Grandes Portais – Great Deceptions*

Compartilhe este artigo!

Existe uma mística em torno dos tais grandes portais, muita gente acha que estar em um portal é garantia de milhões de visitas. Mas será que é isso mesmo? Será que rende tanto assim?

Quando o IG lançou o “minha notícia”, aquele site onde você faz um spamzinho básico, e se o editor for com a cara libera um link pro seu site, muita gente achou que era uma mina-de-ouro. Depois disso vi gente falando que o retorno não era isso tudo. A grande fonte de visitação em massa continuava sendo o UEBA.

Com a divulgação os rankings do IDG Now!, imaginava-se que rolaria uma avalanche de visitas, mas o Morróida me manda muito mais links que o IDG..

Então o MeioBit saiu no G1.

mbglobo_tn.jpg

Não com um link discreto, mas com uma chamada de capa na área de ciência e tecnologia. Estão vendo a matéria “Astrônomos flagram..” ? Pois é. Por um erro de um leitor do MeioBit que trabalha lá, tanto o título da matéria quanto a foto apontavam para uma página do MeioBit.

Vai ser o dia do servidor cair, certo?

Digamos que o “erro” ficou horas no ar, até alguém perceber. Querem saber o resultado?

meiobit.png

Isso mesmo que você está lendo. 269 visitas.

Um site com chamada de capa em uma das editorias do G1 rendeu… 269 visitas.

Por um lado a audiência é bem qualificada, o bounce rate, isto é, a média de gente que entrou, olhou e foi embora ficou em 43%, e na média os visitantes leram duas páginas antes de sair.

Mas.. 269 visitas?

O meu feeling (embora eu concorde com o Nizan que só quem ganhou dinheiro com Feelings no Brasil foi Morris Albert) diz que o mercado dos portais está muito pulverizado, e que se você não está na capa absoluta, está na vala-comum. Com 19.497 assinantes de feed e mais de 50.000 visitas/dia o MeioBit é muito, mas muito mais influente do que qualquer área de portal fora da página principal. Pombas, EU publiquei aqui sobre o lançamento do Salsinhas e consegui mais de 269 visitas.

Não sei se os blogs já podem ser considerados umsa nova mídia, mas creio que já é hora de percebermos o óbvio: Na Internet ter nome de jornal grande por trás não quer dizer muita coisa. Se ninguém te lê, você não é relevante. E nós somos muito mais lidos do que imaginamos.

Faça as contas.

* O título é assim mesmo, é um trocadilho com o falso cognato. “Deception” em inglês quer dizer enganação, fraude. Se você não chegou até aqui, parou no título e foi direto comentar “deixa de ser burro, Cardoso”, considere-se habilitado a ouvir um VTNC ou similar. Obrigado. – A Direção



Compartilhe este artigo!