Glasnost? Tou Fora!

Compartilhe este artigo!

bigbrother.jpgLendo um post do Bruno Alves sobre meu post onde discorro sobre a falta de doações na blogosfera, achei um comentário sobre o Rafael, do Novo-Mundo.org, onde ele cobra transparência dos blogs em relação ao dinheiro recebido do AdSense e outras fontes de renda. Temos um problema.

Transparência é um conceito que funciona quando há dinheiro público envolvido, ou uma empresa de capital aberto. Mesmo assim, há uma enorme diferença entre publicar um balanço e divulgar custos, margens e valores investidos. A Apple nunca vai dizer quanto custa um iPod na boca da fábrica. A Luciana Vendramini nunca vai revelar quanto recebeu efetivamente da Playboy e eu não vou revelar meu CPM, CTR ou ganhos diários. Primeiro, isso é proibido pelas regras do AdSense. O Rafael corre o risco de ter seu dinheirinho confiscado e sua conta bloqueada, se ficar divulgando seus valores.

Segundo, quanto meu blog rende é assunto meu. O fato dele render US$1,00 ou US$1000,00 ao dia faz alguma diferença para o visitante? Altera o conteúdo? Me transforma em vilão? Em herói? Em Interney?

Transparência não pode se transformar em invasão de privacidade. Senão, farei um acordo; posto meus ganhos do AdSense se o Rafael postar cópia de seu contra-cheque (Hollerith, pros mano) e extrato bancário.



Compartilhe este artigo!