Top 10 dicas para deixar seu blog pronto para o Natal

Sejamos realistas, o Brasil já parou. Como disse o Morróida, o ano só começa em Março. Na Blogosfera, claro, temos um refresco, mas a maioria dos blogs já está mais devagar. Com a semana que se aproxima, muitos vão entrar em recesso. Isso é certo? Devemos assumir que ninguém vai ler nossos artigos, ou devemos continuar escrevendo, correndo o risco de uma decepção com a baixa audiência?

Blogs são como sexo. O ideal é que seja prazeroso para todos os envolvidos, mas se não for possível, ao menos garanta o seu.

Não recomendo nenhum grande esforço de reportagem durante o final de ano. Claro, se for um furo de primeira, maravilhoso, imperdível, eu recomendo que você o dê. Do contrário, aproveite o período para produzir material especialmente útil ao maior interessado no sucesso de seu blog: Você.

Alguns exemplos de posts interessantes:

1 – Revisionismo Histórico

Escolha textos de um ano atrás. Faça uma análise do que você não gosta, do que mudaria, dê exemplos (curtos) e, se for o caso, explique porque mudou de opinião. Não, repito, não faça uma nova versão do texto. Isso é um saco, é trabalho de aulinha de redação e ninguém aqui quer ficar lendo seu dever de casa. Apenas diga o que você aprendeu, tanto em forma quanto em conteúdo.

2 – MegaPost de Follow-up

Follow-up é quando um jornal dá na primeira página uma matéria sobre os terríveis professores tarados da Escola de Base, e um mês depois publica na página 45 dos classificados, debaixo do anúncio da Bruna Surfistinha (fazia tempo que não falava dela, hein?) um “ops, parece que foram acusações infundadas, aguardem novos esclarecimentos”.

Blogs costumam ser um pouco pior que isso. Então, pesquise seus posts antigos e faça um resumo, em um ou dois artigos, do desenrolar das histórias. Por si só isso garante mais visitas aos posts antigos. Um dos maiores dilemas dos blogs é o conteúdo enterrado. Quanto mais ele puder ser trazido à tona, no melhor estilo Noite dos Mortos-Vivos, melhor.

3 – Limpeza Étnica

Eu adoro esse termo, ele é tão errado… então vamos aplicá-lo. Façamos um Pogrom no blog. Remova os posts de teste, remova os plugins que não funcionam, edite os erros de português (nos erros factuais, use a tag de correção, seja hojesnto honesto). Pesquise os comentários, elimine os trolls e o spam que porventura passou.

Não deixe de pesquisar os posts de dor-de-corno. Ninguém gosta de um chorão. Remova, sem dó, todo e qualquer post que o faça pensar “onde eu estava com a cabeça quando escrevi isso?” no mau sentido. lembre-se, a única forma de poder dizer para o UOL que “diário pessoal é a PQP” é não transformando seu blog em diário pessoal. Ou então crie um diário pessoal. Coloque um link apontando para um blog, de preferência sem AdSense, banners ou similares. Se você quer um canto para se expressar e nada mais, jogue dentro dessas regras. Separe o pessoal do profissional, mas cuidado para não transformar o profissional em mais um manual de instruções online, sem alma ou personalidade.

4 – 98% das Estatísticas São Inúteis

Quais os termos mais usados em seus posts? De onde vieram mais visitantes? Você pode ter surpresas. Uma enorme quantidade de visitas de meus blogs vem do Cópia Carbono, do Copiador Descarado. Isso merece uma reflexão. Então, reflita para seu prazer e lucro, em um post. Mostre quais são seus visitantes mais frequentes, linke para os blogs deles, faça uma tabela dos posts mais comentados, contando comentários a favor, neutros  ou contra. Pesquise trackbacks, descubra o que é linkado e o que não é linkado na blogosfera.

5 – Faça Backup

Baixe o conteúdo de seu blog, tanto em backup de banco de dados, quanto os arquivos de imagens, MP3, o que seja. Explique o processo, brinde o leitor com estatísticas (vide ítem 4) de quanto tempo levou, tamanho do banco, quantidade de imagens, etc. Assim você terá material para um artigo E seus dados protegidos, OUVIU, CRIS???

6 – Invista em Posts Temáticos

“os melhores comerciais de Natal”, “Isso não acontece nos filmes”, é simples. Pense em um tema, visite os sites de vídeos menos óbvios, como o DailyMotion, pesquise e monte um ou mais posts em cima desses temas. As pessoas adoram vídeos engraçadinhos e curiosos. Com isso você terá material rápido e interessante. Claro, também vale para imagens.

7 – Gentileza Gera Gentileza

Corrija algumas injustiças. Visite o blog de quem deixou comentários legais, leia e comente os textos de seus visitantes. Se for realmente bom, adicione em seu blogroll. NÃO mande email avisando, senão vira cobrança sutil para que a pessoa faça o mesmo. Escreva um post sobre essas andanças. Fale bem dos outros, para variar. Eu sei que o FMDO é uma instituição nacional, mas se você falar mal dos outros você se torna um chato. E ninguém gosta de blogueiro chato, mesmo que diga o contrário.

