada, via pulso único, dividindo um link de 64Kb com 40 pessoas, mas tínhamos.

O atendimento VIP não durou muito, mas como todo idéia maligna, maquiavélica, cruel, injusta e excelente, ela ainda é válida.

Hoje vemos gente indignada reclamando de serviços em tudo que é lugar. A maioria não reverbera, mas alguns casos, como o Tico Santa Cruz, que do Twitcam foi parar no Jornal Nacional reclamando da Gol, são muito ruins pra imagem das empresas.

Agora a bola da vez é a Net. O Felipe Neto já passa boa parte do dia desfilando impropérios sobre o serviço deles, o que é ruim, mas acaba de piorar. O JR Duran, herói de toda uma geração (masculina) está possesso.

duranduranduran

A questão nem é só o número de followers. Duran tem 127 mil, Felipe Neto tem 2 milhões, a questão é QUEM segue o Duran. O potencial disso degringolar em matérias negativas é MUITO grande.

Se eu fosse bambambam de uma empresa de serviços dessas montaria uma unidade secreta para monitorar VIPS em redes sociais. Não a bosta do Callcentre que vê o sujeito vociferando, descrevendo o problema e só soltam “nos siga para enviarmos DM” e em seguida na DM mandam a porra do número do 0800.

Algo proativo mesmo. Com gente capaz de tomar decisão E resolver. Mais ainda: Se alguma dessas pessoas monitoradas der RT de alguém com problemas, resolvam esses também. Não digam que é por causa do famoso, digam que os sistemas detectaram uma instabilidade na conexão dele, e estão averiguando.

Estatisticamente uma pessoa está 10x mais propensa a postar online reclamações do que elogios, mas UM elogio reverbera, ainda mais se for de um Duran da vida.

Mesmo que não haja o elogio, haverá o silêncio, que pode ser considerado uma grande vitória, depois de milhares de comentários descascando a empresa.



Compartilhe este artigo!