A criatura mais estúpida da blogosfera brasileira

Todo mundo tem um limite, e se de vez em quando o mais tolerante dos blogueiros perde o controle, imagine eu. Foi o que aconteceu quando recebi um comentário que provavelmente nem foi escrito por uma criatura baseada em DNA…

Eu comentei alguns artigos atrás que considerava a capacidade de perceber humor como uma prova de inteligência, mas não esperava ter essa idéia tão admiravelmente demonstrada.

Eu não costumo perder a linha a sério com meus leitores. Quando é algum troll, apago o comentário e pronto. Se é uma fã de Harry Potter ou de Lost em crise, eu mando voltar quando a puberdade chegar, e pronto. Mesmo assim, raramente meus textos, principalmente no Contraditorium, são tão absolutamente distorcidos por uma mente (estou usando o termo de forma bem generosa) defeituosa.

Acompanhem…

Todos se lembram do causo envolvendo a Alcinéa Cavalcante, blogueira que foi perseguida e processada por José Sarney, inclusive por ter publicado uma imagem de uma caricatura d´El Bigodon, fotografada em um muro, em via pública.

Ajudando na campanha de divulgação dessa arbitrariedade, me esmerei em um texto que ficou, conforme opinião quase unânime, muito bom, com título:

Colabore com a Justiça: Não publique a foto do Sarney

No texto eu começo chamando a Alcinéa de blogueira-terrorista, e faço uma defesa absolutamente irônica do oligopolista maranhense, em um estilo chupado inspirado no Stephen Colbert.

Será que é difícil entender a ironia em:

Hà vários blogs por aí comentando as atitudes da Justiça e o blog da Alcinéa Cavalcante. Infelizmente eles repetem denúncias baseadas em meros fatos contra a imagem do Senador Sarney e depois dizer que estão usando de sua… liberdade de expressão.

Onde está escrito isso? Será que não entendem que estão falando da Justiça Eleitoral do Amapá? Ou eles acham que um Senador da República deve ser cerceado por uma simples Consituição Federal que em seu Artigo 5o Parágrafo IX diz:

é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

 

Meio óbvio não?

Pois bem, aqui entra…

** A MULA **

Hoje pela manhã abro os emails e dou de cara com o seguinte comentário:

New comment on your post #423 “Colabore com a Justiça: Não publique a foto do Sarney”
Author : Gui (IP: 201.47.33.15 , 201.47.33.15.adsl.gvt.net.br)
E-mail : <removido caso ele tenha digitado errado>
URI :
Whois : http://ws.arin.net/cgi-bin/whois.pl?queryinput=201.47.33.15
Comment:
E a liberdade e expresão !?
ela deve falar o que axa !/
é sao vcs ow a uol pra falar o que certo e errado !/

é simples..
nao concorda com ela !? nao entre no blog dela..simples !

Vc nao se expresa !?
nao deu sua opniao sobre ela.. !?
entao…mesmo direito dela..!

ela critica um politico e vc critica ela..
acabou se rebaixando a nivel dela..!

deu na mesma !

PUTA QUE ME PARIU (eu não sou de escrever muito palavrão aqui então o efeito dramático é bem maior) O que esse ser abjeto comeu estragado na 1a infância, para causar tanto dano cerebral?

Eu não acredito. Não é possível que alguém consiga ter tão pouca imaginação, tão pouco simancol, tão pouco QI que não consiga ler o texto mais irônico que já escrevi aqui.

Eu mandei um email (embora tenha poucas esperanças do email ser verdadeiro) questionando se esse sujeito é sequer humano.

Sério, é broxante. O nível dos leitores no Contraditorium chega a ser irritante (no bom sentido) eu tenho que pensar 5x antes de escrever um artigo, o nível de exigência dos leitores está nas alturas,  as respostas e comentários são excelentes e dá gosto ver quando o pessoal coloca opiniões, mesmo contrárias, mas bem-fundamentadas.

Por isso mesmo uma ostra dessas acaba com meu dia. O quê alguém assim acrescenta ao mundo, que visão crítica ele tem, se não consegue ler a mais óbvia das entrelinhas?

Isso não é nem massa de manobra, isso é adubo orgânico, e o que me deixa mais desolado é saber que esse batráquio vota pra Presidente.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Igor Gama

    Ele não consegue "ler a mais óbvia das entrelinhas" porque provavelmente não leu linha nenhuma. Ou você já se esqueceu dos "críticos" de títulos?

