Meu trackback, meu tesouro

Compartilhe este artigo!

Autores prolixos tendem a ser leitores compulsivos. É uma das regras não-escritas mais claras, quanto mais você lê, melhor você escreve. Se você gosta de escrever fatalmente gostará de ler. Claro, há exceções, conheci uma menina cujo sonho era editar um jornal, mas ela odiava ler jornal. Mas tudo bem, tinha 15 anos e um caso com o síndico do condomínio, um português uns 40 anos mais velho mas… chega de fofoca.

O problema para quem é leitor compulsivo de blogs é achar novidades.  Por mais que tenhamos blogs em nossos leitores de RSS, sendo realista a atualização não é o forte. Tem gente que posta de três em três dias, outros de cinco em cinco, ou o MrManson que posta uma vez por ano dizendo que este ano ele vai voltar a postar.

Aí que entram os trackbacks.

Gente que link pro seu blog naturalmente é um blogueiro antenado, de bom gosto e acima da média. (se seu ego não pensa assim, você tem problemas) Algo que todo blogueiro deve fazer, na medida do possível. é uma visita de cortesia no caso de um trackback. Então, que tal matar dois coelhos com uma caixa d´água só? (saudades do Vicente Matheus).

Ao invés de uma rápida visita de cortesia, invista uns cinco minutos visitando o blog. Você achará muita gente boa (e não é seu ego dizendo isso) e aumentará sua coleção de feeds.

Sem pensar muito, vejamos quem encontrei nos últimos dias, via trackback: Diário de um PM – excelente blog, que rendeu um post no www.carloscardoso.com, o Geekchick, o Tiago Madeira,o Japs, o Verdade Absoluta e vários outros.

Para achar quem link para você basta usar o Technorati. A URL é simples:

http://www.technorati.com/search/http://www.contraditorium.com/

Onde, claro, você vai trocar o endereço do Contraditorium pelo seu. Você vai achar toneladas de material, em geral bom, pois são blogueiros (gente que sabe escrever) leitores (afinal acharam seu post e tiveram algo a acrescentar) e inteligentes (sabem fazer links). Com isso você jamais terá que optar pelo famigerado post sobre falta de assunto.

PS:

Note que o tempo todo falei de trackbacks, links dentro de posts, não da famigerada troca de links. Nada de “Tio, me dá um link”. Disso quero distância. Não vou linkar ninguém por causa de seus belos olhos. Um link deve ser feito por mérito, não por pena. A única coisa válida de ser feita por pena é sexo, e mesmo assim é raro achar alguém com pena suficiente de mim…

PS2: – Um excelente videogames, mas não vem ao caso. Utilizar o recurso do Post Scriptum em um meio eletrônico como blogs não faz o menor sentido, ele era válido quando se escrevia direto no papel, e não havia tempo de reescrever a carta, incluindo o texto desejado. Usar “PS:” em um blog é um anacronismo, além de completamente desnecessário. E antes que perguntem, claro que vou continuar usando.



Compartilhe este artigo!