Homens Burros e Livros Ruins

Compartilhe este artigo!

Quando surgiu o fenômeno Harry Potter, o pessoal bateu palmas. “Agora essa criançada vai começar a ler”. Quando a Internet se popularizou, a grande esperança era que com isso a palavra escrita seria retomada, as pessoas escreveriam mais, pensariam mais, se tornariam humanos mais completos.

Agora com a venda de livros em máquinas automáticas no metrô do Rio, vi gente exaltando isso como se fosse a solução de todos os males.

Não é.

Livros são só… livros. Você pode ter livros excelentes, livros ruins, livros que passam sem deixar nenhuma mensagem, e um único livro não vai estimular a leitura. Um monte de gente que nunca abriu um livro na vida andou com o Código DaVinci no suvaco, e depois dele continuou sem abrir nenhum outro livro.

A molecada do Harry Potter, pelos comentários em meus posts relativos a ele, não aprendeu a escrever ainda, apesar de ler toneladas de livros. De Harry Potter.

Pois é. Não vejo um efeito de longo prazo, o famigerado Paulo Coelho, odiado por toda a Academia pouco fez para estimular a leitura de qualquer coisa que não seja seu próprio livro. (note: Não é uma crítica, ele é escritor, não MOBRAL)

Ler por si só não ajuda a desenvolver pensamento crítico, se tudo que você lê é lixo.

Vejamos, em maiores detalhes, a tal máquina de venda de livros:

\

Pois é. São clássicos que ninguém lê, manuais de Excel e ORKUT. Pelos Senhores de Kobol, o que leva uma criatura a comprar um livro de Orkut? O que GANHA uma criatura que lê um livro de Orkut?

Sério, se alguém precisa de um livro para usar o Orkut no mínimo precisa ser examinado por um botânico, ao invés de um médico, pois está mais no reino dos Vegetais Superiores do que no Animal.

Adiante, a segunda parte da máquina, repleta de mais lixo:

Esse é o destaque? Plantinhas e suquinhos e outros produtos da linha “espere sua doença ficar séria antes de chamar o médico”?

 Sinceramente não vejo essa máquina como mais que uma curiosidade. Leitura se estimula na escola e em casa, mas se professoras engessadas achando que Machado de Assis é o máximo para crianças saindo do pré-escolar, e pais que odeiam ler é tudo que as crianças terão pela frente, não vão aprender a gostar de ler nunca.

E não há máquina que conserte isso.



Compartilhe este artigo!