    Quer dizer, eu acho que esse foi o caso, pois ainda quero ter alguma esperança no futuro, afinal, nou jovem, mereço sonhar…

  • No meu blog eu tenho VÁÁÁÁRIOS exemplos desse tipo de, errr, gente.

    Veja só:
    http://marcogomes.com/blog/2005/emo-no-fantastico… – Nesse tem uma loooonga discussão sobre preconceito, basicamente é uma guerra de "emos" X "anti emos", nos comentários do MEU blog, vai entender.

    http://marcogomes.com/blog/2005/mc-marcinho-e-ale… – Nesse as pessoas acham que MEU blog é o site PESSOAL do MC Marcinho (!!!). Tem tantas mensagens bonitas pra ele =P

    http://marcogomes.com/blog/2005/windows-genuine-a… – nesse tem um cara que acha que meu blog é um FÓRUM! Além de INÚMERAS instruções de como infringir a lei, "registrando" software pirata, tenho até medo das consequencias legais que isso pode gerar pra mim.

    É dolorido saber que essas pessoas, no fim das contas, controlam o país que vivemos.

  • A Blogueira-Terrorista Alcinéa Cavalcante resolveu atacar a impoluta e ilibada imagem do Ex-Presidente e Senador José Sarney,(…)

    É impossível que a criatura tendo lido essa frase que começa o post, tenha realmente achado que tu estavas falando sério.

    Mas com 13k visitas/dia não me admira que entre algum jegue para dar sua contribuição.

  • Kico Zaninetti

    … tome um Dreher …

  • Terra Brasilis, Cardoso!

    Pra tirar qq um do sério, realmente.

    Mas você sabe, bicho, tem gente que leva as coisas muito a sério (quer dizer… nem sei se posso falar assim, não sei nem para qual caminho aberrante este sujeito levou o teu artigo).

    Tem gente que tem essa mania. O teu artigo mesmo do hoax das fotos confirma tudo. Quem conseguir tirar 50 comentários que tratem de diferente pauta no hoax apontado, ganha um doce! :)

    Ou seja: Ninguém lê nada. Passa os olhos.

    Será que ele não leu nem o comentário da Alcinéia? Ô louco!

    Cara… Estou com uma leve impressão… Teu blog está sendo lido até em Marte! Só não sei se devo te dar os parabéns por isso… hehehehe

    Um abraço, meu velho!

  • Hilder, isso explica muita coisa, visto que todas as pesquisas mostram que não há vida inteligente em Marte.

    Kiko, não estou mal a ponto de apelar para drogas pesadas ;)

    Gabriel, você me deu uma idéia muito cruel. Aguarde e confie.

    Marcos, eu noto esse fenômeno, os tubérculos lêem (?!) uma matéria sobre alguém e mandam mensagens pessoais nos comentários.

  • JOrge Wagner

    Um bom site pra esse tipo de pessoas visitar:

    Idiot Proof Website

  • Caro Cardoso,

    Não é privilégio seu ser mal interpretado. O Luís Fernando Veríssimo, que tem um tom irônico nas suas crônicas, freqüentemente utiliza a semana seguinte à publicação de algumas para esclarecer os leitores que quando ele disse que todos os chilenos que não concordassem com o governo de Pinochet deveriam ter deixado o país (o exemplo é meu, ele não disse isso).

    Um dia eu li que um grande jornalista norte-americano (ainda estou procurando o nome para citá-lo com justiça) tinha uma placa na sua sala que dizia "Eles tem cinco anos", referindo-se à idade mental de seus leitores.

    Não que isso seja 100% verdade, mas há um número grande de analfabetos funcionais que não conseguem interpretar ironias ou outras figuras de linguagem, e estes são os mais perigosos.

    Todavia continue nos brindando com seu blog de excelente qualidade, se não entendermos a gente finge que entendeu.

    Um abraço!

  • Realmente deve ser um saco receber comentários desse tipo. Uma simples interpretação de texto e a pessoa não tem a mínima noção para tanto.

    Mas quer saber? Esses são as exceções. Garanto que a maioria da galera que comenta aqui tem noção do que está escrevendo.

