Pogrom no IM

birds.jpg

Os anos passam e os Instant Messengers vão se acumulando. No princípio era o ICQ, depois a coisa degringolou. Hoje temos MSN, AIM, Yahoo, gTalk, Skype e até o Jabber. Fora os menores.

Meus contatos sofreram uma pequena diáspora, mas ainda se concentram no MSN. Os contatos do ICQ são em sua maioria gente que não entra faz tempo. O Yahoo é mantido por causa de dois contatos, que mal ou bem existem em outros IMs. O gTalk tem uma meia-dúzia de quatro ou cinco, mas é completamente subutilizado.

Chega. Ou dá ou desce, como disse o Bispo Macedo. Isso consome memória e disco, no caso do PC, onde fico com vários clientes abertos (ou rodo o Trillian e abro mão de funcionalidades) ou consome preciosos recursos, quando uso no PocketPC. E consome meu tempo.

Por mais que eu tenha multitarefa, espaço de sobra no cartão de memória, centenas de MHz no processador, carregar as listas de quatro serviços de IM não é moleza. Se uso via GPRS então, babau. Não há PDA que agüente.

No Symbian, com o Nokia 6600, a coisa piora. Uma eternidade para ele baixar a enorme lista de contatos (afinal baixa também os offline)

Assim, tomei uma decisão: Vou promover um pogrom em meus messengers, com as seguintes providências:

Erradicação do gTalk, Yahoo e ICQ do desktop.

Em dias normais usarei somente o MSN e o Skype. Em dias ecumênicos abrirei o Meebo estando disponível no ICQ e gTalk também, em honra aos velhos tempos.

Eliminarei todos os contatos do ICQ e do MSN que não tenham aparecido online nos últimos 15 dias ou que eu não tenha uma lembrança vívida de quem sejam. Eu sou acessível por email, homepage, Google, então, como disse o PG, quem quiser falar comigo consegue.

Espero com isso voltar a ter uma lista manejável, e que o Instant Messenger se torne novamente uma ferramenta útil, não um “arquivo de gente que conheci”, como é pra muita gente.

Em empresas a coisa mais irritante é conversar com alguém e ver que o MSN da pessoa não pára de piscar. É virtualmente impossível trabalhar assim, então empresas acabam pagando para pessoas baterem papo. Por isso muitas estão bloqueando os Instant Messengers, ou usando soluções restritas a servidores internos.

Não precisa ser assim. Em meu antigo emprego nós liberávamos seletivamente o acesso a MSN, dependendo do grau de responsabilidade da pessoa. É a melhor forma de agir, e vale para pilotar aviões, arrancar dentes, fazer neurocirurgias e utilizar Messengers.

Eu recomendo uma limpeza dessas para qualquer um. Afinal, mais do que o tempo de seu patrão, você está desperdiçando o seu próprio.


Technorati : , , ,


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.



Leia Também:

  • Marcellus

    Ahhhhhhhh

    Promover o msn? Desculpe-me, mas apesar de ser o mais utilizado aqui no Brasil é o pior… Putz, é só frescura.

    Ou vai dizer que voce, o 'Cardosao' [=P] usa aqueles bonecos q ficam na tela toda ou aquele treco irritando de mexer a tela?

    IM devia servir pra conversar [audio tb], video, troca de arquivos… Chega de frescurinhas babacas!

    =D

    Viva o GTalk! O mais simples, sem mtos recursos nem mtos BRs usando, é verdade, mas por enquanto o melhor!

  • Tá doido? Eu desabilito essa desgrameira toda, nada de icones animados e letras piscando pra mim.

    E não estou promovendo nada, estou sendo pragmático. De que adianta usar o messenger B se 95% dos meus contatos usam o messenger A? Vou ficar sozinho batendo pé?

  • É o mesmo que acontece comigo Cardoso. Meus contatos resistem em usar o gTalk…

    Não adianta eu insistir.

  • E eu tenho uma dúvida há algum tempo….
    Com o que você trabalha atualmente?

  • Gtalk? Se você usa o gmail como e-mail principal é ótimo, mas fora isso…

    Skupe? Instalei só por curiosidade mas já caiu em desuso…

    ICQ? Alguém ainda usa isso? Confesso que sinto saudades dele, principalmente do "Ô ÔU" que fazia ao receber cada mensagem masss… Morreu e esqueceram de enterrar.

    MSN status: Cleaning out my msn list…

  • Concordo que é duro deixar tantos IMs ligados ao mesmo tempo… ainda mais pra meu PC que carece de processamento e memória…

    Mas exatamente essa semana instalei o Gtalk e estou gostando bastante da opção de enviar voicemail…

    Uma amiga minha profetizou dizendo que daqui à pouco só utilizaremos os e-mails de voz em detrimento do e-mail escrito

  • Eu também fiz uma limpeza em minha lista ontem.

    Uso Ubuntu e Gaim, conectando em dois serviços: MSN e GTalk. Tenho contatos importantes em número considerável nos dois, o Gaim faz ser tão transparente que às vezes nem sei em que rede estou conversando com certa pessoa.

    Por mim existiria um protocolo padrão (está quase lá), onde os IM pudessem trocar mensagens livremente, como em e-mail.