Desorganização? É, a CBN entende disso

contraditorium-desorganizacao1.jpg

Hoje a Bia apareceu no MSN, perguntando se eu estava conseguindo acessar os arquivos de áudio de sua última participação no CBN Debate. Fui lá, testei, acessei, mas reparei que a coisa estava… meio lenta. Sabem quando uma imagem começa a entrar, linha a linha? Isso, como no tempo da linha discada e modem 9600.

Fui investigar. Sabem a foto do nobre mancebo aí de cima? 1.6MB. SIMMMM. UM PONTO SEIS MEGABYTES. Tamanho da foto? 149×200 pixels. ISSO MESMO. Um ridículo quase-thumbnail. Como conseguiram? Simples. BMP. É, gravaram as fotos em formato BITMAP. O tema do debate, “desorganização”, se encaixa perfeitamente.

Mas… piora. A foto da Bia? Veja as propriedades:

contraditorium-desorganizacao2.jpg

É. 1.7MB. 640×932. Nem reduziram, usaram aquele truque safado de reduzir a imagem no HTML, e F&@$&#$$* a banda do visitante.

As outras imagens nem me dei ao trabalho de olhar.

Sério, gente, isso sim é desorganização. Será que o sub-assistente de estagiário trainee nível 1 que cuida do site não aprendeu ainda? Arquivos .BMP são haram, não pode. E reduzir imagens usando HTML? Isso é coisa do início da Internet, isso não se faz. Imaginem os ouvintes que acessam via linha discada. estão até agora esperando o carregamento da página. Os leitores da Bia que acessam via celular ou PDA, e pagam por dados trafegados devem estar xingando a 18 geração de seus futuros decendentes. E com razão.

Sugiro que a rádio invista mais um pouco nos profissionais que cuidam de sua presença online, é a primeira forma de mostrar respeito a esse novo público.


* Nota: F&@$&#$$ para quem não entendeu quer dizer “foda-se”.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias.

Prestigie essa liberdade, faça uma doação, ou melhor ainda, assine meu crowdfunding, torne-se um colaborador mensal e ajude a combater a mediocridade! Cada centavo diminui a chance de você me ver em uma banheira de Nutella!

Leia Também:

12 Comments

  1. Isso é de phoder.

    Se quiserem eu trabalho como web designer pra eles.

  2. Eu entendi o "F&@$&#$$" como "foderam", mas deixa quieto.

    Aliás, falando nisso, eu tentei acessar a página da rádio ontem quando vi a notícia na página da Bia, mas o site simplesmente não abria. Acabei desistindo e esquecendo hoje. =/

    Mas se tinha coisa tipo imagem em bmp desse tamanho…foi até mlehor ter esquecido, ou ia ter guerra na net compartilhada aqui.

  3. Carái :o.

    isso me lembrou do windows 2003 server (acho que era ele mesmo, lembro que era windows) que pra verificar o estatus da rede mandava prints em bmp (!), qualquer semelhança é mera coincidencia…

    (:

  4. Caraca, a quanto tempo eu não via uma imagem que carregava invertida (de baixo pra cima)…

    E a CBN relembrando os primórdios da internÊ! ^^

  5. Cobalto, a quanto tempo eu não via uma imagem carregar.

  6. Cara, que ridiculo. Aqui no servidor que trabalho eles seriam expulsos… rsrsrs.

    Abraços

  7. Ahuahuahua, tem razão!

    Somente os pobres, oprimidos e ignorados pelas empresas de banda larga (eu incluso) ainda usam dial…

  8. Não justifica mas deve ter sido preguiça!

    Não entendi porque BMP, alguém ainda esta usando este formato? Não abri o link para ver mas é interessante saber se foram eles mesmos que tiraram a foto ou se a Bia enviou…

    P.S – é mesmo F&@$&#*

    *Foda!

  9. Todas as fotos da página estão assim. A dela foi feita no estúdio, no dia do debate.

  10. Como palpite eu diria que eles usaram uma máquina recém formatada e sem Photoshop/similares. Consequentemente usaram o Paint como alternativa temporária e esqueceram mudar a extenção da imagem. o.O

  11. Pingback: Infoblog » Tipos de arquivos de imagens

  12. Pingback: Sergio Blog 2.4

Comments are closed