Desafetos, inimigos, nêmesises ou concorrência. Blog tem isso?

Compartilhe este artigo!

A primeira pergunta: Qual o plural de Nêmesis?

A segunda: Um blog pode concorrer com outro diretamente? Ou um blogueiro pode ter desafetos, mas isso não afetar os blogs?

A verdade é que se eu não gostar de um blog, como o kibe, eu tenho muito pouco a fazer contra ele. Se iniciar uma campanha “não visite o blog tal” um monte de gente vai até lá, só por curiosidade. Se não colocar o link, alguém vai usar a porra do google e achar. A saída é o ostracismo, mas tentar lançar ao ostracismo alguém com 10x mais visitas que você não é uma atitude muito inteligente ou eficiente.

E não, não adianta gritar “Enuch Chuck” e achar que seu blog vai crescer do nada. Mesmo que funcionasse você terminaria patético como o Chefe Apache. Fora o tempo. “Eu te pego, daqui a Dez Anos” é algo que poderia ser dito pra Jennifer Connelly em Labirinto, não para um blog. Lembre-se, seu desafeto também terá oportunidade de crescer.

Ignorar parece ser a melhor solução. Ainda mais com a dificuldade de concorrer com alguém funcionando dos dois lados. Lembre-se, a moeda em questão é o tempo de seu visitante, e se você quer o visitante mais qualificado, está falando de RSS, o que torna o fator tempo bem mais irrelevante.

Com gente acompanhando 200, 300 blogs por dia, tomar espaço de alguém é muito difícil. Eu mesmo acompanho vários blogs sobre o mesmo tema, muitas vezes com notícias repetidas, mas visões diferentes. Cobrar exclusividade de seu visitante, fazer uma campanha contra um site da mesma área é algo que garante a antipatia do leitor. Fica parecendo mesquinharia. Se for um site grande, é inveja. Se for um site menor, é crueldade. Não dá pra sair bem na fita.

Claro, uma opinião bem-defendida é sempre bem-vinda. Meu artigo-que-nunca-sai “porquê não gosto de kibe” bate pesado, mas não somos concorrentes e eu sinceramente não quero o público dele, você sabe como odeio explicar piada.

O que vejo acontecer são blogs da mesma área criando uma sinergia, citando uns aos outros, escrevendo artigos complementando ou refutando idéias expostas nos “concorrentes”.

Confie na qualidade de seu trabalho, use e abuse de seus “concorrentes” (no bom sentido, no mau só se for um concorrente gatinha) como fonte de idéias (não plágio, por favor) e material de discussão. Cite-o, com links, se sua argumentação for boa ele ficará tentado a refutá-la. Você ganha um trackback e o leitor ganha dois textos bons.

Ou então não cite ninguém, assuma que todo mundo é seu concorrente/inimigo direto, só referencie quem está absolutamente fora da sua área de atuação (e portanto irrelevante para seu leitor) e aproveite o palco, só não se esqueça que ninguém aguenta monólogos de mais de duas horas.

PS:Não visite o Kibe.

 

Technorati tags: , ,



Compartilhe este artigo!