E ProBlogger virou ofensa

Compartilhe este artigo!

O post onde questionei a discriminação por idade no anúncio de contratação do weshow pelo visto mexeu com os brios do Fábio Seixas. Interessante é que como sempre nesses casos, preferiu atacar as pessoas, não as idéias. Vejam um trecho:

“A blogosfera, principalmente através de seus membros auto-entitulados pro-bloggers, está vivendo a cultura da crítica irresponsável. Blogueiros ávidos por assuntos para seus blogs, no intiuto de garantirem desesperadamente seu chegue de AdSense no final do mês”

Ou seja: Se você ganha dinheiro com seu blog, sua opinião já é desqualificada. Perfeito. Mas o Fábio tem jeito com as palavras. Vejam a explicação para o limite de idade de 25 anos para os candidatos à vaga:

A idade não é limitador para trabalhar no WeShow, é apenas um filtro do processo seletivo. Isso quer dizer que, do ponto de vista de processo de seleção, é mais otimizado entrevistar pessoas dessa faixa etária já que, em processos seletivos anteriores, se mostrou a faixa etária que trouxe candidatos mais adequados à vaga.

Não há discriminação de forma alguma, mas do ponto de vista de processo, não faz sentido gastar esforço da equipe de RH/seleção entrevistando pessoas que muito provavelmente não se adequam a necessidade que a vaga exige.

Então vamos ver se entendi. Eles NÃO vão aceitar ninguém com mais de 25 anos, “não faz sentido”, mas não é discriminação. O candidato pode preencher todas as outras características exigidas pelo anúncio (saber escrever bem, ser criativo, inteligente, etc) mas se tiver mais de 25 NÃO passará, pois existe um FILTRO, que de forma alguma discrimina, apenas isola e elimina quem não se enquadra no limite de idade.

Se isso não é preconceito, não sei o que é. Ah, sei sim. Preconceito é achar que todo mundo que ganha dinheiro com Internet não tem direito a uma opinião discordante, ou que o fato de ser problogger desqualifica alguém.

Se for assim, fico feliz de dividir minha opinião com desqualificados do nível do Noronha, do Donizetti, do Alenônimo, do Wendell, do Daniel, do Gutemberg, do Dario, do Rangel, da Maysa e vários outros que deixaram comentários alinhados com minha opinião. Seus ProBloggers, gerando polêmica em troca de seu chequinho do AdSense, ao invés de ajudar a perpetuar um modelo de relação trabalhista que vem funcionando tão bem nos últimos 100 anos no Brasil.

Já o Jânio, o Guilherme, o Primo e o Filipe, que ousaram discordam de mim (isso é haram!) e contam com AdSense em seus blogs, estão livres da alcunha de ProBloggers? Eles concordaram com o Fábio e por isso não estão ávidos em receber seu chequinho do AdSense? Como assim? Vamos definir. Quem ganha dinheiro com Internet é bom ou mau? Esses quatro qualificados (visto que quem concorda comigo é qualificado) merecem ser punidos por sua posição contrária?

Ou eu devo ter a hombridade de aceitar que nem todo mundo é obrigado a concordar comigo, e nem por isso preciso sair atacando suas pessoas, suas profissões, suas histórias? OK, a primeira opção é a mais complicada, pois implica em saber ouvir críticas, avaliá-las e até reconhecer os erros. Isso dá trabalho, cansa e mina a imagem de Guru. Acho que até iria para a segunda opção, mas o Fábio Seixas escolheu primeiro.

Finalizando, uma dica: Fábio, se o limite de idade é tão estratégio para seu negócio, coloque um formulário no WeShow, pedindo a data de nascimento do seu visitante. Se este tiver mais de 25 anos, redirecione-o para o site do Retiro dos Artistas, ou da revista Seleções. Motivo? Um filtro para maximizar seus recursos, afinal seu site foi projetado para um público até 25 anos, não faz sentido gastar recursos de servidor disponibilizando conteúdo para pessoas que muito provavelmente não se adequam a ele.



Compartilhe este artigo!