Jabá, ironia e a Dra Liliana morrendo de fome

Um efeito colateral que eu não esperava, do post do hoax, são os comentários. O potencial humorístico do pessoal que não entende o que lê, quando lê havia me escapado. Só que em outros posts fui percebendo o quanto é difícil entender uma boa ironia, ou mesmo uma ironia.

Como sou teimoso, fiz de novo. Desta vez com má intenção. De propósito. À vera.

Aos que não acompanham meu outro blog, um retrospecto: Achei um episódio de um seriado americano onde os personagens, de um comando militar de elite, vêm ao Rio de Janeiro atrás de um traficante de armas que está para vender mísseis a um terrorista.

Fiz um texto no melhor estilo “americanos malvados passam imagem falsa do Brasil“. Só que a imagem “falsa” é de que há violência policial nas favelas, que traficantes recrutam crianças, que aviões podem cair sem o controle de tráfego aéreo saber, etc.

Vejam o parágrafo de abertura:

A cena de abertura do episódio 1×09, “Eating the Young”, mostra uma favela do Rio de Janeiro. A cena é claramente falsa, pois os barracos são limpinhos, a região é arborizada, não há esgoto nas ruas e, se é Rio de Janeiro, onde estão os sambistas?

Se essa favela mostrada é irreal, erraram pro lado errado.

O texto é recheado de pérolas, como:

  • Todo brasileiro honesto e trabalhador sabe que não precisa ter medo da polícia
  • Esses malditos imperialistas estão querendo dizer que nossa polícia é corrupta, que nossos policiais poderiam aceitar suborno. Tsc tsc tsc.
  • Desde quando a PM atira em crianças ou inocentes?
  • o que me deixou espantado foi acharem que os traficantes brasileiros têm acesso a armamento sofisticado. Isso seria rir da cara da Polícia Federal e do Exército, nós sabemos que eles jamais deixariam que coisas como bazucas e metralhadoras pesadas caíssem nas mãos dos traficantes.
  • Aqui a prova de que os roteiristas estavam emaconhados: Crianças trabalhando para o tráfico portando armas? Isso pode acontecer pelas bandas de Los Angeles. De onde inventaram que no Rio de Janeiro tem isso?
  • O objetivo desta cena é denegrir nossas estradas. Como todos sabemos não há estradas de terra no Rio de Janeiro, nossos impostos, nosso IPVA é muito bem aplicado na conservação e modernização das mesmas.

Cada uma dessas acompanhada de uma imagem do episódio, MAIS um link para alguma notícia local mostrando exatamente o contrário.

Dá pra adivinhar o resultado, não?

Pois é. Eu recomendo: Se você gosta de uma boa risada, acompanhe o feed RSS dos comentários. O texto está sendo reblogado, e outros blogueiros estão sofrendo também, pois os leitores estão levando a sério.

Um cidadão sem-querer me comparou ao Borat, o que considerei excelente, visto que ele também sofre quando levam seu personagem a sério, ao invés de entender a ironia.

Só um exemplo dos comentários:

o criador desse texto é só mais um mongolóide ignorante que deve rir que nem louco de filmes como Eurotrip e Borat, e quando aparece falando do Brasil ele começa disparar esse monte de merda..

não acreditei quando eu li
Isso seria rir da cara da Polícia Federal e do Exército, nós sabemos que eles jamais deixariam que coisas como bazucas e metralhadoras pesadas caíssem nas mãos dos traficantes. Bola fora dos roteiristas.

é os PF são santos canonizados morra ignorante

Há, claro, gente que percebe a ironia, mas são uma minoria absoluta.

Onde a Dra Liliana entra nessa história toda? É óbvio: Ela é neurocirurgiã. Existe profissão mais irrelevante, para os autores desses comentários? Se depender deles o bipe dela não tocará nunca.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • O texto é recheado de pérolas, como:

    Quem tu ama mais? Tu mesmo ou a Luciana Vendramini?

  • Cardoso, tenho acompanhado o carloscardoso.com e o contraditorium.com diariamente. Li esse seu post sobre o tal episódio e logo de cara notei que o mesmo estava carregado de ironia.

    Nõa dá para acreditar que exista tanta gente incapaz de compreender isso! Este fato é ainda mais engraçado do que o próprio post. Impagável!

    Saudações.

  • Schroeder, digamos assim: Eu não passaria uma semana em um hotel na Bahia comigo.

  • E você só avisa agora ?!?!

    XXXX, Cardoso!! Quando vi o texto não resisti, achei excelente e queria rebloga-lo em algum lugar. Como já fechei o Web-Z (falar sozinho é coisa de doido) tive que postar lá no blog do VídeosLegais.