    O negócio é deixar pra lá e tocar o barco. E faça mais textos irônicos. Daqui há algum tempo você vai começar a rir desses sujeitos e não mais ficar estressado.

  • Thiago Berti

    Realmente um gênio esse cara.

    o pior é que nem escrever direito ele escreve.

    Pessoas assim são engraçadas as vezes, não se irrite, tire sarro, e veja-os ficarem mais irritados, e tire mais sarro até que eles explodam de raiva ou saiam chorando para suas respectivas mães :D

  • Acho que pegou mal essa sua crítica. É como brigar com bêbado, se vc ganha, bateu no bebado (que vergonha), se perde, apanhou do bebado(que vergonha).

    75% dos brasileiros são analfabetos funcionais. "A mula" em questão se inclui entre eles, pois leu o texto e não conseguiu entender.

    Acho que esse tipo de gente sem cultura não é má, não merece um tipo de condenação tão pesada como essa que você fez. Embora não saiba ler e escrever adequadamente, com certeza "a mula" sabe muito mais do que você em algum campo do conhecimento humano. Cada um com suas "inginoranças".

  • A começar pelos erros boçais de português ("opnião", "expresa"), esta criatura não deve nem ter concluído o primário. Quiçá alfabetização.

    Cobrar deste ser conhecer a figura de pensamento ironia é muito; é demais para este cérebro limitado. Me pergunto como um asno deste consegue operar um microcomputador.

  • hahahahha

    cara, estou chorando de rir aqui :lol: !

    Pena que se eu tentar explicar isso a alguém ( para meu amigo do lado aqui por exemplo ) ele não verá a min´ima graça :lol:

    o vida online desgraçada !

  • Gilberto, conheço gente que não tem o primeiro grau e é extremamente inteligente. A mula em questão é ELITE. Tem acesso a computador, internet e tempo pra dar opinião em blog sobre política.

    Não há NADA que um sujeito com a limitação intelectual dessa mula faça que eu não faça melhor. Ou não possa aprender em dez minutos, e fazer melhor do que ele. DO mesmo jeito conheço gente que nunca teve oportunidade de chegar perto de um computador, mas se tivesse daria voltas em torno de muito profissional de TI que conheço.

    Sejamos realistas, algumas pessoas são mais burras do que outras. É a Lei do Oeste.

  • É só ver o vocabulário e a forma pela qual a pessoa escreveu…

    Aí já podemos entender o porque não entendeu as ironias do post anterior :)

  • Igor Gama

    Hahahahahahaha, Esse site quase me mata de rir! O pior é que ainda tem um botão de "Ajuda" embaixo!

  • desista… apague do blog e pronto… faça como eu faço com alguns alunos: o visor-desprezo… lembra dos changeman que tinham o visor-combate? eu instituí o visor-desprezo

  • PQP mesmo ein, o que mais anima é saber que todos ou talvez 99% ? "usuários" da net são assim, mó chapados afinal são usuários….

    Deve ser por isso que tudo que é pishing scam da vida faz sucesso,

    que os profiles do orkut mudam de dono por vontade própria,

    que a maioria das fotos do acidente da Gol que vem nos anexos (*.com, *.scr, *.exe) do email não "faz nada" quando se abre

    que os golpes na internet não funcionam.

    Só por Deus

    Mas Cardoso, faça piada, como este post, pode não ser aquela qualidade, mas é um texto a mais para render uns trocados.

    E sobre as novidades ? vai por um link nos artigos :??

    kk

  • sumiu o texto , vai por um link "Tradução" ?

  • Link nos artigos? Não entendi. Quanto ao texto do tubérculo,não dá pra oferecer tradução, não falo amebês.

  • Eh Purke VoXe NuM IsCrEVeU AxImMmMmMmM.

    Essas pessoas só entendem Miguxes.

    S2 meu querido :D

  • Seria um link pra isso mesmo, tradução para amebês, ou MiGuXeS.

    Você disse que o Gabriel te deu uma idéia cruel então ja imaginei algo pra "facilitar" para as amebas, um link

    >> TrAdUiX iÇu

  • Marcio Dias

    Isso me lembra de uma discussão que tive uma discussão que tive uma vez em uma lista de discussão no Orkut, sobre lingua italiana, que eu estou aprendendo. O forúm até tinha um bom nível, em se falando do Orkut. Pelo perfil dos componentes do grupo, notava-se que boa parte era de pessoas que tinham conhecimento na lingua e até já tinham viajado para a Itália.