8 – Lance Campanhas Solidárias

A maioria das pessoas trata a sua Bondade Natural como o dinheiro das férias, guarda para usar somente no final do ano. Então aproveite isso. Faça posts sobre campanhas filantrópicas, linke para páginas de doação, avise que você vai doar 100% dos lucros de um dia de seus anúncios para uma instituição de caridade ou similar. Sem pedir links ou cliques você terá um aumento substancial no faturamento.

Se você for uma mente maligna, pode escrever o texto dizendo que doará todos os lucros de HOJE para o Lar Espírita Meninos do Brasil do Pai Mei de Campinas, se alguém chegar depois e não ler a data do post antes de clicar em banners ou no link de doação do PayPal, a culpa não é sua ;)

9 – Prepare o Post da Virada

Ninguém vai ler, acredite. Mas é muito cool ter um post entrando no primeiro minuto de 2007, skindô skindô. Não se preocupe com o fato dele ser agendado. O Reveillon do Faustão também é gravado antes, os próprios fogos de Copacabana são falsos, é tudo efeito especial pré-renderizado, ao vivo não tem nada daquilo, mas todo mundo assina um documento se comprometendo a não falar nada, em troca de um sanduíche e um Grapette.

10 – Monte listas Top 10 e divulgue

Não há post mais simples do que listas top 10, e os Diggs e Rec6 estão cheios delas. O povão simplesmente adora, pois pode comentar das opções que fatalmente não estavam na lista. Os mais versáteis vão criar posts em seus próprios blogs, linkando para sua lista, mesmo que não concordem com ela, ou até exatamente por isso.

Você pode fazer tudo isso e mais. Só lembre-se de utilizar a ferramenta de agendamento de seu blog, assim você poderá descansar alguns dias, no máximo acompanhando emais e limpando spam. Dá até pra chamar de “Descanso do Blogueiro”, mas com isso perdi um ótimo título para um futuro post.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Creio que tem um está a mais no título.

  • Obrigado pela referência, mestre.

  • Muito bom esse top 10 – seguindo suas próprias dicas =D -, estava justamente refletindo sobre que rumo seguir nos próximos 30 dias, com a duplinha Natal e Reveillón chegando…

  • "Gentileza Gera Gentileza", e aí vai começar a visitar o Kibe??? Rs…

  • Ahhh se eu tivesse férias…

  • Pois é, eu tinha alguns posts para este fim de ano, to pensando em segura-los um pouco e usar dica nº 9!

  • Tiago, corrigido, obrigado.

    Cobalto, eu quero que o QI do internauta médio suba 0.01 ponto percentual, e o kibe morra no esquecimento, no ostracismo e na solidão no Hall dos Sites Sem-Graça.

  • A dica 10 é fatal e serve pra todas horas, principalmente quando bloqueiro não tem coisa melhor pra postar.

    Já havia pensado algo nos moldes da dica 1. Mas como todo bom nerd, natal e ano novo é no PC.

  • Pingback: Anônimo()

  • Título:

    "Top 10 dicas para deixar seu blog pronto para o Natal"

    10 – Monte listas Top 10 e divulgue

    "…O povão simplesmente adora, pois pode comentar das opções que fatalmente não estavam na lista. Os mais versáteis vão criar posts em seus próprios blogs, linkando para sua lista, mesmo que não concordem com ela, ou até exatamente por isso."

    Isso é que é ironia fina…Metalinguagem…Esse é o tip ode post que me dá prazer de ler.

  • Pingback: Chá de Hortelã » Blog Archive » Minha quinta-feira()

  • òtimo post cardoso,

    uma observação,

    as tags do 9 e 10 itens estão faltando,

    elas estão do mesmo tamanho do resto do texto..

    abs, feliz natal

  • Blogueiro descansa, o bot não.

  • Tenho uma 11a. sugestão: se a possibilidade de faltar assunto estiver causando preocupação, comece a anotar em um papel (ou arquivo-texto) as idéias e palavras-chave que forem lhe ocorrendo, mas sobre as quais você não vai postar imediatamente.

    Assim, nos dias mortos do final de ano, sempre vai haver neste papelzinho um monte de idéias pré-fabricadas e originais, que você só vai precisar inflar um pouco e publicar.

    Mesmo que elas não tenham sido boas o suficiente para um post na primeira vez em que lhe ocorreram, é melhor ter vários assuntos para escolher, do que ficar sem nenhuma idéia ou fagulha inicial.

  • Pingback: O Fim da Várzea » Como desenhar o Super-Homem()

  • Boa =)

  • Post nota (top) 10!

    Vou deixar meu bot postando meus "tops 10", minhas "10 dicas para…"

    Blogueiro também é filho de Deus! Bot não!

    Abraço

  • Me recuso a ler o restante de um post que recomenda que você dê o furo no fim de ano.

    :D

  • Pingback: Sérgio Blog 2.3()

  • Pingback: Sérgio Blog 2.3 - detalhes do post: Retrospectiva Sergio Blog 2006... Parte I()

  • Rodrigo

    weuidf cfgblfd

  • aff

    gjkabvgdfbglaf

  • Excelente dica, e o blog tá muito bem postado. Parabéns

  • Ótimas dicas, vou iniciar a limpeza do meu blog, muitos rascunhos…