Fica, vai ter bolo!

Compartilhe este artigo!

Guerra em geral é um incômodo para todos os envolvidos, e é injusto reclamar de pequenos inconvenientes diante de tanto sofrimento em escala industrial, mas alguns pequenos acontecimentos, insignificantes, servem para dar uma cara humana aos eventos, e até reacender a esperança entre os mais cínicos.

Esse é o caso do causo de hoje. É absolutamente insignificante, ninguém morreu, e não afetou o Grande Esquema das Coisas, mas você vai gostar.

28 de abril de 1945, a 88ª Divisão de Infantaria dos EUA combatia os alemães em Vicenza, no Norte da Itália. Os americanos perderam vários tanques, 19 soldados foram mortos, mas de um modo geral deram uma coça nos chucrutes, que batiam em retirada.

Problema: Alemão em retirada é rancoroso, não perdiam tempo em atirar em civis, botar fogo em casas, essas coisas. No meio do caminho havia a vila de San Pietro, onde uma jovem de 13 anos, Meri Mion, morava com sua mãe.

Era aniversário de Meri, mas ambas passaram a noite escondidas no sótão da casa, ouvindo os nazistas em retirada passando por perto, às vezes atirando a esmo.

No dia seguinte o perigo havia passado, a região havia sido libertada pelos soldados da 88ª, nas ruas de Vicenza os americanos eram celebrados com vinho, champagne e tudo mais que tivesse sobrado nas adegas italianas.

Em sua casa, a mãe de Meri preparava um bolo de aniversário para a filha, e no melhor estilo desenho animado, deixou o bolo na janela para esfriar enquanto cuidava de outras atividades.

Também no melhor estilo desenho animado, um grupo de soldados americanos passou pela casa, viu o bolo na janela e sem pensar duas vezes, malocaram o bicho. Meri ficou desapontada com o acontecido, mas mal sabia ela que o Alto Comando das Forças Armadas dos EUA também não gostou da ação, e algo maravilhoso aconteceu em abril de 2022:

Anualmente ocorrem cerimônias lembrando a Guerra, mantendo a longa amizade entre Vicenza e as forças armadas dos EUA, e quando o caso veio à tona, fizeram uma pequena adição à cerimônia:

O Coronel Matthew Gomlak, comandante da guarnição do Exército Americano na Itália ofereceu um pedido de desculpas especial para Meri Mion, com um bolo celebrando seus 90 anos.

A cerimônia teve a presença de centenas de pessoas, entre moradores, soldados e veteranos.

Não é nada, não é nada, mas Meri adorou, e isso que importa.



Compartilhe este artigo!