    Uma criatura, que devia ser da mesma espécie biológia da já citada "Grande Fã do Cardoso" colocou o seguinte "post"

    "Algem abilita se a mi encinar italhiano?"

    Respondi a mensagem, do jeito mais educado possível, que seria melhor para a criatura aprender sua lingua nativa primeiro antes de se aventurar a aprender outras linguas.

    Conclusão.

    Foi o estopim para uma verdaderia guerra civel no forum.

    O placar final de mensagems deve ter ficado de uns 4 a 1 a favor daqueles que defendiam o moleque ( que nem era tão moleque assim, pelo perfil ).

    Ironia das ironias.

    No final das contas, por mais que o rapaz fosse receptor de tanta simpatia, pelo que eu saiba, "ningem se abilitô se a encinar italhiano pro muleke"

  • Marcelo Macedo

    Senhores,

    Discordo veementemente, deste post e mais ainda dos comentários.

    Vejam, eu descobri esse blog através de um link em algum outro, gostei e passei a ser freqüentador assíduo, contudo já perdi a conta de quantos outros blogs entrei li um post e não voltei.

    Acredito que para não perceber o post "mais irônico que escrevi" ela com certeza caiu de para quedas neste post e não é frequentadora deste site.

    Convenhamos, Carlos argumentou bem do ponto de vista de proteção ao Sarney, possivelmente se muitos aqui não o conhecessem e entrassem no site por esse post teriam um pensamento parecido com o que a menina escreveu.

    Afinal, aqui já foi discutido inúmeras vezes a existencia dos trolls, se visse um post desses e não gostasse do Sarney, ia te achar mais um Troll. Se te acho um troll, pra que argumentar direito ou te tratar bem (é o que frequentemente é incitado aqui),

    Ainda partindo do princípio que acreditei que você pensa dessa forma o argumento dela pra mim é bastante válido, não vou entrar no merito da escrita, mas muita gente escreve assim, mas é outra história.

    Muito errado escrever uma coisa (bem escrita, bem argumentada) e querer que um usuário incauto perceba a ironia, não é sempre que vai acontecer nem com todos. Ainda mais quando se fala de um homem tão adorado por alguns, e que estes vão defende-lo até a morte, Cardoso neste post seria só mais um.

    Mas ainda pior foi a desproporcionalidade, xinga a mulher do início ao fim do post, quando no máximo ela recebeu a mensagem errada, e criticou porque não concordou com seus argumentos, nada mais normal.

    Cardoso, gosto muito do seu blog, bastante sagaz, mas pôxa, manera, por mais que você a considere mais uma rosângela (vide revolução.etc.br), não acho que é correto ter esse tipo de reação, ainda mais num blog que se orgulha da qualidade de seus leitores.

    -1 ponto.

    Marcelo Macedo

  • Marcelo, vai me desculpar mas eu não aceito que uma criatura que ande em duas patas, com polegar opositor, entenda como séria uma argumentação que fala em "acusações baseadas em meros fatos" e na petulância da Constituição Federal em querer se impor a um Senador da República.

    Se a minha ironia não foi percebida, NO MÍNIMO eu deveria ser taxado de completo idiota, por ter feito aquele texto "a sério".

    Acho que nem o Sarney levaria aquela defesa a sério.

  • Musashi_DJ

    Infelizmente a coisa vai por esse caminho, quanto mais o blog melhora mias o "povinho" vem saber o que tanto os inteligentes vem buscar no seu blog.

    já troquei vários comentários afiados com você no meiobit mas nem por isso parei de ler e comentar seus posts com interesse de leitor e fan, gente com eco entre as orelhas merece sempre um solene vazio em resposta.

    Continue o ótimo trabalho pois o pais merece bons blogueiros profissionais com bom senso e humor que nos de forças para enfrentar essa zona de baixo meretrisio em que vivemos.

  • Slim Dogg

    @Tiago Bega

    Concordo plenamente com suas idéias. usuários são assim mesmo, afinal são apenas usuários.

    definiu muito bem!

    Uma pessoa que aprende a escrever o nome e contar até dez já se acha o dono do mundo, o poço de sabedoria.

    Já quem é envolvido com informática e tecnologia pensa o contrário. Sabe que quanto mais aprende e se aprofunda, percebe o quanto ainda é preciso aprender.