    Nesse momento devem estar me xingando pacas!! Ainda bem que não ativei os comentário desse meu pseudo-blog, se não já viu né?

    Se o pessoal que tem QI suficiente para ler seu blog não entendeu imagine no meu, que cada dia eu acho uma pérola nova dos meus queridos visitantes desprovidos de ahnnn… dexa pra lá, não vou falar nada! Pelo menos eles clicam mais no AdSense dos que os seus! He he he… (antes fosse verdade)

    Agora sejamos realistas, você reclama mas você tem a maior concentração de leitores com cérebro da internet. Devia agradecer! O dia que eu publicar um artigo como o seu e pelo menos 10% dos leitores entenderem, eu posso morrer feliz.

  • Marcelo, é verdade, os comentários no Contraditorium em geral são excelentes, é raro aparecer alguma ostra, mas em compensação no Blog Popular… sai de baixo.

    O pior é que um monte de gente inteligente comenta lá também, mas são completamente sufocados.

  • Cara, começa a colocar no inicio dos seus posts

    "ATENÇÃO ESTE TEXTO CONTÉM IRONIAS, VERIFIQUE SE SEU CEREBRO ESTA EQUIPADO PARA CAPTAR-LAS"

  • Pingback: De Gustibus Non Est Disputandum()

  • Oi Cardoso,

    Incrível mesmo.

    E que saber uma grande ironia? Minha campanha.

    Eu achei que fosse ter uma reação diferente do que está tendo.

    Vai entender…

    Beijos!

  • AHahahhaha adorei a campanha. No melhor estilo "perguntar não ofende". Já estou participando, se outros 999.999 fizerem o mesmo, excelente ;)

  • É verdade… Esses visitantes que caem "de paraqueda" no site, acabam não pegando o espírito da coisa e criticam, de certa forma, duramente.

    Sei que muitos nem precisam "pegar o espírito" para perceber que estas afirmações são ironias, até porque seria extremamente hipócrita escrever algo a esse nível. Não é difícil perceber que trata-se de algo irônico.

    Lamentável ter que encarar esse tipo de comportamento imaturo nos comentários… Isso vai longe ainda…

  • É tem gente que realmente precisa daquele aviso que o Bacowise colocou, ou vc coloca no fim assim:

    "Não entendeu ? Clique aqui que eu desenho pra você!"

    Abs

  • Sabe aqueles avisos de SPOILER que o pessoal costuma colocar quando um texto contém alguma informação sobre finais de filmes ou seriados? Coloca um para avisar que o texto contém IRONIA.

    Lógico que perderia 95% da graça.

  • Eu já fiz isso uma vez, não adiantou puerrrra nenhuma.

  • Anna Luiza

    De fato você foi muitíssimo irônico. E essa irônia teve meio que uma pitada de humor negro. O que não acho de jeito nenhum errado, porque já que não se consegue consertar o Brasil sozinha, por que não fazer piadas [ou ironias] de seus absurdos? Acho que os camentaristas são pessoas revoltas e intolerantes com pessoas que tiram sarro das coisas ruins do Brasil. Provavelmente são pseudo-patriotas.

  • Imaginem como deve ser corrigir redação de vestibular!!!!

  • Pingback: Chá de Hortelã » Blog Archive »()

  • Cardoso, acompanho os comentários há algum tempo e fica evidente que a maioria não lê ou lê superficialmente os posts. Nesse caso específico, fica evidente o tom de ironia, mas a maioria dos comentáritas passam batidos.

    É, acho que não adianta chiar Cardoso. É sua sina. Escrever e torcer pra que entendam.

  • JOrge Wagner

    10 melhores blogs brasileiros:

    Contraditorium em 9º lugar

  • Mário

    Que coisa! Cara faz um botão, quando você colocar ironia, ele mostrará: Atenção! Ironia detectada.

  • Pingback: Contraditorium » Momento Jabá 2 - Contraditorium no Netvibes e entre os 10 melhores blo()

  • Luiz

    os comentários no Contraditorium em geral são excelentes, é raro aparecer alguma ostra, mas em compensação no Blog Popular… sai de baixo.

    O pior é que um monte de gente inteligente comenta lá também, mas são completamente sufocados.

    E no seu blog que fala a respeito dos e-mails falsos então? O pessoal acaha que aquilo é de tudo, menos um site que fala sobre e-mails fajutos. Creio que, no mínimo, 80% dos comentários são de ostras. E depois eles ficas bravos com o Ziraldo.