Quem diria, atores militantes nem sempre fazem papel de bobo

Compartilhe este artigo!

the-west-wing-mod

Em uma das eleições do Lula a Regina Duarte foi escorraçada pela classe artística por cometer o terrível pecado de não votar no PT, aparecendo em um vídeo onde dizia que tinha medo do até então desconhecido Batráquio Vermelho de Moscou.

Considerações ideológicas à parte, o vídeo era uma bosta. “mimimi tenho medo se fulano ganhar” nem de longe é uma forma digna de discutir política, como também não é a participação da classe artística, que se resume a transferir prestígio dizendo “vote em fulano”, como se mostrar os peitos na TV ou comer a mocinha na novela habilitasse alguém a dar conselhos eleitorais.

Mesmo hoje o discurso continua patético. Na TV temos artistas se candidatando, seja para garantir um pé-de-meia pro final de carreira, seja para se safar antes dos 15 minutos de fama acabarem.

A militância artística engajada então, está um saco. Ninguém discute proposta. Poste uma caricatura do Serra, 10 mil RTs. Poste uma denúncia sobre o PT, 10 mil RTs. Fale da proposta de um candidato, questionando algo, nenhum RT e várias acusações de que você apóia a oposição, mesmo que tenha feito o mesmo 5 minutos antes, com uma proposta da oposição.

O artista hoje vende seu candidato como quem vende sabão em pó, e trata a oposição como trata o time adversário a seu time do coração. Gente de talento RECONHECIDO age de forma retardada, abre mão de sua maior arma, pra repetir bordões “fulano é chato feio e bobo”.

“ah, mas não tem jeito”

Tem sim, é aí que entra Bridget Mary McCormack.

Ela é irmã de Mary McCormack (a família não tinha muita imaginação), atriz que participou das últimas temporadas de West Wing. Bridget é candidata a uma vaga na Suprema Corte do Estado de Michigan, na parte não-partidária da eleição.

Eleições nos EUA são bem mais complicadas que as nossas, eles votam em tudo. Xerife, Promotor (Dent 2012!), legislações como liberação de maconha medicinal, e até em Juízes da Suprema Corte de alguns Estados.

Se fosse aqui ela colocaria a irmã na televisão dizendo “Contra Burguês, Vote 16” ou outra retardice qualquer. No máximo “Oi, eu sou a atriz Mary McCormack, vote na minha irmã, o adversário dela é feio e bobo e as pesquisas do Michigan Times são falsas, exceto quando posicionam bem a Bridget”.

Como lá não é aqui, a irmã atriz chamou os amigos, mostrou as propostas e demonstrou um problema REAL: a maioria das pessoas não vota nas seções não-partidárias das cédulas. Representantes são eleitos com pouquíssima representatividade.

Eles compraram o peixe, se voluntariaram e com US$5 mil de seguro obrigatório (coisas do sindicato) e colaboração dos amigos, botaram mãos à obra.

O grupo era de peso: Allison Janney, Richard Schiff, Janel Moloney, Bradley Whitford, Joshua Malina, Melissa Fitzgerald, Lily Tomlin e Martin Fucking Sheen.

Isso mesmo. Praticamente o elenco todo de West Wing, fizeram uma cena no estilo do episódio, demonstrando a importância do voto não-partidário, pedindo para que as pessoas votem, de preferência na Bridget McCormack, mas até no “outro cara”, mas votem.

Também fizeram uma versão sem o pedido de voto na candidata, apenas assinado pelo comitê de campanha.

O resultado? O Vídeo subiu dia 19 de Setembro. Hoje, começo do dia 21, já havia atingido 81 mil views no Youtube. 81 mil views em um vídeo de 4 minutos falando de política.

Uma busca por “haddad” no YouTube reporta em 1o lugar um clipe da campanha, com 32 mil views em dois meses, e em segundo o 1o programa eleitoral da campanha, com 34 mil views em 4 semanas.

Buscando por José Serra, o primeiro vídeo tem 2600 views em um mês e é “Eleitor pede autógrafo de José Serra em livro Privataria Tucana”. Na primeira página de resultados o vídeo mais acessado, com 50 mil views em um ano é “Maçonaria e Illuminati José Serra em Aliança a Nova Ordem Mundial.flv”.

Como quero demonstrar e acho que fica bem claro, é possível para um grupo de atores com talento se fazer ouvir, passar uma mensagem ÚTIL dentro do discurso político. Só é preciso que façam o que sabem fazer melhor, atuar.

Passar o dia inteiro escrevendo “Çerra” ou postando link do Maluf do lado do Haddad, me desculpe, é fazer papel de boboca e isso não requer talento nenhum.



Compartilhe este artigo!