  • Oi Cardoso, tenho uma sugestão pra você contra esses "seres", bole um captcha inteligente, sei lá, uma figura tipo:

    ELEFANTE – PREGO – RELOGIO – MACACO ( com desenhos claro :P )

    Assim o captcha ficaria EPRM :)

    Brincadeiras a parte, o melhor que você tem que fazer e ignorar, agora como você consegue manter um blog sem captcha nos comentarios é impressionante, haja SPAM.

    Até mais.

  • perdi meu tempo

    Cacilda, mas o que é que tem nesse blog que o faz ser tão famoso? Isso aí é uma das coisas mais cretinas e imbecis que eu já li na Internet. E daí que a pessoa não leu, não entendeu ou é burra? Que interesse há nisso? Por que tanto alarde para uma coisa tão besta? Vai ter falta de assunto assim no diabo que te carregue, meu!

    Aliás, por que ridicularizar a suposta pouca inteligência dos outros parece ser o esporte mais praticado na Internet? Por que essa mania de tanta gente querer se achar muito inteligente usando a suposta burrice alheia como instrumento de contraste? Por que essa tecla é TÃO surrada TÃO exaustivamente? Será uma epidemia de complexos de superioridade e inferioridade ou síndrome de eu-sou-fodão? Vocês, que gostam tanto de fazer isso, também saem por aí dando empurrão em velhotas e cascudo em criancinhas para se sentirem o máximo?

    "Quanto ao texto do tubérculo,não dá pra oferecer tradução, não falo amebês."

    Olha a agressividade do vocabulário. Você ataca tanto a falta de percepção do/da tal de Gui e, evidentemente, não percebe que sua reação é umas cinco vezes mais babaca que o comentário causador da bronca. Puta que pariu digo eu. Vai ser boçal e irrelevante assim lá longe. Sai um pouco de casa, cara. Toma um ar fresco e vê se cresce.

  • Ô familia unida… caro primo do tubérculo;

    você ACHA MESMO que é vantagem parecer inteligente perto do sujeito assunto do post, ou mesmo de você?

    Desculpe, mas só faz bem ao ego parecer inteligente do lado de criaturas que andam nas duas patas e têm o mesmo número de cromossomos que eu.

    Obrigado por seu comentário, só comprova a minha teoria de que a internet é cheia de covardes anônimos.

    PS: Boçal é a senhora sua mãe.

  • Cardoso, você está criando um novo tipo de blog: o blog só de comentários. Os comentários que os teus leitores deixam por aqui já vale a visita. Tenho o costume de ler depois que a poeira baixou e constato que a notícia nem precisa ser mostrada, basta ler as pérolas, digo, os comentários.

    Quanto a inteligência dos leitores, tiro uma média do ambiente que freqüento, a universidade. Está cada vez mais difícil achar vida inteligente aqui na terra!

  • Luiz

    Cardoso, vai ver, essa mula e esse boçal do "Perdi meu tempo" (nome ridículo para uma pessoa que deve ser ainda mais ridícula) são os <a href="http://www.contraditorium.com/2006/12/29/silncio-estou-caando-orkuteiros/&quot; title="t

  • Luiz

    Aê Cardoso. Agora você não vai poder ficar indiferente. Faz um tempinho que eu li esse texto.

    Acho que esse texto tem tudo a ver com a mula, especialmente o terceiro parágrafo, não tem?

  • rinaldo

    Tadinho sr. menezes tadinho.
    O autor desta pérola é um aluno nivel A do excelente teleensino que a senadora roseana sarney implantou no maranhão quando governadora.
    Notamos logo na primeira linha que o mesmo escreveu a excelente percepção do mesmo. Tem futuro o menino.

  • Pingback: blosque.com | Eu Também sou Pitonisa - Previsões 2007()

  • Luiz

    Cardoso, olha só esse comentário deixado no blog do Rafael Slonik. Depois desse comentário, eu estou na dúvida de quem é mais burro?

    Depois disso, eu só uma coisa para falar: VIVA A ENCRUZÃO DIJITAU!!

  • Tá explicado os comentários que recebo às vezes no meu blog (muito parecidos com o exemplo do comment que fala sobre o Luis Fernando Veríssimo e o Pinochet). Aff… dá um desânimo nessas horas… :(