O Causo do Tampax Espacial

Compartilhe este artigo!

 

Os primórdios da exploração espacial não foram nada confortáveis. A NASA morria de medo do que poderia acontecer com astronautas no espaço, então faziam todos os exames possíveis e imagináveis. Quanto mais desconfortável e invasivo, melhor. Um astronauta dos Anos 60 estava acostumado a ter mais tubos dentro de si do que um showroom da Tigre.
A preocupação com esses procedimentos, e o conservadorismo fizeram com que a primeira mulher astronauta americana só voasse em 1987, e olhe que Sally Ride entrou para o programa espacial em 1978. Ela adorava contar a história de como os engenheiros da NASA, em sua maioria homens jovens estavam montando os requisitos para a missão e precisavam saber quantos absorventes deveriam colocar no kit de higiene das astronautas.
Como tudo que vai ao espaço, os absorventes precisam ser especialmente preparados, algodão é algo que pega fogo fácil e fogo no espaço não é algo desejável. O tempo de adaptação precisava ser calculado, o espaço para transporte, o volume que o absorvente ocuparia quando fosse jogado fora…

“Para uma missão de uma semana, uns 100 é o número certo?”

Sally respondeu que “não, não é o número certo de absorventes”.

O engenheiro explicou que eles queriam ter uma margem de segurança. Sally Ride respondeu rindo que poderiam cortar pela metade o número sem nenhum problema.

Vários outros encontros assim aconteceram, os engenheiros tiveram que deduzir em grande parte sozinhos todos os pequenos objetos e substâncias que uma mulher usa em seu dia-a-dia, e antes que alguém fale que poderiam perguntar às esposas ou namoradas, hello, nerds da NASA quando espaço não era mais cool.

Uma das melhores reuniões, que deixou Sally Ride rindo muito foi quando os engenheiros decidiram que as astronautas precisavam de… um kit de maquiagem. Eles fizeram várias reuniões decidindo o que iria em um Kit de Maquiagem Espacial, e depois foram procurar Sally Ride para uma consultoria.

Ela elegantemente despachou os engenheiros, kit de maquiagem era a última coisa com que queria se preocupar, mas outras astronautas foram mais compreensivas e ajudaram os meninos.

O kit final contém delineador, máscara, sombra, removedor de maquiagem, blush e lip gloss. Não me pergunte pra quê isso serve, não sou engenheiro da NASA.
O mais divertido é que as astronautas acabaram gostando da idéia, e a Dra Rhea Seddon, veterana de 3 missões do ônibus espacial explicou o porquê de usar maquiagem no espaço Não tem nada a ver com paquerar os outros astronautas.

Rhea fez parte do grupo original das primeiras 7 astronautas da NASA, e quando os engenheiros apresentaram o kit de maquiagem, várias delas riram, mas Rhea aprovou a idéia. Ela disse “eu sou uma loura pálida, essas fotos vão entrar para a História, eu não quero desaparecer como parte do cenário”
Você vai discutir com uma médica astronauta veterana que passou mais de um mês no espaço, e que levanta o marido assim? Eu não.



Compartilhe este artigo!