A Terra Plana e o fenômeno dos trolls coxinhas

Compartilhe este artigo!

Nos primórdios da Internet era tranquilo você ser uma pessoa escrota, uma alma sebosa online. Era um mundo sem consequências, você podia aporrinhar infernizar azucrinar a vida de alguém, sem nenhuma consequência. Sua empresa não sabia o que era internet, você não tinha anunciantes para se preocupar. Hoje, na vida online assim como na vida vida, ações têm consequências, causa e efeito e ser um babaca não é um bom caminho. 

Claro que os comentaristas de portal ainda são a forma mais inferior de vida, e as alas radicais dos grupos ativistas mantém o QI médio da Internet negativo, mas o próprio perfil dos trolls mudou. A maior parte dos sujeitos adultos com vida encaminhada que se divertiam com ataques a sites e pessoas inocentes achou outro hobby.

Não que isso seja bom. Antigamente o sujeito que ia no perfil de uma feminista chamar a dona de gorda mal-comida era um desocupado querendo provocar uma reação. Hoje é um imbecil que realmente acha que está ajudando sua “causa”. Mas a grande questão é: Onde foram parar os trolls moleques, os trolls de várzea, os trolls de raiz?

Minha teoria é que como eles não querem ser expostos como misóginos machistas racistas xenófobos ou qualquer outro tema de fácil trollagem, partiram para áreas onde podem continuar irritando as pessoas, provocando reações mas que não afetam sua vida off-line.

A questão é: Como irritar as pessoas de forma politicamente correta? Vivemos tempos de patrulha extrema, nem palavrões podem ser ofensivos mais. A solução? Contrariar o Status Quo, isso sempre dá certo, mas ser do contra politicamente não destaca ninguém da multidão. Vacinas? Não, todo mundo sabe que funcionam e histórias de bebês morrendo por não terem sido vacinados tornam a questão séria.

Os Trolls descobriram então que conseguem provocar reações aparentando extrema estupidez, e nada mais estúpido do que a polêmica da Terra Plana.

A idéia de que a Terra é um disco é anterior ao Terry Prachett, na verdade é falsa a noção de que na Idade Média se achava isso. O conceito de planetas esféricos já era mais que difundido. Terra plana, com Sol e Lua bem próximos já era coisa velha na Grécia antiga. Mesmo assim idéias ruins nunca morrem, e a Sociedade da Terra Plana ressurgiu no Século XIX por causa de um panfleto escrito por um idiota chamado  Samuel Rowbotham. Mesmo assim se manteve restrita a um minúsculo bando de malucos inofensivos, como a Sociedade da Terra Oca e o pessoal que fala Esperanto.

Basicamente TODA a nossa sociedade depende de ciência que só funciona com planetas esféricos, as contas não fecham a matemática não funciona, até astrônomos amadores teriam que fazer parte da Grande Conspiração para mentir quando medem a distância Terra-Lua com lasers. Tudo isso para proteger a Verdade da Terra Plana, que curiosamente não explicam qual o motivo de não poder ser revelada.

Defender com veemência Terra Plana é algo que soa imbecil idiota retardado mas… não faz mal a ninguém. Mesmo que você trabalhe na NASA, se disser que é terraplanista mas fizer seu trabalho direito vão te achar esquisito e só, mas diga que você acha que imigrantes devem ser executados sumariamente e já começam a te achar má pessoa.

A Internet hoje está cheia de respostas a terraplanistas. São textos, artigos completos vídeos documentários. Longas discussões onde argumentos estapafúrdios são rebatidos, apenas pro sujeito inventar outra bobagem pior ainda.

Vou contar um segredo: Ele está se divertindo. Ele falou uma bobagem imensa, na qual sequer acredita, apenas para ver você se revoltar, copiar o link dele e espalhar para toda a sua rede de contatos. Você fala “ninguém pode ser tão burro assim!” e repassa, desacreditando em suas próprias palavras.

No final do dia temos… ruído. Apenas ruído. Muita coisa legal deixa de ser compartilhada porque as pessoas estão preocupadas divulgando lixo, caindo na armadilha de gente que só faz rir, celebrando a facilidade com que puxaram as cordinhas e fizeram alguém pular.

Então, meninos e meninas, explicada a pergunta de onde surgiram tantos terraplanistas ultimamente?

PS: Eu sou a criatura mais orgulhosa do planeta e DETESTO pedir, mas está chegando época de renovação da hospedagem, e é em Dólar. O Contraditorium não tem anúncios por contar com o apoio dos leitores, e as doações andam escassas. Aquelas criancinhas que você ajuda na África podem passar uns dias sem comer, e todo mundo sabe que crianças de orfanato viram supervilões, você quer isso na sua consciência? Este mês desvie essas doações menos importantes para o Contra, a casa agrade.



Compartilhe este artigo!