Você quer a verdade? OK, mas tem um preço…

Compartilhe este artigo!

O blog, visto como veículo, tem muitas vantagens sobre a mídia tradicional. O blog profissional, baseado em um modelo de publicidade baseado em contexto como o Google AdSense pode ser mais independente em relação aos anunciantes do que qualquer outro veículo. Entretanto o modelo traz um efeito colateral que pode minar seus rendimentos completamente.

O Google aplica pesos diferentes a termos diferentes. Algumas palavras sáo um grande corta-tesão para o AdSense, garantindo muitos anúncios institucionais OU páginas em branco. Anunciantes não gostam de gastar suas impressões em páginas de conteúdo exageradamente polêmico. Temas envolvendo racismo, escatologia, aborto, preconceito e sexo acabam na lista negra do Google.

O que acontece quando você escreve um texto legítimo sobre um desses temas?

Um monte de alertas na Skynet no CPD do Google marca a página como indesejável. Nenhum anúncio se qualifica, e ao invés de simpáticos e lucrativos anúncios, você acaba com um banner em branco. È compreensível, não dá para diferenciar um texto legítimo de um texto apelativo. A diferença entre sexo e pornografia é, bem…

Por isso tantos blogs de adolescentes mostram anúncios em branco. Além do tema inapropriado, abusam dos palavrões. O Google não é santo, ele tolera uma boa quantidade, mas a maioria exagera. Resultado? Sem banners.

Isso significa que devemos ser bonzinhos, escrever sem falar palavrão, evitar temas controversos e blogar somente sobre gatos, seriados de TV e celulares?

Céus, não. Se você partiu para os blogs para ter liberdade de se expressar, não se preocupar com editores, chefes de redação e agendas particulares, não vai ser o Google que vai ditar o que você escreve. É perfeitamente normal “sair da linha” de vez em quando. Eu admiro o blogueiro que tem páginas em branco no AdSense por causa de um tema polêmico.

Eu tenho várias. Algumas de alta visitação, como o Meninas que Beijam Meninas. A matéria que escrevi sobre os idiotas querendo fotos das vítimas do acidente da Gol está com uma taxa de impressões baixíssima. Vou editar os textos, tirar as palavras polêmicas, para faturar mais?

Não. As palavras estão corretas, são as que eu queria usar. Não são polêmicas artificiais, não são posts-isca como os da Cicarelli no Carloscardoso.com. São discussões e opiniões legítimas sobre temas atuais. Se o Google não gosta delas, dane-se o Google.

Os leitores que ganho com esses textos valem muito mais do que os caraminguás que porventura pingariam se essas páginas atendessem aos requisitos do Google.



Compartilhe este artigo!